O que há de novo no Tableau Prep Builder

Consulte resumos de novos recursos para obter as versões compatíveis atualmente.

Observação: a partir da versão 2019.1.2, o Tableau Prep agora é chamado de Tableau Prep Builder.

Adicionado na versão 2020.3.3

Instalar e implantar Tableau Prep Builder

Recupere o fluxo automaticamente após um acidente

O Tableau Prep Builder salva o fluxo automaticamente em caso de acidente, assim como o Tableau Desktop. Da próxima vez que você abrir o aplicativo, uma caixa de diálogo será mostrada com uma lista dos fluxos recuperados para você selecionar. Você poderá abrir um fluxo recuperado e continuar de onde parou ou excluir o arquivo de fluxo recuperado se não precisar dele. Os fluxos recuperados são salvos na pasta Fluxos recuperados em Meu repositório do Tableau Prep. Esta caixa de diálogo será exibida toda vez que você abrir o Tableau Prep Builder, se houver fluxos de rascunho salvos na pasta Fluxos recuperados.

Esse recurso é habilitado por padrão, mas pode ser desativado por um administrador durante ou após a instalação.

Para obter mais informações, consulte Salvar um fluxo.

Criar e organizar seu fluxo

Integração mais rápida para novos usuários

Agora, quando você se conecta a uma fonte de dados e a arrasta para o espaço de trabalho, o Tableau Prep Builder mostra onde a próxima etapa de limpeza pode ser adicionada, mostrando uma etapa de Limpeza imaginária ao lado da etapa de Entrada. Basta clicar na etapa de Limpeza sugerida para que seja adicionada com apenas um clique, ajudando você a ver os detalhes dos dados para que possa começar a examinar e limpar os dados imediatamente.

Para obter mais informações, consulte Criar e organizar o fluxo.

Agrupar etapas

Use a nova opção Grupo ao organizar o fluxo para selecionar e recolher um conjunto de etapas conectadas em uma pasta. Com esse novo recurso, grandes fluxos complexos tornam-se mais fáceis de navegar, examinar e compartilhar com outras pessoas. Em vez de ter que entender um fluxo inteiro, outros usuários podem se concentrar apenas no grupo de etapa pertencente a eles.

Você pode alterar a cor do grupo, adicionar uma descrição, copiar e colar as etapas agrupadas em outras áreas do fluxo ou salvar as etapas agrupadas em um arquivo no servidor para reutilizá-las em outros fluxos.

Basta selecionar o conjunto de etapas que você deseja agrupar e selecionar Grupo no menu.

As etapas selecionadas são recolhidas em uma pasta que você pode nomear. Você pode adicionar mais etapas ao grupo ou remover etapas do grupo a qualquer momento; no entanto, apenas as etapas diretamente conectadas umas às outras com uma linha de fluxo podem ser incluídas no mesmo grupo. Clique nas setas duplas para expandir ou recolher o grupo a qualquer momento.

Para obter mais informações, consulte Criar e organizar o fluxo.

Limpar e formatar dados

Use um ano fiscal personalizado ao converter campos de data.

Se o ano fiscal não começar em janeiro, você poderá definir um mês personalizado e o Tableau Prep Builder usará esse mês inicial ao converter os valores de data ou a data e hora em uma parte diferente da data. Basta selecionar Converter datas > Ano fiscal personalizado no menu Mais opções do campo e definir o mês de início do ano fiscal personalizado e a parte da data em que você deseja converter os valores de campo em uma etapa fácil.

Para obter mais informações, consulte Aplicar operações de limpeza.

Configurar Rserve e TabPy globalmente no menu superior

Nas versões anteriores, quando você queria incluir uma etapa de script no fluxo, você precisava configurar as conexões para R ou TabPy em cada etapa de script de cada fluxo que as incluía. Agora, você pode configurar as configurações dessas extensões do Analytics uma vez, no menu superior Ajuda, assim como o Tableau Desktop, e a configuração pode ser aplicada a qualquer fluxo com o qual você trabalhe.

Basta selecionar Ajuda > Configurações e desempenho > Gerenciar conexão de extensões do Analytics e selecionar Rserve ou Tableau Python (TabPy) na lista suspensa e inserir as informações de conexão. Se você usar ambas as extensões do Analytics, poderá usar a mesma caixa de diálogo para inserir as informações de conexão de cada servidor.

Importante: ao abrir fluxos mais antigos no Tableau Prep Builder versão 2020.3.3 e posteriores que incluem etapas de script, você precisará reconfigurar as conexões do servidor usando essa nova caixa de diálogo.

Para obter mais informações sobre como usar Rserve e Tableau Python (TabPy) nos fluxos, consulte Usar scripts R e Python no fluxo.

Salvar e compartilhar seu trabalho

Salvar e reutilizar a configuração de atualização incremental

Agora, quando você configura as etapas de entrada e saída para atualização incremental, pode preservar e reutilizar essa configuração. É possível copiar e colar essas etapas ou guardá-las para serem reutilizadas mais tarde. Quando você as aplica ao novo fluxo, as informações de configuração de atualização incremental são preservadas e não é necessário realizar a configuração do zero novamente.

Para obter mais informações sobre como configurar e utilizar a atualização incremental, consulte Atualizar dados de fluxo usando a atualização incremental.

Adicionado na versão 2020.3.1

Salvar e compartilhar seu trabalho

Salvar dados de saída de fluxo em bancos de dados externos

Agora, você pode enviar seus resultados de fluxo completo ou incremental para os bancos de dados compatíveis e criar, substituir ou anexar os dados da tabela com seus dados de fluxo limpos e preparados. Tableau Prep Builder permite salvar dados de fluxo nos seguintes bancos de dados:

  • Amazon Redshift
  • Microsoft SQL Server
  • MySQL
  • Oracle
  • PostgreSQL
  • Snowflake
  • Teradata

Na sua etapa de saída, no menu suspenso Salvar saída em, selecione Tabela de banco de dados. Em seguida, selecione o banco de dados e a tabela onde deseja salvar sua saída de fluxo. Você também pode inserir um nome de tabela para criar uma nova tabela no banco de dados. Uma visualização de comparação de campo mostra o status correspondente entre os campos no fluxo e nos campos da sua tabela. Um campo de status mostra detalhes sobre campos incompatíveis.

Você também pode adicionar scripts de SQL que podem ser executados antes ou depois de os dados serem carregados na tabela do banco de dados. Você pode usar esses scripts para criar uma cópia dos dados da tabela antes de executar o fluxo, adicionar um índice, adicionar restrições de banco de dados à tabela do banco de dados e assim por diante.

Para obter mais informações sobre como salvar as saídas de fluxo em tabelas, consulte Salvar dados de saída de fluxo em bancos de dados externos (versão 2020.3.1 e posterior).

Os arquivos de extração de dados do Tableau (.tde) não são mais compatíveis

A partir da versão 2020.3.1, os arquivos de extração de dados do Tableau (.tde) não são mais compatíveis na saída de fluxo. Os fluxos que são publicados em uma versão do servidor 2020.3 e, posteriormente, que resultam em um formato de arquivo de extração de dados do Tableau (.tde) devem ser convertidos em um arquivo de extração hyper (.hyper). Caso contrário, ocorrerá falha na execução do fluxo. Os arquivos de extração de dados do Tableau (.tde) ainda são compatíveis na entrada de fluxo.

Para obter mais informações sobre como criar e publicar extrações de dados, consulte Criar e publicar extrações de dados e fontes de dados.

Ficou mais fácil criar um arquivo de credenciais .json para executar fluxos da linha de comando

Se você executar seus fluxos usando a linha de comando e conectar-se a ou enviar para um servidor ou banco de dados, poderá usar uma sintaxe mais simplificada ao criar seu arquivo de credencial .json. Em versões anteriores, você precisava especificar as matrizes separadas "inputConnection" e "outputConnection" com suas credenciais de conexão. A partir da versão 2020.3.1, você não precisa mais diferenciar entre "inputConnection" ou "outputConnection". Em vez disso, você só precisa inserir as credenciais para a conexão do servidor ou conexão de banco de dados uma vez usando as novas matrizes "tableauServerConnections" ou "databaseConenctions".

Os arquivos de credenciais .json antigos que usam as matrizes "inputConnection" e "outputConnection" continuarão compatíveis.

Para obter mais informações, consulte Atualizar arquivos de saída de fluxo a partir da linha de comando.

Adicionado na versão 2020.2.3

Conectar a dados

Use a autenticação OAuth ao se conectar a dados usando o Snowflake

Agora, quando você conecta a seus dados com o Snowflake, é possível usar qualquer um dos seguintes métodos de autenticação, assim como no Tableau Desktop:

  • Nome de usuário e senha

  • SAML IdP

  • OAuth

Para obter mais informações sobre como se conectar à fonte de dados usando esse conector, consulte Snowflake(Link opens in a new window) na ajuda do Tableau Desktop.

Adicionado na versão 2020.2.2

Conectar a dados

Conectar a dados usando o Tableau Server ou o Tableau Online

Em versões anteriores, você podia se conectar a fontes de dados publicadas armazenadas no Tableau Server ou no Tableau Online. Agora, se tiver o Data Management Add-on(Link opens in a new window) com o Tableau Catalog ativado, também pode procurar e se conectar a bancos de dados e tabelas armazenados no Tableau Server ou no Tableau Online.

Basta selecionar Tableau Server na nova seção Pesquisar dados do painel Conectar e entrar no servidor. A caixa de diálogo Pesquisar dados é aberta e você pode pesquisar e selecionar a partir de fontes de dados com curadoria.

Metadados adicionais, como uma descrição da fonte de dados, avisos de qualidade de dados e certificações ajudam você a encontrar a fonte de dados que está procurando sem sair do Tableau Prep Builder. Além disso, use a opção de filtro no canto superior direito para filtrar os resultados por tipo de conexão, avisos de qualidade de dados e certificações.

Se não tiver o Data Management Add-on com o Tableau Catalog ativado, apenas as fontes de dados publicadas serão mostradas e você não poderá visualizar os metadados.

Para obter mais informações sobre a conexão com os dados, consulte Conectar a fontes de dados publicadas (versão 2019.3.1 e posterior).

Conectar a dados usando o Alibaba MaxCompute

Se os dados forem armazenados em um data warehouse, agora é possível se conectar a essa fonte de dados usando o Alibaba MaxCompute. Para obter mais informações sobre como se conectar à fonte de dados usando esse conector, consulte Alibaba MaxCompute(Link opens in a new window) na ajuda do Tableau Desktop.

Adicionado na versão 2020.2.1

Conectar a dados

Conecte-se aos dados do Salesforce.com

O Tableau Prep Builder agora pode se conectar aos dados do Salesforce para que você possa limpá-los e prepará-los para análise no Tableau. O uso de SOQL personalizado e a criação de uma conexão padrão ainda não são compatíveis.

Para obter mais informações, consulte Conectar a dados do Salesforce (versão 2019.3.1 e posteriores).

Manter dados de fluxo atualizados

Processar apenas os dados mais recentes usando a atualização incremental

Se os dados de fluxo estão mudando constantemente, agora você pode economizar tempo e recursos usando atualização incremental para recuperar e processar apenas as linhas de dados mais recentes desde a última execução do fluxo. Basta configurar parâmetros de atualização incremental para o seu fluxo para dizer ao Tableau Prep Builder como detectar e recuperar as novas linhas com seus dados de entrada. Além disso, é possível configurar como deseja atualizar as tabelas de saída quando o fluxo for executado na etapa Saída.

