Gerenciar os limites das funções de site
Em breve: o Tableau Cloud Manager (TCM) está programado para ser lançado no outono de 2024. Os administradores de site receberão um e-mail duas semanas antes do TCM estar disponível.
No Tableau Cloud Manager (TCM), os administradores de nuvem podem definir limites de função do site, que definem o número máximo de cada tipo de licença (Creator, Explorer ou Viewer) que pode ser consumido por um site. Após a criação dos limites de função, os usuários no site consomem automaticamente uma licença da função atribuída, seguindo os limites definidos pelo administrador da nuvem.
Observação: os administradores de nuvem só têm acesso ao TCM e não consomem licença. Para obter acesso ao site, você pode atribuir a si mesmo uma função no site ou receber uma de outro administrador de nuvem. Para obter mais informações, consulte Gerenciar a associação de usuários ao site.
Se um usuário for adicionado a vários sites do Tableau Cloud, ele será contabilizado no limite de função de cada site individual. No entanto, para o consumo geral de licenças no TCM, um usuário consome apenas uma licença. Esta licença corresponde à função máxima do site que lhes foi atribuída em todos os sites dos quais são membros.
Vamos considerar o seguinte cenário em que um administrador de nuvem define limites de função de site em dois sites:
Local A: 3 licenças Creator, 5 Explorer, 10 Viewer
Local B: 2 licenças Creator, 4 Explorer, 6 Viewer
Jane, que trabalha em ambos os sites, é adicionada como Creator no Site A e Explorer no Site B. No Site A, Jane é contada como um dos 3 Creators. No Site B, Jane é contada como um dos 4 Explorers
Apesar de ser membro de ambos os sites, Jane consome apenas uma licença de Creator no TCM porque essa é a função atribuída mais alta entre os sites.
Criar ou modificar limites de função em um site
Por padrão, cada site do Tableau Cloud Manager (TCM) usa o limite de nuvem, que é o número total de licenças adquiridas. Ao adicionar usuários a um site, o TCM verifica o limite da nuvem para garantir que o número de usuários não exceda o total de licenças disponíveis.
Para gerenciar as licenças do Tableau Cloud da sua organização, os administradores da nuvem podem definir limites de funções no site. Esse recurso permite o controle sobre a alocação de licenças em diferentes sites do seu locatário.
Para definir limites de função do site, siga essas etapas:
Entre no Tableau Cloud Manager como um administrador de nuvem.
Vá para a guia Sites e selecione o usuário que você deseja modificar.
Clique no menu Ações ou no ícone de reticências (...) e selecione Limites de funções do site.
Na caixa de diálogo, selecione Limite de função do site para a função de site que você deseja modificar e insira o valor desejado.
Observação: o limite da função de site deve ser igual ou superior ao número de licenças usadas e não pode exceder o limite de nuvem para essa função de site.
Clique em Salvar.
Depois de definir limites de funções no site, a contagem máxima de licenças fica visível na página Sites página do TCM.
No nível do site, os administradores do site podem ver os limites de funções do site na página Usuários.
Quando os limites de função no site foram atingidos
Quando um usuário é adicionado a um site, ele consome automaticamente a licença atribuída à sua função no site. No entanto, se o número máximo de licenças para essa função (o limite da função do site) já tiver sido atingido, ocorrerá o seguinte:
Se todas as licenças de uma função de site estiverem em uso, mas houver licenças disponíveis em uma função superior, o usuário será adicionado ao site e consumirá uma licença para a função superior. Por exemplo, se não houver licenças do Explorer disponíveis, um usuário adicionado como Explorer consumirá uma licença de Creator disponível.
Se não houver licenças com função mais alta, o usuário será adicionado ao site como usuário Não licenciado.
Os usuários que consomem licenças diferentes de suas funções atribuídas, como visualizadores que usam licenças do Explorer, podem afetar os limites de funções do site. Os administradores de nuvem podem resolver esse cenário cancelando o licenciamento desses usuários e atualizando o limite de função do site conforme necessário. Para obter mais informações, consulte Criar ou modificar limites de função em um site.