Criar um gráfico de barras

Use os gráficos de barras para comparar dados entre categorias. Você cria um gráfico de barras colocando uma dimensão na divisória Linhas e uma medida na divisória Colunas, ou vice-versa.

Um gráfico de barras usa o tipo de marca de Barra. O Tableau seleciona este tipo de marca quando a exibição de dados corresponde a uma das duas disposições de campo mostradas abaixo. É possível adicionar outros campos a essas divisórias.

Para obter mais informações sobre o tipo de marca de Barra, consulte Marca de barra.

Observação: no final do procedimento existe uma etapa extra que pode ser realizada para exibir os totais na parte superior das barras.

Cria barras verticais Cria barras horizontais

Para criar um gráfico de barras que exiba o total das vendas em um período de quatro anos, siga estas etapas:

Etapa 1.

Conecte-se à fonte de dados Sample - Superstore.

Observação: no Tableau 2020.2 e versão posterior, o painel Dados não mostra mais Dimensões e Medidas como rótulos. Os campos são listados por tabela ou pasta.

Etapa 2:

Arraste a dimensão da Data do pedido até Colunas e arraste a medida Vendas até Linhas.

Observe que os dados são agregados por ano e os cabeçalhos de coluna são exibidos. A medida Vendas é agregada como uma soma e um eixo é criado, enquanto os cabeçalhos da coluna se movem para o fundo da exibição. O Tableau usa Linha como o tipo de marca por causa da dimensão de data adicionada.

Etapa 3:

No cartão Marcas, selecione Barra na lista suspensa.

A exibição muda para um gráfico de barras.

As marcas (que, neste caso, são barras) são verticais porque o eixo é vertical. O comprimento de cada marca representa a soma das vendas daquele ano. Os números apresentados aqui podem não corresponder aos números que você vê—os dados de amostra mudam de tempos em tempos.

Etapa 4:

Arraste a dimensão Modo de envio até Cor no cartão Marcas.

A exibição mostra como os modos de envio diferentes contribuíram para o total de vendas ao longo do tempo. As proporções aparentam consistentes ano após ano.

Etapa 5:

Arraste a dimensão Região até Linhas e solte-a à esquerda de Vendas para produzir vários eixos para vendas por região.

Etapa 6:

Para exibir os dados somente na região Oeste, você pode remover as outras regiões do filtro. Para isso, arraste a dimensão Região novamente, mas desta vez do painel Dados até a divisória Filtros.

Etapa 7:

Na caixa de diálogo Filtro [Região], desmarque as caixas de seleção Central, Leste e Sul , e clique em OK.

Esta exibição oferece informações sobre os seus dados, por exemplo, como o modo de envio foi alterado no Oeste durante o período de quatro anos.

    Verifique seu trabalho! Veja as etapas de 1 a 10 abaixo.

    Observação: no Tableau 2020.2 e versão posterior, o painel Dados não mostra mais Dimensões e Medidas como rótulos. Os campos são listados por tabela ou pasta.

    Um passo adiante: adicionar totais a barras empilhadas

    Às vezes, a adição de totais às partes superiores das barras em um gráfico é tão simples quanto clicar no ícone Mostrar rótulos de marcas na barra de ferramentas. No entanto, quando as barras estão divididas por cor ou tamanho, cada segmento individual é rotulado, em vez de mostrar o total da barra. Com algumas etapas, é possível adicionar um rótulo de total na parte superior de cada barra, mesmo quando elas são subdivididas, como na exibição que acabou de ser criada. No procedimento a seguir, você estará tecnicamente adicionando uma linha de referência. No entanto, ao configurar essa "linha", de certa forma, o resultado são os rótulos que deseja.

    1. Do painel Análise, arraste uma Linha de referência até a exibição e solte-a na Célula.

    2. Na caixa de diálogo Editar linha, faixa ou caixa, defina a agregação de SUM(Sales) para Soma, Rótulo para Valor e Linha, na Formatação, para Nenhum:

      Em seguida, clique em OK para fechar a caixa de diálogo Editar linha de referência, faixa ou caixa.

    Agora, a exibição tem os totais de moeda na parte superior de cada barra:

    Talvez seja necessário ajustar a exibição para que fique certa. Se as barras estiverem muito estreitas, os números aparecerão truncados; para corrigir isso, pressione Ctrl+seta para direita no teclado para alargar as barras. Ou se quiser centralizar os totais em cima das barras. Por padrão, eles são alinhados à esquerda. Faça o seguinte:

    1. Clique com o botão direito do mouse em qualquer dos totais no gráfico de barras e selecione Formatar.

    2. Na janela Formatar, na área Rótulo da linha de referência, abra o controle Alinhamento e selecione a opção Centro para o alinhamento Horizontal:

    Outros recursos

    Criar um gráfico de barras agrupado(O link abre em nova janela): um artigo da base de dados de conhecimento com vídeos inseridos que descreve como criar gráficos de barras agrupados, também conhecidos como gráficos de barras lado a lado.

     

Agradecemos seu feedback!