As novas opções na etapa Saída permitem que você escolha anexar novos dados às tabelas existentes ou usar a funcionalidade existente do Tableau Prep Builder e substituir os dados da tabela pelos novos dados. Essa opção está disponível para tipos de atualização incremental e completa.

Configure e execute os fluxos em um cronograma usando o Tableau Prep Conductor ou execute fluxos individuais de forma incremental no Tableau Prep Builder ou por meio da interface da linha de comando.

Observação: é necessário o Tableau Server versão 2020.2 e posteriores (com o Tableau Prep Conductor ativado) para agendar fluxos usando atualização incremental.

Para obter mais informações sobre como configurar e executar fluxos usando a atualização incremental, consulte Atualizar dados de fluxo usando a atualização incremental.

Adicionado na versão 2020.1.4

Conectar a dados

Conecte-se aos dados com o Impala

Assim como o Tableau Desktop, agora você pode se conectar facilmente aos seus conjuntos de dados maiores usando o Impala.

Para obter mais informações sobre como se conectar à fonte de dados usando o Impala, consulte Impala(Link opens in a new window) na ajuda do Tableau Desktop.

Limpar e formatar dados

Converter valores de data em um único clique

Para facilitar ainda mais a limpeza de dados, o Tableau Prep Builder adicionou outro menu de limpeza rápido para datas. Se você precisar converter os valores de data para mostrar um DATEPART como ano, mês ou dia, pode selecionar uma das seguintes opções de menu no novo menu Converter datas em vez de escrever um cálculo de campo complexo.

Para obter mais informações sobre como aplicar as operações de limpeza aos dados, consulte Aplicar operações de limpeza.

Salvar e compartilhar seu trabalho

Mantenha-se conectado ao seu servidor

Você não precisa mais entrar no Tableau Server ou no Tableau Online sempre que abrir o Prep Builder. Agora, o Tableau Prep Builder lembra o nome do servidor e as informações de logon ao fechar o aplicativo para que, na próxima vez que abrir o aplicativo, já esteja conectado ao seu servidor.

Essa opção economiza tempo e o ajudará a se conectar facilmente para publicar fontes de dados ou inserir etapas de fluxo salvos, e se você precisar saber se um determinado recurso é compatível com a versão do servidor, os avisos de compatibilidade serão exibidos instantaneamente sem ter que entrar o servidor primeiro.

Para obter mais informações, consulte Publicar como uma fonte de dados.

Adicionado na versão 2020.1.3

Instalar e implantar Tableau Prep Builder

Suporte para gerenciamento de licenças baseadas em logon

O Gerenciamento de licenças baseadas em logon ajuda a gerenciar o licenciamento para usuários com funções Creator no Tableau Server e Tableau Online. Usuários com funções Explorer ou Viewer não podem usar este recurso. Se você estiver usando assinaturas baseadas em função com o Tableau Server or Tableau Online, poderá simplificar o gerenciamento de licenças usando o gerenciamento de licenças baseadas em logon para eliminar as chaves do produto separadas do Tableau Desktop e Tableau Prep Builder. Você só precisa gerenciar uma ou mais chaves de produto para Tableau Server no local, ou no caso de Tableau Online, você não precisa gerenciar chave do produto.

Conectar a dados

Passe parâmetros para sua fonte de dados usando SQL inicial

Agora você pode passar parâmetros para sua fonte de dados usando SQL inicial para fornecer mais detalhes sobre o aplicativo Tableau Prep, versão e nome de fluxo. O Tableau Prep Builder aceita os seguintes parâmetros:

  • TableauApp - Retorna o aplicativo usado para acessar sua fonte de dados - Prep Builder ou Prep Conductor.

  • TableauVersion- Retorna o número da versão do aplicativo. Para Tableau Prep Builder, ele retornará o número exato da versão, por exemplo, 2020.1.1. Para o Tableau Prep Conductor, ele retornará a versão principal do servidor onde o Tableau Prep Conductor está habilitado, por exemplo, 2020.1.

  • FlowName- Retorna o nome do arquivo .tfl.

Para obter mais informações sobre o uso de parâmetros ao se conectar à sua fonte de dados usando SQL inicial, consulte Inclua parâmetros em sua instrução SQL inicial (versão 2020.1.3 e posterior).

Limpar e formatar dados

Use os cálculos de Nível de Detalhe (LOD), Classificação e Número de Linhas para limpar seus dados

Se seus dados forem agregados em um nível diferente do que você precisa ou se você precisa realizar cálculos em um conjunto de linhas, agora pode usar o Nível de Detalhes (LOD) FIXED e os cálculos de função analítica RANK e ROW_NUMBER para criar os dados necessários em seu conjunto de dados.

Por exemplo, adicione um cálculo LOD FIXED para alterar a granularidade dos campos em sua tabela. Use a nova função analítica ROW_NUMBER () para encontrar rapidamente linhas duplicadas, ou use uma das novas funções RANK () para encontrar os principais valores N ou N inferior para uma seleção de linhas com dados semelhantes.

Se você quer uma experiência mais guiada ao construir esses tipos de expressões, pode usar o novo editor de cálculo visual.

Para obter mais informações sobre o uso desses campos calculados para limpar seus dados, consulte Criar nível de detalhes e cálculos de classificação.

Adicionado na versão 2020.1.1

Conectar a dados

Mapear entradas do fluxo de volta a sua conexão original

Se você usar várias entradas para criar os fluxos, nem sempre é fácil tentar encontrar as tabelas individuais ou fontes de dados usadas nas diferentes entradas quando precisa fazer atualizações ou trocar uma conexão. Para facilitar a localizar as entradas e tabelas de fluxo, adicionamos um novo recurso que destaca o conector e a tabela de uma entrada selecionada no painel Conexões.

Basta selecionar uma ou mais Etapas de entrada no painel Fluxo e o conector e as tabelas relacionados serão destacados no painel Conexões.

Para obter mais informações sobre como se conectar a dados para criar um fluxo, consulte Conectar a dados(Link opens in a new window).

Limpar e formatar dados

Interromper atualizações de dados para aumentar o desempenho

Sempre que você aplica operações de limpeza aos dados, o Tableau Prep Builder atualiza a exibição para que possa ver instantaneamente os resultados das alterações. Ao criar novos fluxos, esse feedback constante ajuda você a saber rapidamente quais etapas executar em seguida, mas às vezes aplicar essas alterações pode levar tempo. Para melhorar o desempenho e tornar a aplicação de alterações nos dados mais rápida, agora você pode interromper essas atualizações de dados constantes e aplicar as alterações em massa.

Basta selecionar o botão de Interromper atualizações de dados no menu superior e o Tableau Prep Builder interrompe as atualizações de dados e alterna a exibição do painel Perfil para a exibição em Lista para que você possa aplicar rapidamente as alterações.

Em vez de atualizar sua exibição a cada alteração, apenas os metadados de campo são mostrados. Ao terminar as alterações, se quiser ver os resultados em seus valores de campo, clique no botão Retomar atualizações de dados para voltar ao modo de atualização de dados padrão.

Observação: qualquer operação de limpeza que exija valores de dados para executar a tarefa será desativada enquanto as atualizações de dados são interrompidas.

Para obter mais informações sobre a interrupção de atualizações de dados para aplicar operações de limpeza em massa, consulte Interromper atualizações de dados para aumentar o desempenho.

Compatibilidade de versão com o Tableau Prep

Detectar e habilitar recursos incompatíveis

No Tableau Prep Builder versão 2019.3.1, adicionamos ícones de aviso e dicas de ferramentas para que você pudesse ver mais facilmente quais recursos eram incompatíveis com sua versão do Tableau Server, ao criar o fluxo, para ajudá-lo a tomar decisões informadas sobre quais recursos incluiria no fluxo, se planejasse publicá-lo e executá-lo em um cronograma

Nesta versão, adicionamos ainda mais transparência ao trabalhar com novos recursos que podem não ser compatíveis com a versão do servidor.

Agora, depois de entrar no servidor, o Tableau Prep Builder pode detectar quais recursos não são compatíveis com sua versão do Tableau Servere desativá-los. Isso elimina o trabalho de adivinhação de quais recursos você pode incluir se planeja publicar o fluxo e executá-lo em um cronograma.

Se você ainda quiser usar o recurso e executar os fluxos manualmente usando o Tableau Prep Builder ou na linha de comando, você pode ativar o recurso diretamente do menu. Basta clicar no botão Usar recursos, e esse recurso será aplicado ao fluxo e todos os recursos incompatíveis serão habilitados e disponibilizados para uso.

As opções de aviso introduzidas no Tableau Prep Builder versão 2019.3.1 ainda identificarão quais recursos são incompatíveis com o servidor para que possa encontrá-los e removê-los facilmente se quiser executar o fluxo usando um cronograma do Tableau Server.

Para obter mais informações sobre como trabalhar com recursos incompatíveis, consulte Compatibilidade de versão com o Tableau Prep.

Manter dados de fluxo atualizados

Adicionar ou incorporar credenciais para conectores de nuvem ao publicar o fluxo

Nas versões anteriores, se você quisesse publicar e agendar um fluxo que incluísse conectores de nuvem, precisaria configurar suas credenciais no Tableau Server ou no Tableau Onlineanteriormente. Caso contrário, o Tableau Prep Conductor não conseguiria detectar as credenciais e o fluxo não seria executado. Agora você pode adicionar e incorporar as credenciais para os conectores de nuvem diretamente da caixa de diálogo Publicar no Tableau Prep Builder em algumas etapas simples.

Basta entrar no servidor e selecionar Servidor > Publicar fluxo. Na caixa de diálogo Publicar fluxo, um novo texto de aviso é exibido, dizendo que você tem conexões de entrada que exigem autenticação. Clique no link Editar conexões na mensagem ou no Link de edição na seção Conexões e, em seguida, no menu suspenso Autenticação, selecione Adicionar credenciais.

Uma mensagem secundária confirma sua seleção. Clique em Continuar para acessar a página Configurações da conta no Tableau Server ou no Tableau Online e adicione as credenciais.

Ao terminar, retorne para o Tableau Prep Builder, clique em Concluído e suas novas credenciais serão incorporadas automaticamente ao fluxo.

Para obter mais informações sobre a adição de credenciais para conectores de nuvem durante a publicação, consulte Publicar um fluxo.

Adicionado na versão 2019.4.2

Conectar a dados

Conectar a mais dados com os novos conectores

Os novos conectores de dados a seguir foram adicionados a essa versão:

  • Alibaba AnalyticDB para MySQL
  • Alibaba Data Lake Analytics
  • Databricks
  • Kyvos
  • Qubole Presto

Para obter mais informações sobre como conectar-se aos seus dados usando esses conectores, consulte Conectores compatíveis(Link opens in a new window) na ajuda do Tableau Desktop e da Criação na Web. Para obter informações gerais sobre a conexão a dados para criar um fluxo, consulte Conectar a dados(Link opens in a new window).

Limpar e formatar dados

Dinamizar colunas para linhas ficou muito mais fácil

Se você precisar dinamizar seus dados de colunas para linhas, poderá selecionar manualmente os campos no painel Perfil para dinamizá-los ou Tableau Prep Builder pode recomendar os campos e criar a dinamização para você. Ambas as opções geram automaticamente sua etapa de dinamização para que você possa executar rapidamente quaisquer ações de dinamização adicionais, como renomear os campos dinamizados ou dinamizar os campos adicionais.

