Criar mapas em árvore

Use mapas em árvore para exibir dados em retângulos aninhados. As dimensões servem para definir a estrutura do mapa em árvore, enquanto as medidas são usadas para definir o tamanho ou a cor dos retângulos individuais. Árvores em mapa são uma visualização de dados relativamente simples que podem fornecer informações em um formato visualmente atraente.

Os principais elementos de um mapa de árvore são:

Tipo de marca:

Automática ou quadrada

Cor:

Dimensão ou medida

Tamanho

Medida

Rótulo ou Detalhe:

Dimensõe(s)

Para criar um mapa em árvore que mostre totais de vendas agregados em várias categorias de produto, siga as etapas abaixo.

  1. Conecte-se à fonte de dados Sample - Superstore.

  2. Arraste a dimensão Subcategoria até Colunas.

    Um eixo horizontal é exibido, mostrando categorias de produto.

  3. Arraste a medida Vendas até Linhas.

    O Tableau agrega a medida como uma soma e cria um eixo vertical.

    O Tableau exibe um gráfico de barras, o tipo de gráfico padrão, quando existe uma dimensão na divisória Colunas e uma medida na divisória Linhas.

  4. Clique em Mostre-me na barra de ferramentas e selecione o tipo de gráfico mapa em árvore.

    O Tableau exibe o seguinte mapa em árvore:

    Neste mapa em árvore, o tamanho dos retângulos e suas cores são determinados pelo valor de Vendas: quanto maior for a soma de vendas para cada categoria, mais escura e maior será a caixa.

  5. Arraste a dimensão Modo de envio até Cor no cartão Marcas. Na exibição resultante, Modo de envio determinará a cor dos retângulos e os classificará em quatro áreas separadas, conforme a necessidade. Vendas determina o tamanho dos retângulos:

  6. Tente outra opção para modificar o mapa em árvore, clique no botão Desfazer para remover Modo de envio da exibição.

  7. Arraste a medida Lucro até Cor no cartão Marcas. Agora Lucro determina a cor dos retângulos e Vendas determina o tamanho deles:

Para mapas em árvore, Tamanho e Cor são elementos cruciais. Você pode colocar as medidas em Tamanho e Cor, porém colocar uma medida em qualquer outro local não tem efeito. Os mapas de árvore podem acomodar qualquer número de dimensões, incluindo uma ou até mesmo duas Cores. Além disso, adicionar dimensões apenas divide o mapa em um número ainda maior de pequenos retângulos. Para obter informações sobre como colocar duas dimensões em Cor em um mapa da árvore, consulte Exemplo – vários campos em Cor.

Verifique seu trabalho! Veja as etapas de 1 a 7 abaixo.

 

Agradecemos seu feedback!