Notas de versão do Tableau Server(O link abre em nova janela) | Problemas conhecidos(O link abre em nova janela)

Este tópico lista todos os novos recursos e alterações de produtos para a versão mais recente.

Novidade na versão do 2021.4

Usuário

Os novos recursos e aprimoramentos relacionados à criação na Web e interação com exibições na Web estão listados em O que há de novo no Tableau Desktop e Criação na Web(O link abre em nova janela). Para tópicos relacionados à criação na Web e interação com exibições, consulte Usar o Tableau na Web(O link abre em nova janela).

Administrador de site ou servidor

Serviço ATR (Autorização para execução) do Server

A partir do Tableau Server versão 2021.4, a autorização para execução do servidor (ATR) agora é a maneira padrão de ativar o Tableau Server em qualquer local, nuvem, contêiner ou ambiente virtual. Quando afetado por alterações de hardware subjacentes (ambientes sem contêineres), o ATR do servidor reduz a ocorrência de erros máximos de ativação. Para obter mais informações, consulte Ativar o Tableau Server usando o serviço de autorização para execução (ATR)(O link abre em nova janela).

Maior granularidade de ziplogs, por tempo

A partir do Tableau Server versão 2021.4, otsm maintenance ziplogs o comando agora inclui opções de tempo H:mm para especificar a hora de início e de término ao usar as opções --startdate e--enddate. Isso fornece controle adicional para administradores que desejam coletar registros de um segmento de data e hora específico. Essas opções podem resultar na criação mais rápida de arquivos ziplog menores.

Para obter detalhes, consulte tsm maintenance ziplogs.

Novos serviços na versão 2021.4

O Tableau Server versão 2021.4 inclui os seguintes novos serviços, usados com conexões virtuais:

  • Serviço de criação de perfil de dados
  • Extração serviço
  • Serviço Minerva
  • Serviço de conexões publicadas
  • Microsserviço de gateway de consulta
  • Serviço de política de consulta

Para obter mais informações, consulte Processos do Tableau Server. Para obter mais detalhes sobre conexões virtuais, consulte Sobre conexões virtuais e políticas de dados .

Registrar um EAS para habilitar SSO para conteúdo incorporado

A partir da versão 2021.4, você pode registrar um servidor de autorização externo (EAS) para estabelecer uma relação de confiança entre o Tableau Server e seu servidor de autorização externo (EAS). Ao estabelecer uma relação de confiança, você pode fornecer aos usuários uma experiência de logon único (SSO) para o conteúdo do Tableau inserido em seus aplicativos personalizados por meio do provedor de identidade (IdP). Para obter mais informações, consulte Registrar EAS para ativar SSO para conteúdo incorporado .

Este recurso inclui os seguintes novos comandos tsm:

Complementos

Tableau Ferramenta de monitoramento de recursos - parte do Server Management Add-on

Gráfico de desempenho atualizado para solicitações de carregamento de exibição lenta

O gráfico de Solicitações de carregamento de exibição lenta mostra quando as exibições estão renderizando mais lentamente do que o normal no Tableau Server, facilitando a identificação rápida de problemas de desempenho relacionados às exibições de renderização. Para obter mais informações, consulte Investigação de solicitações de carregamento de exibição lenta.

Conta de Usuário Run As para agente

A partir da versão 2021.4, para instalações do Windows, você deve especificar uma conta de usuário Run As que será usada para acessar o Tableau Server para coletar informações de monitoramento. Deve ser a mesma conta usada para a conta de usuário Run As do Tableau. Anteriormente, por padrão, a conta de usuário do sistema local era usada para acessar essas informações, mas essa opção permite que você especifique um usuário que não é necessariamente um administrador no nó do Tableau Server. Você pode especificar este usuário durante a instalação ou atualização. Para obter mais informações, consulte

Instalar o Agente usando interface da Web

Instalar o Agente usando a linha de comando

Atualização do Ferramenta de monitoramento de recursos

Você também pode atualizar essas informações de pós-instalação usando rmtadmin-service-setup .