Para dinamizar colunas para linhas manualmente no painel Perfil, selecione os campos desejados, clique com o botão direito do mouse ou pressione Ctrl e clique (MacOS) e selecione Dinamizar colunas para linhas no menu para criar a nova etapa de dinamização e dinamizar os campos.

Se o Tableau Prep Builder detectar campos que podem ser dinamizados, será exibida uma opção de recomendação na barra de ferramentas do painel Perfil. Clique no ícone de lâmpada na barra de ferramentas e selecione a recomendação de dinamização. A recomendação mostra quais campos serão dinamizados. Clique em Aplicar para gerar a etapa de Dinamização e dinamizar os campos.

Para obter mais informações sobre a dinamização dos dados, consulte Dinamizar os dados. Para obter mais informações sobre como usar as recomendações para limpar os dados, consulte Aplicar operações de limpeza usando recomendações (versão 2018.3.2 e posterior).

Melhorias adicionais

Consulte o feedback de operações de longa duração

Para proporcionar mais visibilidade ao processar grandes conjuntos de dados ou fluxos, adicionamos um indicador de progresso na parte superior do painel Fluxo para fornecer atualizações de status conforme os dados são processados pelo Tableau Prep Builder. Agora, você pode ter mais visibilidade em relação ao que o Tableau Prep Builder está fazendo em segundo plano, para que não precise mais se perguntar se seus dados ainda estão sendo processados ou se ocorreu um problema.

Suporte para gerenciamento de licenças baseadas em logon

O Gerenciamento de licenças baseadas em logon ajuda a gerenciar o licenciamento para usuários com funções Creator no Tableau Server e Tableau Online. Usuários com funções Explorer ou Viewer não podem usar este recurso. Se você estiver usando assinaturas baseadas em função com o Tableau Server or Tableau Online, poderá simplificar o gerenciamento de licenças usando o gerenciamento de licenças baseadas em logon para eliminar as chaves do produto separadas do Tableau Desktop e Tableau Prep Builder. Você só precisa gerenciar uma ou mais chaves de produto para Tableau Server no local, ou no caso de Tableau Online, você não precisa gerenciar chave do produto.

Adicionado na versão 2019.4.1

Conectar a dados

Conectar a mais dados na nuvem

Os conectores de nuvem a seguir foram adicionados a essa versão:

  • Box
  • DropBox
  • Google Drive
  • OneDrive

Pode ser necessária uma configuração adicional para salvar suas credenciais para esses conectores se quiser publicar seus fluxos no Tableau Server ou Tableau Online. Para obter mais informações sobre a conexão a conectores de dados na nuvem, consulte Conectar a fontes de dados na nuvem.

Melhorias adicionais

Compartilhar dados de uso com o Tableau

O Tableau coleta dados que nos ajudam a aprender como nossos produtos estão sendo usados, para que possamos melhorar os recursos existentes e desenvolver novos. Todos os dados de uso são coletados e tratados de acordo com a Política de privacidade do Tableau(Link opens in a new window). No entanto, você pode optar por não participar.

A opção de desativação foi alterada. Por padrão, a coleta de dados de uso é habilitada. Se não quiser participar, marque a caixa de seleção Não enviar dados de uso do produto no instalador ou na caixa de diálogo Personalizar instalador (MacOS) ou no menu Ajuda após a instalação.

Para obter mais informações, consulte Desativar relatórios de uso(Link opens in a new window) no Guia de implantação do Tableau Desktop e do Tableau Prep.

Os drivers de banco de dados padrão não são mais instalados automaticamente no MacOS

Ao instalar o Tableau Prep Builder no Mac, somente o driver do banco de dados PostgreSQL é instalado automaticamente. Se precisar de outros drivers para conectar a seus dados, poderá instalá-los na página Download de drivers(Link opens in a new window).

Adicionado na versão 2019.3.2

Criar e organizar seu fluxo

Inserir etapas onde você as deseja com um clique

Em versões anteriores, você poderia inserir uma etapa de limpeza após uma etapa existente em um fluxo e o fluxo se estenderia para a direita, para dar espaço à nova etapa. Mas adicionar outros tipos de etapa após as etapas existentes resultou na criação de uma ramificação para o fluxo, que você teria que reconectar removendo e adicionando linhas de fluxo.

Nesta versão, adicionamos um novo menu de inserção que permite inserir qualquer tipo de etapa (mesmo as etapas copiadas) entre as etapas existentes apenas com um clique. Basta passar o mouse sobre a linha de fluxo onde você deseja inserir uma etapa e usar o novo menu Inserir para selecionar e inserir o tipo de etapa desejado, bem onde você deseja.

Observação: o item de menu Inserir etapa do menu Adicionar foi movido para este novo menu. Essa opção não está disponível para tipos de etapa de Entrada e Saída.

Para obter mais informações sobre como adicionar e inserir etapas em um fluxo, consulte Adicionar ou inserir etapas.

Revisar facilmente grandes fluxos com o navegador do fluxo

Ao trabalhar com grandes fluxos, pode ser difícil rolar a página para frente e para trás para encontrar e corrigir uma etapa ou alteração. A nova ferramenta de navegação de fluxo é mostrada no canto inferior direito do painel de fluxo. Esta ferramenta é uma imagem em miniatura de todo o seu fluxo. Você pode usá-la para ampliar e reduzir, clicar em partes da imagem para navegar diretamente para essa parte do seu fluxo, ajustar o tamanho do fluxo e muito mais. Se você não quiser mostrar a ferramenta, poderá minimizá-la ou restaurá-la em um único clique.

Para obter mais informações sobre como se conectar a dados e criar um fluxo, consulte Usar a ferramenta de navegação de fluxo.

Examinar e filtrar dados

Agrupar valores semelhantes usando as funções de dados personalizados

Na Tableau Prep Builderversão 2019.3.1, introduzimos a capacidade de criar suas próprias funções de dados personalizadas usando os valores de campo em seus conjuntos de dados. Nesta versão, agora você pode usar essas funções de dados personalizadas para agrupar valores em um campo com base na ortografia e pronúncia, para corrigir automaticamente valores inválidos por correspondência e substituí-los com o mais próximo válido.

Basta aplicar a função de dados personalizada ao campo, e os valores que não correspondem aos valores padrão são marcados com um ponto de exclamação vermelho.

Para corrigir os valores inválidos, você pode clicar no ícone de Recomendaçõesno campo para aplicar a recomendação para agrupar e substituir os valores inválidos por aqueles válidos, ou selecionar Agrupar e substituir > Ortografia ou Pronúncia + Ortografia no menu Mais opçõespara selecionar como você deseja corrigir seus valores inválidos.

Para obter mais informações sobre a criação e o uso de funções de dados, consulte Agrupar valores semelhantes por função de dados.

Limpar e formatar dados

Aplicar ações de limpeza em campos usando a nova exibição de lista

Atualmente, você pode aplicar operações de limpeza no painel de perfil, painel de resultados ou grade de dados. Mas o número de campos que você pode ver ao mesmo tempo é limitado pelo tamanho da tela. Para facilitar a digitalização de todos os seus campos e a tomada de ação, adicionamos uma nova exibição de lista que permite converter o painel de perfil ou o painel de resultados em uma lista. Depois de selecionar essa opção, esse estado de exibição persiste em todas as etapas do seu fluxo, mas você pode alterá-lo a qualquer momento.

Neste modo de exibição, você pode aplicar operações a vários campos, como Remover ou Manter apenas ou aplicar rapidamente operações de limpeza como Renomear campo ou campo duplicado. Você também pode aplicar outras operações de limpeza no menu Mais opções, mas as operações como Agrupar e substituir, Filtrar ou Dividir valoresretornarão ao painel Perfil ou à exibição do painel Resultados para concluir suas ações.

Para obter mais informações sobre como limpar campos na exibição de lista, consulte Selecionar sua exibição.

Aproveitar seu trabalho e o trabalho de outros com etapas reutilizáveis

Se você costuma executar as mesmas ações repetidas vezes com seus dados, pode selecionar uma ou mais etapas de fluxo e suas ações associadas, ou todo o fluxo, e salvá-lo para reutilização em outros fluxos que você criar e gerenciar. Você pode salvar suas etapas localmente ou publicá-las no Tableau Server ou no Tableau Online para compartilhá-las com outras pessoas.

Para criar etapas reutilizáveis, basta selecionar as etapas que deseja salvar, clicar com o botão direito do mouse e selecionar Salvar etapas como fluxoe selecionar se deseja salvar as etapas em seu arquivo local ou em um servidor. Uma marca de Etapas salvas é adicionada automaticamente ao publicar etapas de fluxo no servidor para facilitar a localizar as etapas de fluxo posteriormente.

Uma vez salvas, você pode abrir e inserir qualquer fluxo. Clique com o botão direito do mouse ou clique com a tecla Ctrl (MacOS) em qualquer lugar na tela do painel de fluxo e selecione Inserir fluxoou selecione Editar > Inserir fluxo no menu superior. Na caixa de diálogo Adicionar fluxo, você pode selecionar e inserir etapas de fluxo salvas de um arquivo ou servidor. A caixa de diálogo filtra automaticamente para mostrar todos os fluxos com a marca Etapas salvas, mas você pode alterar o filtro e inserir qualquer fluxo que tenha permissões para acessar.

O fluxo selecionado é adicionado ao painel de fluxo e, em seguida, você pode mover e conectar suas etapas onde as desejar no fluxo. Para obter mais informações sobre como criar e usar etapas de fluxo reutilizáveis, consulte Limpar e formatar dados.

Salvar e compartilhar seu trabalho

Desabilitar a caixa de diálogo de chaves para MacOS ao executar fluxos na linha de comando

Ao executar fluxos na linha de comando no MacOS, eliminamos a necessidade de um usuário inserir manualmente suas credenciais de chaves do MacOS sempre que o fluxo for executado.

Para obter mais informações, consulte a opção de comando Desabilitar validação SSL (MacOS) em Atualizar arquivos de saída de fluxo a partir da linha de comando.

Adição na versão 2019.3.1

Conectar a dados

Conectar a dados usando o Google BigQuery

Conecte-se a mais dados na nuvem usando o Google BigQuery. Como o Tableau Desktop, agora você pode se conectar a dados armazenados no Google BigQuery e publicar fluxos no Tableau Server e no Tableau Online, se as conexões do Google OAuth estão configuradas.

Observação: no momento, o Tableau Prep Builder não é compatível com os atributos de personalização do Google BigQuery. Além disso, os fluxos com conectores do Google BigQuery não podem ser executados na linha de comando. Em vez disso, execute o fluxo manualmente ou em uma agenda no Tableau Server ou Tableau Online.

Para obter mais informações sobre como se conectar ao Google BigQuery, consulte Google BigQuery(Link opens in a new window) na ajuda do Tableau Desktop. Para obter mais informações sobre como se conectar a dados, consulte Conectar a dados(Link opens in a new window).

Conectar a fontes de dados publicadas para entrada de fluxo

Se você gera uma fonte de dados publicada a partir do Tableau Desktop ou como a saída do Tableau Prep Builder e publicá-la no Tableau Server ou no Tableau Online, pode se conectar às fontes de dados publicadas e usá-las como uma fonte de dados de entrada para o fluxo.

Basta selecionar Tableau Server no painel Conectar e entrar no servidor ou site.

