Exemplo – vários campos em Cor

Se você soltar um campo em Cor e, em seguida, soltar um campo diferente em Cor, o segundo campo substituirá o primeiro. Entretanto, é possível ter vários campos em Cor dependendo do tipo de gráfico, como, por exemplo, mapas em árvore e gráficos de marcadores. Você pode usar um campo para definir a tonalidade e outro para mostrar as gradações dentro dessa tonalidade.

Siga estas etapas, usando a fonte de dados Sample - Superstore para criar um mapa em árvore com dois campos em Cor.

  1. Arraste Categoria e Subcategoria para Colunas.

  2. Arraste Vendas até Tamanho no cartão Marcas.

  3. Clique em Mostrar-me na barra de ferramentas e selecione Mapa em árvore.

    O Tableau move todos os campos para o cartão Marcas, colocando SUM(Sales) tanto em Tamanho e Cor, quanto em Categoria e Subcategoria no Rótulo:

  4. Clique no ícone Rótulo à esquerda de Categoria no cartão Marcas e selecione Cor:

    Categoria substitui SUM(Sales) em Cor. As marcas ainda são dimensionadas pela soma de Vendas, mas agora são coloridas por Categoria:

  5. Clique no ícone Rótulo à esquerda de Subcategoria no cartão Marcas e selecione Cor:

    O Tableau usa cores distintas e categóricas para o primeiro campo, Categoria, e uma gama de sombreamentos sequenciais para distinguir valores para o segundo campo, Subcategoria:

    O tamanho dos retângulos individuais ainda é determinado por Vendas, Categoria e Subcategoria.

    Os dois campos em Cor (Categoria e Subcategoria) estão relacionados dentro de uma hierarquia, de modo que, se você trocar suas posições no cartão de Marcas, mover Subcategoria para ficar acima de Categoria, o efeito será o mesmo que se você tivesse removido Categoria da exibição. O mapa em árvore muda para mostrar um retângulo colorido exclusivamente para cada Subcategoria:

    Quando os dois campos em Cor não estiverem relacionados dentro de uma hierarquia, você pode trocar a ordem dos campos no cartão Marcas para que o campo que tiver sido usado para cores categóricas tenha sido usado para sombreamentos sequenciais e vice-versa.

    Se você não estiver satisfeito com as cores que o Tableau escolheu, é possível trocá-las. Para abrir a caixa de diálogo Editar cores, siga uma das opções abaixo:

    • No Tableau Desktop, clique duas vezes na legenda de cores.

    • No Tableau Server ou Tableau Online, clique na seta suspensa no canto superior direito de cada legenda.

  6. Torne a exibição mais legível adicionando Categoria, Subcategoria e Vendas a um Rótulo. Os usuários podem passar o mouse para ver as dicas de ferramentas para qualquer retângulo que seja pequeno demais para exibir texto por padrão.

     

 

Agradecemos seu feedback!