Novo comando para atualizar a configuração do serviço -rmtadmin-service-setup

A partir da versão 2021.4, um novo comando foi adicionado para permitir que você atualize as informações de configuração para os serviços da Ferramenta de monitoramento de recursos, incluindo Servidor RMT, Agente, Rabbit MQ e banco de dados PostgreSQL. Para obter mais informações, consulte rmtadmin-service-setup.

Atualizações de incidente de exibição lenta

A partir da versão 2021.4, você pode especificar limites para incluir todas as visualizações ou apenas algumas exibições. Antes, você só podia especificar a duração e os usuários, mas agora pode selecionar a quais exibições deseja que os limites se apliquem. Para obter mais informações, consulte Incidentes de exibição lenta.

Repositório externo do Tableau - parte do Server Management Add-on

Compatibilidade com a Google Cloud Platform

A partir da versão 2021.4, você pode usar o Google Cloud para configurar o repositório externo do Tableau Server. Para obter mais informações, consulte Criar uma instância PostgreSQL no Google Cloud.

Habilitar ou desabilitar a criptografia entre o Tableau Server e o Repositório Externo

A partir da versão 2021.4, o comando tsm security repository-ssl enable foi atualizado para incluir uma nova opção para que você possa habilitar a comunicação criptografada entre o Tableau Server e o Repositório externo. Para obter mais informações, consulte tsm security repository-ssl enable.

A partir da versão 2021.4, você pode usar o comando tsm security repository-ssl disable para interromper a criptografia de tráfego entre o Tableau Server e o repositório externo. Para obter mais informações, consulte tsm security repository-ssl disable

Esta mudança agora permite que você atualize a segurança de conexão do Repositório Externo para uma instalação existente.

Tableau Content Migration Tool - parte do Complemento de gerenciamento do servidor

Importar mapeamentos de usuário de um arquivo CSV

A partir da versão 2021.4, você pode importar um arquivo CSV com mapeamentos de domínio, usuário e grupo para preparar rapidamente seus dados para migração. Importar de um arquivo CSV pode reduzir as etapas manuais necessárias, permitindo que você crie e edite seus mapeamentos em massa fora do Content Migration Tool. Para obter mais informações, consulte Planos de migração: mapeamento de permissões do usuário.

Compatibilidade para tipos de conexão de dados Amazon Athena, Amazon EMR e Salesforce

O Content Migration Tool agora oferece suporte aos tipos de conexão de dados Amazon Athena, Amazon EMR e Salesforce. Essas conexões podem ser modificadas durante a migração, ao aplicar transformações de fonte de dados para pastas de trabalho e fontes de dados publicadas. Para obter uma lista de tipos de conexão de dados com suporte, consulte Introdução ao Content Migration Tool do Tableau.

Conexões virtuais e políticas de dados - parte do Data Management Add-on

Conexões virtuais e políticas de dados estão incluídas no Data Management Add-on licenciado separadamente para Tableau Server e Tableau Online. Esses novos recursos do gerenciamento de dados permitem que você forneça uma conexão única e centralizada a um banco de dados para seus usuários, bem como defina a segurança em nível de linha nas tabelas da conexão usando uma política de dados. Para obter mais informações, consulte Sobre conexões virtuais e políticas de dados.

Com conexões virtuais, você obtém ajuda rápida

Conforme você cria e testa sua nova conexão virtual, a ajuda pode ser obtida com apenas um clique. Incluído no produto, a Ajuda rápida mostra o conteúdo de ajuda oportuna relevante com base em onde você está ou o que está fazendo no editor de conexão virtual. Basta clicar no ícone ? no canto superior direito da tela para abrir a janela de ajuda móvel.

O painel de ajuda rápida aparece no produto

Atualizações do Tableau Catalog - parte do Data Management Add-on

Informações de SQL personalizado em páginas de linhagem de conteúdo - As páginas de linhagem de catálogo mostram informações que ajudam os usuários a entender mais sobre SQL customizado em seu conteúdo.

  • Um banner nas páginas de linhagem identifica o conteúdo que usa SQL personalizado.
  • Você pode revisar a consulta SQL personalizada.
  • Um aviso é mostrado para consultas SQL personalizadas que podem resultar em linhagem incompleta.

Para obter mais informações, consulte Linhagem compatível(O link abre em nova janela) no Tableau Desktop e na Ajuda de Criação na Web.