Depois de entrar, uma lista das fontes de dados disponíveis será exibida. Selecione a fonte de dados ou use a opção de pesquisa para localizar a fonte de dados e arraste-a para o painel de fluxo para iniciar o fluxo.

Observação: as fontes de dados publicadas que incluem filtros de usuário não são compatíveis no momento.

Para obter mais informações sobre como se conectar a dados e criar um fluxo, consulte Conectar a dados(Link opens in a new window).

Examinar e filtrar dados

Criar funções de dados personalizadas

Você pode usar funções de dados para identificar e validar valores de campo. Nas versões anteriores, o Tableau Prep Builder fornecia um conjunto de funções de dados padrão que você podia aplicar aos campos e identificar rapidamente os valores inválidos. Nesta versão, você pode criar suas próprias funções de dados personalizadas usando os valores de campo nos conjuntos de dados, depois publicá-las no Tableau Server ou no Tableau Online para usá-las no fluxo ou compartilhar as funções de dados com outras pessoas, a fim de facilitar a identificação e limpeza dos valores inválidos.

Basta selecionar o campo que deseja usar e selecionar Publicar como função de dados no menu Mais opções.

Depois que a função de dados personalizada foi publicada e você entrou no site ou servidor onde a função de dados personalizada será publicada, selecione-a na nova opção de menu Personalizado para aplicá-la aos campos.

É possível exibir e gerenciar as funções de dados personalizadas publicadas no Tableau Server e no Tableau Online. Você pode exibir todas as funções de dados personalizadas publicadas no site ou servidor, movê-las para um projeto diferente, alterar permissões ou exclui-las.

Para obter mais informações sobre como criar e usar funções de dados personalizadas, consulte Criar funções de dados personalizadas (versão 2019.3.1 e posterior)(Link opens in a new window).

Limpar e formatar dados

Usar scripts R e Python no fluxo

Agora você pode usar scripts R e Python para executar operações de limpeza mais complexas ou incorporar dados de modelagem preditiva no fluxo. Os dados são transmitidos do fluxo como entrada por meio da etapa de script R ou Python, usando Rserve ou TabPy, e depois devolvidos como dados de saída, que você pode continuar limpando com os recursos e as funções no Tableau Prep Builder.

Para obter mais informações sobre como incluir scripts no fluxo, consulte Usar scripts R e Python no fluxo(Link opens in a new window).

Salvar e compartilhar seu trabalho

Identificar recursos incompatíveis à medida que o fluxo é criado

O Tableau Prep Builder libera novas versões todos os meses. Se novos recursos ou conectores forem introduzidos em uma nova versão e você publicar o fluxo em uma versão mais antiga do Tableau Server ou do Tableau Online, talvez ocorra um problema de compatibilidade. Atualmente, você pode ver se possui recursos incompatíveis ao publicar o fluxo, mas nesse momento o fluxo já foi criado; portanto, voltar para remover os recursos incompatíveis pode demorar.

Nesta versão, os alertas de compatibilidade são mais transparentes. Agora você pode ver os recursos incompatíveis à medida que o fluxo é criado, portanto, é possível tomar decisões informadas sobre os recursos incluídos no momento.

Basta entrar no Tableau Server e, em seguida, criar o fluxo. Alertas serão exibidos se você escolher um recurso que não é compatível com a sua versão do Tableau Server. Clique em Alertas no canto superior direito da tela para exibir todos os alertas e erros ou passe o mouse sobre o alerta na etapa ou anotação no painel de fluxo para exibir os detalhes do alerta.

Clique no link Exibir no fluxo para navegar rapidamente até a etapa, a anotação, o campo ou a alteração à qual o aviso está associado. A etapa, o campo e a alteração são marcados com um ícone de alerta e são destacados para que você possa localizar e resolver rapidamente o problema e continuar com o fluxo.

Para obter mais informações sobre a solução de problemas de compatibilidade, consulte Compatibilidade de versão com o Tableau Prep(Link opens in a new window).

Manter dados de fluxo atualizados

O Complemento de gerenciamento de dados do Tableau inclui o Tableau Prep Conductor

O Tableau Prep Conductor está incluso no Complemento de gerenciamento de dados licenciado separadamente para o Tableau Server ou para o Tableau Online. Para obter mais informações, consulte Licenciamento do Tableau Prep Conductor.

Publicar fluxos no Tableau Online

Agora você pode publicar os fluxos no Tableau Server ou no Tableau Online e executá-los em uma agenda para manter os dados atualizados. O Tableau Online não oferece suporte a conexões diretas com fontes de dados locais. Se você publicar um fluxo no Tableau Online que é conectado a uma fonte de dados local, poderá editar a conexão para converter automaticamente a conexão em uma fonte de dados publicada.

Para obter mais informações sobre como publicar fluxos no Tableau Online, consulte Publicar um fluxo no Tableau Server ou Tableau Online(Link opens in a new window).

Melhorias adicionais

Tableau Prep Builder agora em italiano

Agora você pode configurar a interface do usuário (menus, mensagens etc.) em um dos 11 idiomas diferentes. Para obter mais informações sobre como configurar o idioma de exibição, consulte Definir o idioma de exibição(Link opens in a new window) no guia de implantação do Tableau Desktop e do Tableau Prep Builder

Adicionado na versão 2019.2.3

Examinar e filtrar dados

Selecionar valores específicos para filtrar

Com o novo filtro Valores selecionados, é possível escolher os valores que deseja manter ou excluir de um campo, mesmo valores que não estão em sua amostra. No painel Perfil ou Resultados ou na grade de dados, clique no botão Mais opções e selecione Filtrar > Valores selecionados.

Esse novo indicador visual permite selecionar os valores que deseja manter ou excluir e mostra visualmente o que você selecionou. Se você estiver trabalhando com uma amostra dos dados e quiser incluir ou excluir valores que não estão na amostra com a qual está trabalhando, basta adicionar os valores necessários e Tableau Prep Builder aplicar a opção de manter ou excluir a esses novos valores.

Para obter mais informações sobre como filtrar valores de campo, consulte Examinar os dados(Link opens in a new window).

Duplicar campos em um clique

Nas versões anteriores se você quisesse testar as operações de limpeza em um campo, mas não quisesse alterar os dados originais, era preciso escrever um cálculo para duplicar o campo. Agora você pode duplicar facilmente seus campos com um clique. Selecione o campo que deseja duplicar e, no menu Mais opções, selecione Duplicar campo.

Um novo campo é criado e colocado na extremidade esquerda do painel Perfil, grade de dados ou painel Resultados com o mesmo nome e um modificador. Por exemplo, "Data de envio -1".

Para obter mais informações sobre como duplicar campos e outras opções de limpeza, consulte Limpar e formatar dados(Link opens in a new window)Aplicar operações de limpeza(Link opens in a new window)

Limpar e formatar dados

Corrigir valores de função de dados inválidos com correspondência difusa e recomendações de limpeza

Use as funções de dados para identificar rapidamente valores de campo que não são válidos. Depois de atribuir a função de dados, você poderá usar um dos dois algoritmos de correspondência difusa; Ortografia e Ortografia + Pronúncia para agrupar rapidamente e corresponder valores inválidos da função de dados a valores padronizados semelhantes para essa função de dados.

Além de sugerir funções de dados para seus campos. Agora, o Tableau Prep Builder também sugere como corrigir automaticamente os valores inválidos para os campos atribuídos a uma função de dados usando os algoritmos de Ortografia e Ortografia + Pronúncia. Se uma correção sugerida for detectada, um ícone de lâmpada aparecerá no cartão Perfil. Clique no ícone e aplique a alteração sugerida para agrupar automaticamente e substituir valores inválidos por valores padronizados semelhantes dessa função de dados.

Esse recurso está disponível somente para as fontes de dados a seguir:

  • Aeroporto
  • Cidade
  • País/Região
  • Condado
  • Estado/Província

Para obter mais informações sobre como aplicar funções de dados aos seus campos e usar agrupar e substituir para corrigir valores inválidos para funções de dados, consulte Usar funções de dados para validar seus dados(Link opens in a new window).

Adicionado na versão 2019.2.2

Conectar a dados

Conectar a mais dados com o conector Outros bancos de dados (ODBC)

Se você precisar se conectar a fontes de dados que não estão listadas no painel Conexões, poderá se conectar a qualquer fonte de dados usando o conector Outros Bancos de Dados (ODBC) que ofereça suporte ao padrão SQL e implemente a API ODBC. A conexão a dados usando o conector Outros bancos de dados (ODBC) funciona de forma semelhante a como você pode usá-lo no Tableau Desktop; no entanto há algumas diferenças:

  • Você só pode se conectar usando a opção DSN (nome da fonte de dados ).
  • Para publicar e executar seu fluxo no Tableau Server, o servidor deve ser configurado usando um DSN correspondente.
  • Há uma única experiência de conexão para Windows e MacOS. Não há suporte para a solicitação de atributos de conexão para drivers ODBC (Windows).
  • Somente drivers de 64 bits são compatíveis com o Tableau Prep Builder.

Para obter mais informações sobre como se conectar a dados usando o conector Outros bancos de dados (ODBC), consulte Conectar a dados(Link opens in a new window).

Especificar um comando SQL inicial ao conectar-se aos seus dados

Agora, você pode especificar um comando SQL inicial ao se conectar a bancos de dados que dão suporte a ele, que serão executado quando for feita uma conexão no banco de dados. Por exemplo, ao se conectar ao Amazon Redshift, você pode inserir uma instrução SQL para aplicar um filtro ao se conectar ao banco de dados como na adição de filtros na etapa de entrada. O comando SQL será aplicado antes que os dados sejam amostrados e carregados no Tableau Prep Builder.

Se você alterar o comando SQL inicial e atualizar a etapa de entrada, o comando SQL inicial será executado novamente e a etapa de entrada será atualizada. Quando você executa o fluxo, o comando SQL inicial é executado antes de processar todos os dados e se você agenda fluxos no Tableau Server, o SQL inicial é executado sempre como parte da experiência de carregamento de dados.

Para obter mais informações, consulte Conectar a dados(Link opens in a new window).

Observação: os parâmetros ainda não são compatíveis para o SQL inicial no Tableau Prep Builder.

Examinar e filtrar dados

Manter apenas os campos necessários ao limpar seus dados

Nas versões anteriores, você pode remover campos indesejados na etapa de entrada desmarcando as caixas de seleção após conectar-se aos dados; em uma etapa de limpeza ou ação você pode selecionar um ou mais campos e simplesmente clicar com o botão direito do mouse para removê-los. Agora, você pode selecionar um ou mais campos no painel Perfil ou na grade de dados e clicar com o botão direito do mouse para manter somente os campos selecionados e todos os outros campos são removidos.

Para obter mais informações, consulte Manter ou remover campos(Link opens in a new window).

Limpar e formatar dados

Reorganizar etapas do fluxo

Você já criou um grande fluxo complicado, mas o layout padrão que o Tableau Prep Builder usa o torna seu fluxo difícil de seguir? Agora, você pode selecionar e movimentar suas etapas na tela para organizar seu fluxo de forma a fazer sentido. Por exemplo, você pode corrigir linhas de fluxo cruzadas, movimentar as etapas do fluxo para limpar espaço em branco extra ou reorganizar as etapas do fluxo para mostrar uma sequência clara de eventos.

O fluxo a seguir é confuso e difícil de seguir:

Usando esse novo recurso, você pode selecionar uma ou mais etapas no fluxo e arrastá-los para cima, para baixo, para a esquerda ou para a direita e soltar exatamente onde deseja.

