Como os Trabalhos do servidor agendados são priorizados
Trabalhos e tarefas
No Tableau Server, os usuários podem agendar atualizações de extração, assinaturas ou fluxos para serem executados periodicamente. Esses itens agendados são chamados de tarefas. O processo do Processador em segundo plano inicia instâncias exclusivas dessas tarefas para executá-las no horário agendado. As instâncias exclusivas das tarefas iniciadas como resultado são chamadas de trabalhos. Ostrabalhos também são criados para execuções iniciadas manualmente, clicando na opção Executar agora .
Por exemplo, uma tarefa de atualização de extração é criada para ser executada diariamente às 9:00. Essa é uma tarefa de atualização de extração e, todos os dias às 9:00, um trabalho será criado para o Processador em segundo plano executar.
Você pode atribuir um número de prioridade a Tarefas e Agendas, usando valores de 1 a 100. Quanto menor o número, maior a prioridade, 1 é a maior prioridade e 100 é a menor.
Regras prioritárias para trabalhos
Ao processar atualizações de extração agendadas, assinaturas e execuções de fluxo, o Tableau Server prioriza os trabalhos em segundo plano nesta ordem:
Qualquer trabalho que já estiver em progresso será concluído primeiro.
Qualquer tarefa ou agenda iniciada manualmente com Executar agora será iniciada quando o próximo processo do processador em segundo plano se tornar disponível. As tarefas de fluxo e agendas são exceções a essa regra. As execuções de fluxo usam a prioridade da tarefa atribuída para determinar a ordem em que devem ser executadas. Se não houver prioridade de tarefa atribuída, o padrão será 0, que é a prioridade mais alta.
Observação: saiba mais sobre restringir as configurações de Executar agora- Configurações do servidor (geral e personalização).
Os trabalhos com a maior prioridade (o número mais baixo) começam em seguida, independentemente de quanto tempo eles estiveram na fila.
Para atualizações de extração e fluxos, esta é a prioridade da tarefa. A prioridade da tarefa é herdada da prioridade da agenda quando a tarefa é criada pela primeira vez. A prioridade de tarefa pode ser alterada posteriormente, mas a prioridade da tarefa retorna ao valor padrão quando a fonte de dados é republicada.
Para assinaturas, esta é a prioridade da agenda. Se você ativou agendas personalizadas para assinaturas, a prioridade desses trabalhos será definida como 50.
Por exemplo, um trabalho com uma prioridade 20 será executado antes de um trabalho com prioridade 50, mesmo se o segundo trabalho tiver aguardado mais tempo. Para alterar a prioridade da tarefa, consulte Criar ou modificar uma agenda.
Os trabalhos com a mesma prioridade são executados na ordem que foram adicionados à fila. O primeiro trabalho adicionado à fila é iniciado primeiro, em seguida, o segundo trabalho é iniciado.
Quando vários trabalhos de prioridade equivalente forem agendados para execução ao mesmo tempo, eles começam na ordem em que foram criados ou habilitados. Os trabalhos agendados para o mesmo horário são executados por tipo de tarefa e a categoria mais rápida de trabalhos começa primeiro: execuções de fluxo, seguidas de alertas orientados por dados, seguidos de trabalhos do sistema, seguidos de assinaturas, seguidas de criações de extração, seguidas de extrações incrementais e depois extrações completas.
Os fluxos programados para execução, como parte de uma tarefa vinculada, recebem a mesma prioridade e são executados na ordem em que são definidos na tarefa vinculada. Para obter mais informações sobre tarefas vinculadas, consulte Agendar tarefas vinculadas(O link abre em nova janela).
Como última medida de desempate, o processador em segundo plano usa o tempo histórico de execução. Os trabalhos que foram mais rápidos nas execuções anteriores, serão priorizados em relação aos que levaram mais tempo historicamente.
Observação: definir limites de recursos do backgrounder em um site específico terá uma fila adicional, pois esses trabalhos são selecionados após outros trabalhos de prioridade mais alta. Para obter detalhes, consulte Limites de recursos do Processador em segundo plano do Tableau Server.
As seguintes limitações também impactam o momento de execução dos trabalhos:
O número de trabalhos simultâneos é limitado ao número de processos em segundo plano configurados para o Tableau Server.
Atualizações separadas para a mesma extração ou fontes de dados não podem ser executadas ao mesmo tempo.
Os trabalhos associados a uma agenda configurada para executar em série, um por vez.