O Tableau Catalog é compatível com o dialeto T-SQL em consultas SQL personalizadas - O suporte ao dialeto T-SQL significa que o Tableau Catalog pode fornecer uma linhagem mais completa quando o SQL personalizado é usado. Para obter mais informações, consulte Consultas compatíveis(O link abre em nova janela) no Tableau Desktop e na Ajuda de Criação na Web.

Os links de avisos de qualidade de dados no e-mail abrem automaticamente o painel Detalhes de dados - Quando você clica em um aviso de qualidade de dados em um e-mail de assinatura, a exibição é aberta com o painel Detalhes de dados mostrado. Além disso, um novo parâmetro inserido, showDataDetails, está disponível para abrir a exibiçãoo com o painel Detalhes de dados mostrado. Para obter mais informações, consulte Parâmetros para código inserido(O link abre em nova janela) no Tableau Desktop e na Ajuda de Criação na Web.

Descrições herdadas aparecem na lista de campos nas páginas de linhagem - Quando uma descrição para um campo existe antes do campo, ela agora aparece na lista de campos nas páginas de linhagem com informações sobre de onde a descrição foi herdada. Para obter mais informações, consulte Como as descrições de campo são herdadas(O link abre em nova janela) no Tableau Desktop e na Ajuda de Criação na Web.

Crie facilmente fluxos de preparação com base em ativos externos - Agora você pode usar bancos de dados e tabelas como pontos de partida para novos fluxos na criação na Web do Prep. Para obter mais informações, consulte Iniciar um novo fluxo(O link abre em nova janela) na Ajuda do Tableau Prep.

Alterado em 2021.4

A versão 2021.4 inclui as seguintes alterações que você deve conhecer antes de fazer a atualização.

Aumento nas recomendações de memória para instalações de produção do Tableau Server

A partir do Tableau Server 2021.4, a quantidade mínima de memória para uma instalação de produção do Tableau Server aumenta de 32 GB para 64 GB. Esse aumento ajuda a garantir uma experiência satisfatória com o Tableau Server e é responsável pelo aumento das necessidades de memória de recursos mais recentes.

Para clientes que desejam fazer um teste de prova de conceito, recomendamos o uso de uma conta do Tableau Online, que garantirá a você um sistema em execução no hardware adequado. O Tableau Online também é uma boa opção para organizações que, de outra forma, estariam executando o Tableau Server em um único nó (uma instalação em um computador).

Para obter mais informações sobre os requisitos do sistema Tableau Server, consulte Antes da instalação....

A pesquisa usando atributos, operadores e caracteres especiais não é mais compatível

A partir do Tableau Server 2021.4, os atributos de pesquisa, operadores e caracteres especiais não podem ser usados para limitar a pesquisa no Tableau Server e Tableau Online. Você pode limitar os resultados da pesquisa usando filtros. Para saber mais sobre a pesquisa no Tableau, consulte Pesquisar o site do Tableau.

O SLO iniciado por IdP é compatível com SAML em todo o servidor e específico do site.

Além de oferecer suporte a logout único (SLO) iniciado pelo provedor de serviços (SP) para SAML em todo o servidor e SAML específico do site, o Tableau Server oferece suporte a SLO iniciado por provedor de identidade (IdP), a partir do Tableau Server 2021.4. Para obter mais informações sobre a configuração e requisitos do SAML, consulte Requisitos do SAML(O link abre em nova janela).

O processo de ativação offline é mais simples

A partir do Tableau Server versão 2021.4, a ativação offline ficou mais simples, com menos etapas necessárias para ativar o Tableau Server . Além disso, o arquivo de solicitação de ativação offline (offline.tlq) foi renomeado como TableauOfflineActivationRequest.tlq. O arquivo de solicitação de desativação offline (deactivate.tlq) foi renomeado como TableauOfflineDeactivationRequest.tlq. Para obter mais informações sobre a ativação offline, consulte Ativação off-line ao instalar o Tableau Server(O link abre em nova janela). Para obter mais informações sobre a desativação offline, consulte Desativar o Tableau Server offline(O link abre em nova janela).

Agradecemos seu feedback!