Observação: são aplicáveis algumas restrições e as etapas de fluxo não podem ser movidas para uma posição que interrompa o fluxo do processo da direita para a esquerda. Ao arrastar as etapas do fluxo para um local permitido, é exibida uma caixa laranja. Se o local não for permitido, nenhuma caixa laranja será exibida e as etapas retornarão ao local original quando você tentar soltá-las.

Para obter mais informações, consulte Criar e organizar o fluxo(Link opens in a new window).

Adicionado na versão 2019.2.1

Conectar a dados

Conectar a mais dados com os novos conectores de banco de dados

Adicionamos mais conectores para ajudá-lo a se conectar e limpar seus dados. Agora você pode se conectar aos dados armazenados nos seguintes bancos de dados:

  • Amazon Athena
  • Outros bancos de dados (JDBC)

Para obter mais informações sobre a conexão com conectores específicos, consulte os Conectores compatíveis(Link opens in a new window) da ajuda do Tableau Desktop e da Criação na Web. Para obter mais informações sobre como se conectar a dados para criar um fluxo, consulte Conectar a dados(Link opens in a new window).

Manter dados de fluxo atualizados

Exibir locais de lista de arquivos seguros ao publicar um fluxo

Publique um fluxo no Tableau Server para executá-los automaticamente em uma agenda e atualize a entrada ou saída do fluxo usando o Tableau Prep Conductor. Se o fluxo incluir etapas de entrada ou saída com conexões a um compartilhamento de rede, o administrador do sistema deverá incluir os locais de arquivo à lista de permissões da organização antecipadamente, caso contrário, ao tentar executar o fluxo no Tableau Server, ele falhará.

No Tableau Prep Builder versão 2019.2.1 e posterior, se você publicar um fluxo que inclui etapas de entrada ou saída com conexões a um compartilhamento de rede, será notificado no momento da publicação se os arquivos precisarem ser incluídos na lista de permissões da organização. Para ver os locais da lista de permissões, basta clicar no link da mensagem de aviso e mover os arquivos para um dos locais mostrados.

Para obter mais informações sobre como publicar fluxos, consulte Publicar um fluxo no Tableau Server ou Tableau Online(Link opens in a new window). Para obter mais informações sobre como adicionar locais de arquivo à lista de permissões da sua organização, consulte Etapa 4: Lista de permissões para locais de entrada e saída(Link opens in a new window).

Outros aprimoramentos

Selecione de 10 idiomas diferentes para a interface de usuário

O Tableau adicionou dois idiomas adicionais que você pode escolher para configurar sua interface do usuário (menus, mensagens etc.):

  • en_GB (inglês britânico)

  • zh_TW (chinês tradicional)

Para obter mais informações sobre como configurar o idioma de exibição, consulte Definir o idioma de exibição(Link opens in a new window) no guia de implantação do Tableau Desktop e do Tableau Prep Builder.

Encontrar rapidamente seu fluxo no Tableau Server com exibições de miniatura de fluxo

Ao publicar seus fluxos no Tableau Server, agora você pode alternar para a exibição em miniatura e exibir uma representação gráfica do layout do fluxo para ajudá-lo a localizar rapidamente o fluxo.

Adicionado na versão 2019.1.4

Conectar a dados

Conectar a mais dados com os novos conectores de banco de dados

Adicionamos ainda mais conectores para ajudá-lo a se conectar e limpar seus dados. Agora você pode se conectar aos dados armazenados nos seguintes bancos de dados:

  • SAP HANA
  • Azure SQL Data Warehouse
  • MariaDB

Observação: ao conectar os dados usando o SAP HANA, não há suporte para a solicitação de variáveis e parâmetros ao abrir um fluxo e para o uso de SQL inicial para consultar a conexão.

Para obter informações sobre a conexão com conectores específicos, consulte os detalhes de conexão na seção Conectores compatíveis(Link opens in a new window) da ajuda do Tableau Desktop e da Criação na Web. Para obter mais informações sobre como se conectar a dados para criar um fluxo, consulte Conectar a dados(Link opens in a new window).

Limpar e formatar dados

Agrupar valores semelhantes em um campo por função de dados

Na Tableau Prep Builder versão 2018.2.3, introduzimos funções de dados para ajudar a padronizar valores de campo e localizar rapidamente os valores que não eram válidos. Agora, se você atribuir uma função de dados aos campos, poderá usá-la para correspondência, além de agrupar valores com o valor padrão definido por ela. Basta atribuir uma função de dados ao campo e, em seguida, selecionar Correspondências de função de dados no menu Agrupar e substituir. Essa nova opção corresponde os valores inválidos ao valor válido mais semelhante com base na ortografia e na pronúncia.

Por exemplo, se você tiver um campo que lista países/regiões como Saint Martin e Saint Maarten e atribuir a função de dados País/Região ao campo, será possível agrupar os campos usando a nova opção de Correspondências de função de dados e mapear esses valores usando o valor padronizado de função de dados "Saint-Martin”. Se a ortografia padronizada do valor não existir no conjunto de dados, o Tableau Prep Builder vai adicioná-la automaticamente ao grupo e agrupará os valores correspondentes usando esse valor padrão.

Esse recurso se aplica às seguintes funções de dados e, atualmente, é compatível somente com o inglês dos Estados Unidos.

  • Aeroporto
  • Cidade
  • País/Região
  • Condado
  • Estado/Província

Para obter mais informações sobre como atribuir funções de dados ao um campo ou usar as funções de dados substituir aos valores de grupo, consulte Usar funções de dados para validar seus dados(Link opens in a new window).

Ajustar os resultados ao agrupar valores de campo

Ao usar a opção de limpeza Agrupar e substituir para agrupar valores semelhantes por Ortografia ou Pronúncia, agora é possível usar um controle deslizante simples no campo para ajustar o quão rigorosos são os parâmetros de agrupamento, proporcionando mais controle sobre os resultados.

Escolha entre cinco configurações de limite para controlar o número de valores incluídos em um grupo e o número de grupos que são criados.

Para obter mais informações sobre o agrupamento de campos usando a correspondência parcial, consulte Editar valores de campo(Link opens in a new window).

Adicionado na versão 2019.1.3

Conectar a dados

Una rapidamente seus dados com base em relações de tabela

Quando você se conecta a bancos de dados que incluem tabelas com relações de tabelas definidas, como Vertica ou Microsoft SQL Server, o Tableau Prep Builder agora pode detectar e mostrar essas informações.

Por exemplo, agora você pode ver quais campos em uma tabela são identificadores exclusivos e quais campos são campos relacionados (chave estrangeira), bem como as tabelas relacionadas para esses campos.

Uma nova coluna chamada Chaves vinculadas mostra o painel Entrada com um ícone ao lado dos campos que são identificadores exclusivos, campos relacionados ou uma combinação de ambos.

No campo Chaves vinculadas , clique em um campo de combinação ou campo relacionado para exibir tabelas relacionadas e, em um clique, adicione a tabela relacionada ao fluxo ou crie uma união.

Ao criar uma união, o Tableau Prep Builder usa a relação de campo definida para unir suas tabelas e mostra uma visualização dos campos que definem a cláusula de união. Lá, você pode clicar na nova etapa Unir para limpar e editar suas condições de união conforme necessário.

Para tabelas que contêm campos relacionados, também pode-se ver uma lista de todas as tabelas relacionadas e criar uma união a partir do menu no painel Fluxo. Na opção de menu Adicionar união , selecione a tabela na lista e o Tableau Prep Builder criará a união com base nos campos que compõem a relação entre as duas tabelas.

Esse recurso está disponível para qualquer conector de banco de dados compatível que contenha relações de tabela definidas. Para obter mais informações sobre como usar Chaves vinculadas para adicionar ou ingressar em tabelas, consulte Unir colunas de dados na etapa de entrada (versão 2019.1.3 e posterior)(Link opens in a new window).

Limpar e formatar dados

Ver todas as recomendações de limpeza na barra de ferramentas

Se o Tableau Prep Builder detectar e fornecer recomendações de limpeza para seus campos, um ícone de lâmpada é exibido no cartão Perfil do campo. Agora você pode ver todas as recomendações de limpeza referentes a qualquer campo na barra de ferramentas em uma etapa selecionada em uma lista conveniente.

Clique em um item na lista e o Tableau Prep Builder o levará para o campo onde você pode aplicar a alteração sugerida. Para obter mais informações sobre a limpeza de recomendações, consulte Aplicar operações de limpeza usando recomendações (versão 2018.3.2 e posterior)(Link opens in a new window).

Observação: essa opção não está disponível para os tipos de etapa União, Entrada ou Saída.

Outros aprimoramentos

Encontrar alterações específicas no fluxo

Agora você pode localizar rapidamente alterações específicas feitas em um fluxo, clicando no ícone de alteração em uma etapa no painel Fluxo ou em um cartão de perfil no painel Perfil ou Resultados. Clique no ícone que representa a alteração que você está procurando e selecione a anotação na lista de alterações. A alteração é realçada no painel Alterações, no painel Perfil ou Resultados e na grade de dados, se aplicável.

Para obter mais informações sobre como ver suas alterações, consulte Visualizar suas alterações(Link opens in a new window).

Gerenciar fluxos visualizados recentemente na Página inicial

Quando você salva um fluxo e fecha o Tableau Prep Builder, uma miniatura do fluxo é salva na sua Página inicial para que você possa localizar rapidamente os fluxos mais usados. Mas como uma estrela de rock de preparação de dados, sua página inicial pode ficar lotada! Para ajudá-lo a localizar rapidamente o fluxo de que precisa e reduzir a bagunça quando terminar de trabalhar com um fluxo, adicionamos alguns novos recursos à Página inicial.

  • Os gráficos aprimorados na miniatura do fluxo representam com mais precisão o layout do fluxo para ajudá-lo a identificar o fluxo rapidamente.

  • Se o gráfico não fornecer informações suficientes, passe o mouse sobre uma miniatura de fluxo para exibir instantaneamente os detalhes de entrada e de saída do fluxo, bem como quando ele foi aberto pela última vez.

  • Para reduzir a aglomeração, remova fluxos visualizados recentemente da página inicial dos quais você não precisa mais. Essa opção remove o fluxo da exibição Fluxos recentes somente e não excluirá o fluxo.

Adicionado na versão 2019.1.2

Manter dados de fluxo atualizados

Agendar fluxos para serem executados automaticamente no Tableau Server

Adicione o novo Complemento de Gerenciamento de Dados à versão 2019.1 do Tableau Server e, posteriormente, use o Tableau Prep Conductor para agendar e gerenciar as execuções de fluxo. Publique um fluxo no Tableau Server e agende as tarefas para executar o fluxo e atualizar automaticamente suas entradas e saídas de fluxo. Use as opções de erro e alerta e as exibições administrativas para monitorar e gerenciar a integridade do processamento do fluxo.

Para obter mais informações, consulte Manter dados de fluxo atualizados(Link opens in a new window).

Design de Ajuda

Atualizações foram feitas para ajudar a acessar nosso conteúdo, incluindo um novo menu à direita para digitalizar rapidamente e selecionar diferentes tópicos na página.

Adicionado na versão 2019.1.1

Limpar e formatar dados

Dinamizar linhas para colunas

Caso trabalhe com dados em uma tabela cruzada ou planilha, talvez eles não estejam no formato necessário para analisá-los com facilidade no Tableau. Às vezes, os dados podem ter muitas colunas que precisam ser convertidas em linhas, ou você pode ter menos colunas, mas os valores de dados representam vários pontos.

Para facilitar ainda mais o ajuste de dados, agora é possível escolher a opção de dinamização ideal para você. Em uma etapa dinâmica, agora é possível selecionar uma das seguintes opções:

  • Colunas para linhas: arraste um ou mais campos para o painel Campos dinamizados para dinamizar colunas para linhas.

  • Linhas para colunas: arraste um campo para os Campos dinamizados para criar novas colunas usando os valores de campo, em seguida, arraste-os para o campo para preencher essas colunas e escolha como deseja agregá-los.

Para obter mais informações, consulte Dinamizar os dados(Link opens in a new window).

Usar a pesquisa curinga para dinamizar campos

Se tiver um conjunto de dados com um grande número de campos ou se os campos forem adicionados ou removidos com frequência ao longo do tempo, use uma pesquisa curinga ao dinamizar colunas para linhas, assim os dados serão dinamizados instantaneamente com base em uma correspondência de padrão curinga. Caso sejam adicionados ou removidos novos campos que correspondam ao padrão, o Tableau Prep Builder detectará a alteração do esquema quando o fluxo for executado e os resultados da dinamização serão atualizados automaticamente.

Para usar a pesquisa curinga para dinamizar os dados, adicione uma etapa de dinamização e clique no link Clique aqui para criar uma dinamização curinga para abrir o campo de pesquisa curinga. Insira um padrão de pesquisa curinga para encontrar campos com nomes que correspondam aos valores inseridos. Clique no botão Pesquisar opções... para selecionar se deseja incluir campos que contenham, iniciem ou terminem com o padrão inserido.

Clique em Enter para aplicar o padrão e o Tableau Prep Builder dinamizará automaticamente os campos.

Para obter mais informações, consulte Dinamizar os dados(Link opens in a new window).

Usar descrições para adicionar contexto às alterações

Adicione descrições a qualquer alteração no painel Alterações para incluir um contexto às suas operações de limpeza. Abra o painel Alterações, clique com o botão direito do mouse ou Ctrl+clique (Mac) em uma alteração na lista e selecione Adicionar descrição. Em seguida, digite uma descrição no campo de texto exibido.

A descrição é exibida abaixo do texto gerado para a alteração com um ícone de comentário .

Para obter mais informações, consulte Adicionar descrições a etapas de fluxo e ações de limpeza(Link opens in a new window).

Usar as recomendações de limpeza para dividir rapidamente os dados em arquivos de texto de largura fixa

Nas versões anteriores, se você trabalhasse com dados armazenados em arquivos de texto de largura fixa, com cadeias de caracteres de valores de dados em uma única coluna restrita por um limite de caracteres fixo, talvez fosse necessário executar uma pré-limpeza no arquivo ou usar cálculos complexos para separar os valores em colunas diferentes.

Agora, ao conectar-se a esse tipo de fonte de dados, o recurso de recomendações de limpeza detecta esses tipos de colunas e sugere opções de divisão. Basta conectar-se à sua fonte de dados e adicionar uma etapa de limpeza. No painel Perfil, clique no ícone de recomendação no cartão Perfil.

Clique em Aplicar para dividir os campos, em seguida, verifique os resultados e limpe ou renomeie cada novo campo, conforme necessário.

Para obter mais informações, consulte Aplicar operações de limpeza usando recomendações (versão 2018.3.2 e posterior)(Link opens in a new window).

Adicionado na versão 2018.3.3

Conectar a dados

Atualizar uniões de entrada automaticamente quando novos arquivos são adicionados

Se você usar um padrão curinga para localizar e unir arquivos do Microsoft Excel ou de texto (.csv) na etapa de entrada, os novos arquivos que são adicionados a mesma pasta que corresponde ao padrão serão incluídos automaticamente à união de linhas na próxima vez que abrir o fluxo ou executá-lo a partir da linha de comando.

Observação: arquivos de fluxo empacotados (.tflx) não coletarão novos arquivos automaticamente pois os arquivos já estão empacotados com o fluxo. Para incluir novos arquivos, abra o arquivo de fluxo (.tfl) para coletar novos arquivos e empacotar novamente o fluxo para incluir os dados do arquivo novo.

Para obter mais informações sobre como usar uma união de arquivos na etapa de entrada, consulte Unir arquivos e tabelas de banco de dada na etapa de entrada(Link opens in a new window).

Limpar e formatar dados

Reutilizar operações de limpeza

Ao limpar seus dados, geralmente você executa as mesmas operações ou ações de limpeza diversas vezes em seu fluxo. Para tornar a limpeza e a formatação de dados mais eficiente, adicionamos a capacidade de copiar e colar essas operações ou ações em todo o fluxo, para que possa executar uma operação ou ação de limpeza uma vez e, posteriormente, usar novamente aonde precisar.

  • Copie uma ou mais etapas para usá-las em outra área do fluxo. Esta opção não está disponível para etapas de entrada que incluem uma união curinga.

  • Copie uma operação do painel Alterações em uma etapa e cole-a no painel Alterações de outra etapa para aplicar a mesma operação nela.

  • Arraste e solte uma operação do painel Alterações em um campo do painel Perfil para aplicá-la em outro campo. Além disso, é possível copiar uma operação do painel Alterações e arrastar e soltá-la em outros campos da etapa para aplicá-la a vários campos. Essa opção não está disponível para operações que afetam vários campos, como campos calculados.

Para obter mais informações, consulte Limpar e formatar dados(Link opens in a new window).

Remover espaço em branco adicional

Adicionamos duas novas operações de limpeza para ajudar a remover espaços em branco adicionais em seus valores de campo:

  • Remover espaços adicionais: use esta opção com valores de campos de texto para remover espaços à esquerda ou à direita ou para substituir espaços entre caracteres com um único espaço.

  • Remover todos os espaços: use esta opção para remover todos os espaços em branco de valores de texto, incluindo espaços à esquerda e à direita, bem como espaços entre caracteres.

Para obter mais informações, consulte Editar valores de campo(Link opens in a new window).

Examinar e filtrar dados

Localizar rapidamente onde os campos são usados em um fluxo

Ao criar o fluxo, se você não estiver visualizando todos os valores de campo esperados, agora é possível rastrear todos os locais onde um campo foi usado, até mesmo onde foi originado. Basta selecionar um campo no painel Perfil ou no painel Resultados em uma etapa, e as etapas no painel Fluxo serão realçadas. Isso mostra o caminho feito pelo campo em seu fluxo, facilitando a solução de problemas no fluxo.

Para obter mais informações, consulte Rastrear campos em um fluxo(Link opens in a new window).

Outros aprimoramentos

Abrir várias janelas do Tableau Prep Builder de uma vez

No Windows ou no Mac, clique em Arquivo>Novo para abrir uma nova janela em vez de substituir a janela atual de trabalho. Ao abrir um arquivo de fluxo (.tfl ou .tflx), uma nova janela também será aberta para que você possa trabalhar ou comparar vários fluxos ao mesmo tempo com facilidade.

Desativar relatórios de uso após a instalação

Para nos ajudar a melhorar o Tableau Prep Builder, compartilhe conosco os dados de uso padrão. Nunca coletamos dados específicos de usuário, somente dados de uso anônimos. Por exemplo, tipos de conexão de fonte de dados (como .csv, sql ou Amazon Redshift), grandes conjuntos de dados versus pequenos conjuntos de dados, número de etapas em um fluxo ou tipos de operações usadas (mas sem dados específicos, como nomes de etapas ou fórmulas usadas), e assim por diante.

Os seus dados são confidenciais e nunca compartilharemos essas informações com ninguém. Porém, é possível desativar essa opção após a instalação, se desejar. Acesse Ajuda >Configurações e desempenho e clique em Compartilhar dados de uso para aprimorar o Tableau Prep Builder para desmarcar a caixa de seleção. Para obter mais informações, consulte Relatórios de uso(Link opens in a new window) no Guia de implantação do Tableau Desktop e Tableau Prep Builder.

Adicionado na versão 2018.3.2

Limpar e formatar dados

Melhorar a qualidade dos dados rapidamente usando as recomendações de limpeza

Para ajudá-lo rapidamente a encontrar e corrigir problemas com os dados, o Tableau Prep agora pode analisar os campos de dados e sugerir alterações que podem ser realizadas para corrigir o problema. O Tableau Prep analisa os campos de dados e quando uma alteração recomendada é identificada, um ícone de lâmpada é exibido no cartão Perfil do campo.

Clique no ícone de lâmpada para ver as alterações recomendadas, em seguida, passe o mouse sobre o cartão Recomendações e clique em Aplicar para aplicá-las automaticamente ao campo. A alteração é gravada no painel Alterações e pode ser removida a qualquer momento.

No exemplo abaixo, o Tableau Prep identificou os valores do campo como URLs e recomenda aplicar uma função de dados ao campo para ajudar a identificar os valores que não são válidos.

Esse recurso está disponível em todos os tipos de etapas, exceto em Entrada, Saída e Unir colunas. Nesta versão, os tipos de recomendação incluem:

  • Funções de dados
  • Filtrar
  • Substituir valores inválidos por valores nulos
  • Remover campos
  • Cortar espaços

Para obter mais informações, consulte Aplicar operações de limpeza usando recomendações (versão 2018.3.2 e posterior).

Outros aprimoramentos

Flexibilidade adicionada ao executar fluxos da linha de comando

Ao executar fluxos na linha de comando, se você se conectar a bancos de dados ou publicar arquivos de saída em um servidor, precisará de um arquivo .json de credenciais que inclua todas as credenciais necessárias. Nas versões anteriores, caso você se conectasse apenas a bancos de dados ou publicasse a saída do fluxo em um servidor, ainda seria necessário incluir a matriz em branco no arquivo .json de credenciais ou ocorreria uma falha no processo.

Agora você não precisa mais incluir a matriz em branco no arquivo .json de credenciais. Por exemplo, se você se conectar apenas a bancos de dados, não precisará mais incluir a matriz de outputConnection no arquivo .json.

Para obter informações sobre a execução de fluxos na linha de comando, consulte Atualizar arquivos de saída de fluxo a partir da linha de comando.

Melhorias de desempenho

Para ajudar a tornar o trabalho com os fluxos mais rápido e eficiente, fizemos as seguintes melhorias:

  • O desligamento do produto retorna o espaço de memória que o Tableau Prep estava usando imediatamente.

  • Se você receber um erro inesperado, poderá tentar novamente sua ação ou seu processo para mantê-lo no fluxo.

  • Melhoria no desempenho ao carregar os dados ou exibi-los em um fluxo para reduzir o tempo de processamento.

  • Agora é possível usar um campo de pesquisa para encontrar rapidamente o esquema, conectando-se aos seguintes conectores:
    • Amazon EMR Hadoop Hive
    • Cloudera Hadoop
    • Hortonworks Hadoop Hive
    • MapR Hadoop Hive
    • Presto
    • Spark SQL

Adicionado em versões anteriores

Adicionado na versão 2018.3.1

Instalar e implementar o Tableau Prep

Alterar a localização padrão do repositório

Por padrão, ao instalar o Tableau Prep, o Meu repositório do Tableau Prep é instalado automaticamente na pasta Documentos do computador. Mas se você possui restrições quanto a onde quer armazenar os fluxos e as fontes de dados, agora é possível mover o Meu repositório do Tableau para um diretório diferente após o Tableau Prep estar instalado.

Para mover o diretório, abra o Tableau Prep, depois no menu superior, selecione Arquivo > Localização do repositório. Selecione a pasta para onde deseja mover o repositório.

Para obter mais informações, consulte Alterar a localização do Meu repositório do Tableau(Link opens in a new window) no guia de implantação do Tableau Desktop e do Tableau Prep.

Conectar a dados

Limpar dados armazenados em arquivos PDF

Analisar dados armazenados em arquivos PDF pode ser difícil. Agora é possível se conectar diretamente a arquivos PDF e limpar os dados com o Tableau Prep.

Para obter mais informações sobre como se conectar a dados em arquivos PDF, consulte Arquivo PDF (Link opens in a new window)na ajuda do Tableau Desktop.

Observação: os conectores de dados não são retrocompatíveis. Os fluxos que incluem esses conectores podem abrir em uma versão anterior do Tableau Prep, mas apresentarão erros ou não poderão ser executados a não ser que as conexões de dados sejam removidas.

União curinga em tabelas de banco de dados

Se você trabalhar com tabelas de banco de dados armazenadas em uma única fonte de dados, agora é possível unir as tabelas na etapa de entrada ao usar uma pesquisa curinga. Então é possível incluir todos os dados das tabelas selecionadas na etapa de entrada ao usar o mesmo processo usado na união de linhas de vários arquivos na etapa de entrada.

Para usar este tipo de união de linhas, as tabelas devem estar na mesma fonte de dados. Além disso, é necessário se conectar a uma fonte de dados que ofereça suporte à união curinga.

As seguintes fontes de dados oferecem suporte a este tipo de união de linhas:

  • Amazon Redshift

  • Microsoft SQL Server

  • MySQL

  • Oracle

  • PostgreSQL

Para obter mais informações, consulte Unir arquivos e tabelas de banco de dada na etapa de entrada(Link opens in a new window).

Limpar e formatar dados

Substituir os valores de campo por Nulo

Caso deseje incluir linhas de dados em sua análise, mas queira excluir determinados valores de campo, basta alterá-los para um valor nulo. Apenas selecione os valores de campo que deseja substituir, depois clique com o botão direito do mouse (pressione a tecla Ctrl + clique no Mac) no valor selecionado e selecione Substituir por Nulo no menu.

Para obter mais informações sobre a substituição de valores de campo, consulte Editar valores de campo.

Aplicar operações de limpeza em qualquer etapa

Corrigir problemas no fluxo acabou de ficar mais eficiente. Agora se você identificar problemas nos dados enquanto une colunas, une linhas, usa tabela dinâmica ou agrega, é possível corrigir esses problemas diretamente naquela etapa sem ter que adicionar uma etapa de limpeza extra.

Já que a ordem das operações importa, a operação de limpeza é colocada antes ou depois da união de colunas, união de linhas, do uso da tabela dinâmica ou da agregação e essas informações são rastreadas no painel Alterações daquela etapa.

Anotações na alteração também são adicionadas à etapa no painel Fluxo. Nas etapas de entrada, as anotações aparecem à esquerda da etapa e são adicionadas à lista de campos de entrada para que você possa visualizar com facilidade a qual campo alterações foram aplicadas. Para todos os outros tipos de etapa, as anotações aparecem acima da etapa no painel Fluxo.

Algumas operações de limpeza ainda devem ser realizadas em uma etapa de limpeza e apenas algumas operações de limpeza estão disponíveis nas etapas de entrada e de saída. A tabela abaixo lista as operações de limpeza disponíveis para cada tipo de etapa:

  Entrada Limpeza Agregação Tabela dinâmica União de colunas União de linhas Saída
Filtrar X X X X X X  
Agrupar e substituir   X X X X X  
Limpar   X X X X X  
Dividir valores   X X X X X  
Renomear campo X X X X X X  
Editar valor   X X X X X  
Alterar tipo de dados X X X X X X  
Criar campo calculado   X X X X X  
Remover campo X X X X X X  

Para obter mais informações, consulte Sobre as operações de limpeza.

Adicionado na versão 2018.2.3

Conectar a dados

Conectar a dados armazenados no MongoDB Business Intelligence (BI)

Se armazenar seus dados no Mongo DB Business Intelligence, agora você pode se conectar aos dados e limpá-os no Tableau Prep.

Para obter mais informações sobre como se conectar aos dados usando o Mongo DB Business Intelligence, consulte Conetor MongoDB BI (Link opens in a new window)na Ajuda do Tableau Desktop.

Observação: os conectores de dados não são retrocompatíveis. Os fluxos que incluem esses conectores podem abrir em uma versão anterior do Tableau Prep, mas apresentarão erros ou não poderão ser executados a não ser que as conexões de dados sejam removidas.

Examinar e filtrar dados

Especificar uma função de dados para seus valores de campo

Agora é possível atribuir uma função de dados a seus valores de campo e usar o Tableau Prep para ajudá-lo a encontrar imprecisões e exceções em seu conjunto de dados.

As funções de dados informam ao Tableau Prep o que significam ou representam os campos, por exemplo endereços de e-mail ou uma função geográfica como cidade ou código postal. Quando uma função de dados é atribuída a um campo, o Tableau Prep examina os valores de campo e sinaliza os valores sem correspondência para que você possa analisar.

Para visualizar apenas os valores válidos ou inválidos, use a nova opção de filtro no menu suspenso.

Esta versão é compatível com as seguintes funções de dados:

  • E-mail

  • URL

  • Funções geográficas (baseadas nos dados geográficos atuais e são os mesmos dados usados pelo Tableau Desktop)

    • Aeroporto
    • Código de área (EUA)
    • CBSA/MSA
    • Cidade
    • Distrito congressional (EUA)
    • País/Região
    • Condado
    • NUTS Europeus
    • Estado/Província
    • CEP/Código postal

Para obter mais informações, consulte Usar funções de dados para validar seus dados(Link opens in a new window).

Unir colunas ou linhas de dados

Corrigir campos não correspondentes diretamente na cláusula da união de colunas

Ao unir duas tabelas de dados você terá valores de campos que são o mesmo mas não correspondem devido a erros de entrada de dados. O Tableau Prep ajuda a identificar campos não correspondentes nas suas cláusulas de união marcando o campo não correspondente em vermelho. Mas não seria incrível se pudesse corrigir esses valores de campo na cláusula da união de colunas? Bem, agora você pode.

Agora, ao unir dois conjuntos de dados é possível editar os valores do campo que você união, diretamente na cláusula da união de colunas para corrigí-los. Apenas clique dua vezes em um valor de campo para editá-lo.

Selecione o campo para alterar Edite na linha

A ação de limpeza é recuada automaticamente para a etapa de limpeza anterior no fluxo para o conjunto de dados de união adequado.

Nenhuma etapa de limpeza antes da etapa de união de colunas? Sem problemas. O Tableau Prep adiciona automaticamente uma para você capturar a operação de limpeza da união de colunas.

Para obter informações sobre como limpar valores de campo diretamente na cláusula de união de colunas, consulte Agregar, unir colunas ou linhas de dados(Link opens in a new window).

Adicionado na versão 2018.2.2

Instalar e implementar o Tableau Prep

Definir o idioma de exibição

Ao começar o Tableau Prep, agora ele detecta a localidade definida no computador e exibe a interface do usuário, datas e formatos de número no idioma adequado. Caso queira alterar o idioma de exibição da interface do usuário, é possível selecionar dentre os idiomas compatíveis no menu superior em Ajuda > Escolher idioma.

Para obter mais informações consulte Definir o idioma de exibição no guia de implantação do Tableau Desktop e do Tableau Prep.

Conectar a dados

Conectar a dados armazenados no Microsoft Access

Caso use o Microsoft Access para a entrada de dados ou o armazenamento das tabelas de dados, agora é possível se conectar aos arquivos do Access (da versão 2007 ou posteriores) por meio de um navegador de arquivos e limpar seus dados com o Tableau Prep.

Este conector exige um driver de 64 bits.

Para obter mais informações sobre como conectar o Tableau Prep aos seus dados, consulte Access(Link opens in a new window) na ajuda do Tableau Desktop.

Observação: os conectores de dados não são retrocompatíveis. Os fluxos que incluem esses conectores podem abrir em uma versão anterior do Tableau Prep, mas apresentarão erros ou não poderão ser executados a não ser que as conexões de dados sejam removidas.

Limpar e formatar dados

Alterar o esquema de cores das etapas do fluxo

Como padrão, o Tableau Prep atribui a cada etapa do fluxo uma cor para ajudá-lo a rastrear com facilidade as alterações feitas nos seus dados conforme você cria o seu fluxo. Mas há escolhas quanto a esse esquema de cores.

Agora é possível escolher a partir de uma paleta de cores para alterar o esquema de cores de uma ou mais etapas. Apenas selecione as etapas no painel Fluxo que deseja alterar, clique com o botão direito do mouse nas etapas selecionadas e selecione Editar cor da etapa no menu de contexto.

Não gosta da aparência? Clique em Desfazer no menu superior ou selecione Redefinir cor da etapa no menu da paleta de cores.

Para obter mais informações, consulte Alterar o esquema de cores do fluxo(Link opens in a new window).

Adicionar descrições às etapas

Se você compartilhar seus fluxos com outros, comunicar as alterações feitas e o porquê delas pode ser complexo. Para facilitar isso, agora é possível adicionar uma descrição curta a qualquer etapa individual do fluxo e ela é exibida no painel Fluxo.

Para obter mais informações sobre a adição de descrições às etapas de fluxo, consulte Adicionar descrições a etapas de fluxo e ações de limpeza(Link opens in a new window).

Usar correspondência nebulosa para encontrar e corrigir erros de ortografia

Para ajudá-lo a identificar rapidamente e limpar várias variações do mesmo valor devido a erros de ortografia, adicionamos outra opção ao nosso recurso de limpeza com correspondência nebulosa. Use a nova opção Ortografia para encontrar e agrupar valores textuais que difiram devido a letras adicionais ou faltantes. Esta opção funciona em qualquer idioma compatível.

A opção Ortografia usa o algoritmo de distância de Levenshtein para calcular uma distância de edição entre dois valores textuais e depois os agrupa quando a distância de edição for menor do que o valor padrão do limite.

Para obter mais informações, consulte Editar valores de campo.

Salvar e compartilhar seu trabalho

Executar fluxos a partir da linha de comando

Para manter os dados atualizados no Tableau Prep, você executa seu fluxo. No entanto, abrir o Tableau Prep todas as vezes que desejar executar fluxos pode ser demorado. Para ajudar a simplificar este processo, agora é possível executar fluxos a partir da linha de comando sem ter que abri-los no Tableau Prep.

Para executar um fluxo a partir da linha de comando, você precisará de:

  • O caminho para o arquivo do fluxo (.tfl) que deseja executar.

  • Um arquivo .json que contenha as credenciais de banco de dados para os bancos de dados aos quais o fluxo se conecta nas etapas de entrada e as credenciais do servidor onde a saída é publicada.

    Se seu fluxo se conecta a ou publica em arquivos locais ou arquivos armazenados em um compartilhamento de rede para entradas ou saídas, então esse arquivo não é necessário.

    Observação: a conexão ou publicação de arquivos armazenados em um compartilhamento de rede protegido por senha não é compatível.

  • Permissões de administrador no computador onde estiver executando o fluxo.

Esta opção está disponível em máquinas que executam Windows (o Agendador de tarefas é compatível) e Mac. Para usar esse processo, é necessário uma versão ativada do Tableau Prep e o processo deve ser executado no mesmo computador onde o Prep está instalado.

Para obter informações sobre como executar fluxos a partir da linha de comando, consulte Atualizar arquivos de saída de fluxo a partir da linha de comando.

Adicionado na versão 2018.2.1

Instalar e implementar o Tableau Prep

Desativar o Tableau Prep a partir da linha de comando

Como no caso do Tableau Desktop, se você não precisar mais do Tableau Prep no seu computador, agora é possível desativá-lo a partir da linha de comando por meio da opção -return.

Para obter mais informações, consulte Desativar a chave do produto(Link opens in a new window). Para obter mais informações sobre outras propriedades do instalador disponíveis no Tableau Prep a partir da linha de comando, consulte as opções do instalador e seções relevantes em Implantar o Tableau Desktop(Link opens in a new window).

Usar o suporte a desktop virtual para otimizar instalações do Tableau Prep

Assim como no Tableau Desktop, agora é possível configurar o suporte a desktop virtual para otimizar as instalações do Tableau Prep para desktops virtuais não persistentes ou para computadores reformatados regularmente. Com o suporte a desktop virtual, as licenças do Tableau Prep são automaticamente desativadas após um período de tempo predeterminado por meio de um serviço para "Autorizar a execução" (ATR), hospedado pelo Tableau, o que elimina a necessidade de desativar manualmente a chave do produto.

Para obter mais informações sobre como configurar esta opção, consulte Configurar o suporte a desktop virtual(Link opens in a new window) no guia de implantação do Tableau Desktop e do Tableau Prep.

Conectar a dados

Conectar a fontes de dados na nuvem e ao Hadoop Hive

Adicionamos suporte aos seguintes conectores para que você possa se conectar a dados na nuvem e a dados armazenados no Hadoop.

  • Snowflake.

  • Amazon EMR Hadoop Hive

  • Cloudera Hadoop (Hive e Impala)

  • Hortonworks Hadoop Hive

  • MapR Hadoop Hive

  • Apache Drill

  • SparkSQL

Para obter mais informações sobre como conectar o Tableau Prep aos seus dados, consulte o tópico do seu conector em Conectores compatíveis(Link opens in a new window) na ajuda do Tableau Desktop.

Esses conectores de dados não são retrocompatíveis. Os fluxos que incluem esses conectores podem abrir em uma versão anterior do Tableau Prep, mas apresentarão erros ou não poderão ser executados a não ser que as conexões de dados sejam removidas.

Explorar seus dados

Novas opções de filtros para manter apenas os dados desejados

Não é mais necessário escrever cálculos complexos para manter ou excluir valores nulos ou para configurar uma correspondência curinga em valores textuais. Em vez disso, selecione uma das novas opções de filtros em um campo para ver o impacto das suas alterações imediatamente sem ter que primeiro escrever um cálculo e depois reverter a alteração se ela não der o resultado desejado.

Para obter mais informações, consulte Examinar os dados.

Limpar e formatar dados

Usar o padrão de data ISO-8601 nos campos calculados

Criar campos calculados para dar suporte a calendários europeus acabou de ficar mais fácil. Agora o Tableau Prep aceita o padrão de data internacional ISO-8601 para as seguintes partes de data:

  • "iso-year"

  • "iso-quarter"

  • "iso-week"

  • "iso-weekday"

Use essas partes de data nas funções DATEPART, DATETRUNC, DATENAME, DATEDIFF e DATEADD.

Por exemplo Week Number = STR(DATEPART('iso-year', [Week Date])) + "-" + STR(DATEPART('iso-week', [Week Date]))

Para obter mais informações sobre como trabalhar com funções de data em campos calculados, consulte Funções de data(Link opens in a new window) na ajuda do Tableau Desktop.

Aplicar operações de limpeza na grade de dados

Em versões anteriores, a grade de dados mostrava uma visualização dos dados, mas tinha poucas opções de limpeza disponíveis. Agora é possível agir sobre seus dados em qualquer lugar. Caso queira trabalhar com os valores detalhados na grade de dados, recolha o painel Perfil e realize as mesmas operações de limpeza disponíveis no painel Perfil na grade de dados.

Para obter mais informações, consulte Limpar e formatar dados.

Usar a seleção múltipla para agrupar valores no painel Perfil

Para agrupar rapidamente um conjunto de valores para um campo, agora é possível a seleção múltipla dos valores no cartão Perfil, depois clique com o botão direito do mouse para abrir o menu e selecione Agrupar. Os valores são agrupados no valor do campo selecionado ao clicar com o botão direito do mouse para abrir o menu. Um ícone de clipe aparece próximo ao valor agrupado.

Clique com o botão direito do mouse nos valores agrupados para abrir o menu novamente para desagrupar ou editar os valores.

Para obter mais informações sobre agrupamento de valores, consulte Editar valores de campo(Link opens in a new window)

Outros aprimoramentos

Também fizemos os melhoramentos a seguir para aprimorar a usabilidade:

  • Novos ícones aparecem no menu ao adicionar etapas ao fluxo para fornecer dicas visuais e ajudá-lo a aprender a linguagem visual do Tableau Prep.

  • Novas animações no painel Perfil ajudam a chamar a atenção para melhor ver o impacto das alterações.

     

Unir colunas ou linhas de dados

Usar recomendações de união de linhas para limpar os campos sem correspondência

Corrigir campos sem correspondência após a união de linhas de dois ou mais arquivos acabou de ficar mais fácil. Uma nova seção Campos sem correspondência no painel resumo da União de linhas mostra uma lista de campos sem correspondência e a fonte de dados onde eles se originaram. Mescle os campos sem correspondência diretamente nesta seção ao usar uma das seguintes opções:

  • Selecione um campo na lista. Se o Tableau Prep identificar um campo com características similares, com base em tipos de data e nomes de campo similares, ele destaca o campo na cor amarela, o que sugere uma correspondência. Clique no botão com o símbolo de mais que aparece ao focalizar o campo correspondente sugerido para mesclar os dois campos.

  • Selecione dois ou mais campos na lista, clique com o botão direito do mouse em um deles e selecione Mesclar campos.

    Para obter mais informações sobre a união de linhas de dados e a resolução de campos sem correspondência, consulte Unir linhas de dados.

Identificar campos sem correspondência em todos os tipos de união de colunas

Identifique com facilidade campos sem correspondência não importa como você uniu as colunas das tabelas. Em versões anteriores, as tabelas de Cláusulas de união de colunas mostravam valores de campo que eram excluídos apenas quando um campo se igualava a outro. Mas agora é possível ver esses dados com qualquer operador ao corresponder as cláusulas de união de colunas, como "End Date >= Modified Date".

Para obter mais informações, consulte Unir colunas de dados(Link opens in a new window).

Adicionado na versão 2018.1.2

Instalar e implementar o Tableau Prep

Ativar e registrar o Tableau Prep na linha de comando (Windows)

Como no Tableau Desktop, agora é possível ativar e registrar o Tableau Prep na linha de comando ao incluir uma linha de comando com as propriedades a seguir:

  • ACTIVATE_KEY="<key>". O instalador executa o -activate para aplicar a chave do produto.

  • REGISTER=“1”. Durante o processo de instalação, o instalador executará o processo -register e adicionará as informações de registro.

Para obter mais informações sobre essas propriedades do instalador e como ativar e registrar o Tableau Prep na linha de comando, consulte as opções do instalador e seções relevantes em Implantar o Tableau Desktop(Link opens in a new window).

Conectar a dados

Conecte-se a dados armazenados em arquivos estatísticos ou no Presto

Adicionamos dois novos conectores para ajudá-lo a se conectar a dados a partir de mais locais.

  • Arquivos de estatísticos Conectar a arquivos de dados SAS (*.sas7bdat), SPSS (*.sav) e R (*.rdata).

  • Presto. Para obter mais informações sobre como configurar a conexão ao Presto, consulte Presto(Link opens in a new window) na Ajuda do Tableau.

Esses conectores de dados não são retrocompatíveis. Os fluxos que incluem esses conectores abrirão em uma versão anterior do Tableau Prep, mas apresentarão erros ou não poderão ser executados a não ser que as conexões de dados sejam removidas.

Una subtabelas encontradas pelo Interpretador de dados na etapa de entrada

Está usando o Interpretador de dados para limpar os dados do Excel e agora deseja unir as subtabelas restantes? Agora é possível usar uma união de linhas curinga para unir todas as subtabelas encontradas na etapa de entrada.

Apenas arraste uma das subtabelas para o painel Fluxo, em seguida use o critério de pesquisa curinga para selecionar as restantes, unir as linhas de dados e incluir todos os dados das subtabelas na etapa de entrada.

Para obter mais informações consulte Conectar a dados.

Melhores comentários ao carregar tabelas

Ao se conectar à fonte de dados pela primeira vez, às vezes pode parecer que nada aconteceu. Agora um indicador informa que os dados ainda estão sendo carregados.

Explorar seus dados

Reorganize campos no painel Perfil e na Grade de dados

Agora é possível arrastar e soltar para reorganizar seus campos tanto no painel Perfil quanto na grade de Dados, e os dois painéis permanecerão sincronizados. Também mantemos a ordem dos campos, mesmo quando você renomeia um campo. Os campos não são mias reorganizados automaticamente.

Limpar e formatar dados

Use o recurso de arrastar e selecionar para remover várias etapas do fluxo

A remoção de seções inteiras do fluxo acabou de se tornar mais fácil. Agora é possível clicar no painel Fluxo e usar o mouse para arrastar e selecionar a seção do fluxo que deseja remover. Em seguida, clique com o botão direito do mouse para remover todas as etapas selecionadas de uma vez. Para obter mais informações, consulte Limpar e formatar dados(Link opens in a new window).

Dinamize vários grupos de campos em uma única ação

A opção de dinamização no Tableau Prep foi expandida para um melhor suporte para planilhas mais complexas ou arquivos de texto. Agora é possível executar uma única dinamização ou selecionar grupos de campos para dinamizar.

Por exemplo, para dinamizar uma planilha para ver as vendas, taxas e totais por mês e ano, é possível dinamizar cada grupo de campos para obter os resultados esperados. Para obter mais informações, consulte Limpar e formatar dados(Link opens in a new window).

Planilha original Após dinamizar vários grupos de campos

Nomeação de campo aprimorada ao mesclar campos

Ao mesclar campos, os nomes não serão mais concatenados. Em vez disso, persiste o nome de campo do campo de destino. Para obter mais informações, consulte Mesclar campos(Link opens in a new window).

Nomeação de campo concatenada Nomeação de campo simplificada

Outros aprimoramentos

Também fizemos os melhoramentos a seguir para aprimorar a usabilidade e desempenho:

  • Um novo ícone de edição é exibido ao passar o cursor nas entradas do painel Alterações para ajudá-lo a ver rapidamente itens editáveis.

  • Renomear uma etapa não mais executará automaticamente o fluxo, então a experiência de criação é mais simplificada.

  • O painel Conexões é aberto automaticamente ao se conectar a um arquivo do Microsoft Excel com várias planilhas para ajudá-lo a obter rapidamente os dados.

 

Agradecemos seu feedback! Ocorreu um erro ao enviar o feedback. Tente novamente ou envie-nos uma mensagem.