Atualizar do Tableau Server 2018.2 ou posterior (Windows)

Para atualizar o Tableau Server, instale a nova versão enquanto a versão existente estiver em execução e, em seguida, execute um script de atualização para alternar para a nova versão. Isso reduz a quantidade de tempo de inatividade para usuários porque o servidor continua em execução quanto instala a nova versão. Você interrompe o servidor somente para executar o script de atualização.

Importante: atualizar o Tableau Server no Windows da versão 2018.1 ou posterior exige etapas especiais documentadas separadamente. Para obter instruções sobre como atualizar de uma versão anterior à 2018.2, consulte Atualizar do Tableau Server 2018.1.x ou anterior (Windows).

Observações gerais sobre a atualização:

Todas as atualizações:

  • Backup—Crie um backup. Você é responsável por criar um backup dos dados existentes do Tableau Server antes da atualização. A partir da versão 2018,2, a atualização não solicita mais que você crie um backup da versão antiga ao instalar a nova versão. É altamente recomendável criar um backup antes da atualização, pois, assim, você terá uma versão atualizada dos dados que poderá usar se precisar voltar à versão anterior do Tableau Server. Para obter mais informações sobre como se preparar para uma atualização de forma adequada, consulte Preparar para a atualização.

  • Desinstalaçãonão desinstale a versão existente antes de atualizar. Ao fazer uma atualização TSM-para-TSM (versão 2018.2.x para versão posterior), você deve deixar a versão existente no mesmo local e em execução até a atualização usando o script de atualização. Se desinstalar a versão existente antes da atualização, não será possível atualizar. Para usuários finais, esta ação reduz o tempo de inatividade pois você instala a nova versão enquanto a versão existente está em execução. O único momento que o servidor não está em execução é durante o período em que o script de atualização está realmente atualizando para a nova versão.

  • Licenças

    • Chaves do produto de avaliação—Não é possível atualizar diretamente um servidor que esteja executando uma chave do produto de avaliação de uma versão principal para outra (por exemplo, da versão 10.5.x para a versão 2018.x). Para atualizar de uma versão principal para outra com uma chave do produto de avaliação, instale a nova versão do Tableau Server em uma máquina separada, ative uma chave de avaliação e restaure um backup da versão existente. Para obter mais informações, consulte Confirmar requisitos da licença.

    • Manutenção expirada—Não é possível atualizar um servidor com uma chave do produto cuja manutenção expirou ou expirará em uma data anterior à data de lançamento da versão para a qual você está atualizando. Se você tentar atualizar um servidor nesse estado, ele não será licenciado e poderá ocorrer falha na atualização. Se a manutenção expirou ou for muito antiga, atualize a chave do produto antes de executar o script de atualização para atualizar para a nova versão. Se a atualização da chave não atualizar a manutenção para uma data válida, verifique no Portal do cliente do Tableau se há uma chave do Tableau Server com a manutenção atual. Para obter detalhes sobre como atualizar uma chave do produto, consulte Atualizar dados de manutenção para a chave do produto.

  • Local da instalação—Ao atualizar o Tableau Server no Windows não é possível alterar o local da instalação, a não ser que remova completamente todos os arquivos e pastas relacionados à versão instalada anteriormente. Se fizer isso, certifique-se de que tenha um backup atual salvo em um local seguro. Para obter informações sobre como remover completamente o Tableau, consulte Remover o Tableau Server do computador.

  • Instalar durante a execução—Ao atualizar o Tableau Server 2018.2 ou posterior, instale a nova versão antes de desinstalar a versão antiga. O processo de atualização não mexerá na versão antiga. É possível desinstalar a versão antiga após a conclusão da atualização para liberar espaço em disco, embora não seja obrigatório.

  • Várias versões—Após uma atualização, você verá várias versões do Tableau Server no Painel de controle. Ao concluir a atualização, você pode desinstalar a versão mais antiga usando o Painel de Controle. Desinstalar a versão antiga usando o Painel de Controle não afeta a nova versão em execução. Não use o script obliterate para desinstalar uma versão antiga. O script tem como objetivo remover completamente o Tableau, e removerá todas as versões do computador.

  • Script de atualização: para concluir a atualização e alternar para a nova versão, depois de instalar a nova versão em todos os nós do cluster, execute o script de atualização upgrade-tsm no nó inicial. O script está instalado na pasta \scripts.<version_code>. Abra um prompt de comando com permissões administrativas e execute o script da nova versão recém-instalada.

  • Software antivírus—O software antivírus que verifica os diretórios usados pelo Tableau Server pode interferir na instalação e no uso contínuo do Tableau Server. Em alguns casos, isso pode resultar em falhas de instalação, problemas de inicialização do Tableau Server ou afetar o desempenho. Se você planeja executar um software de antivírus no computador que executa o Tableau Server, siga as instruções na Base de dados de conhecimento.

  • Vários diretórios —Após uma atualização, você verá várias versões de diretórios do Tableau Server no \packages diretório. Quando a atualização for concluída com êxito, você poderá excluir osde pastasrelacionados à versão antiga da qual você atualizou. Você pode os identificar pelo código de versão no nome do da pasta. Por exemplo, scripts.<version_code>. Para mais informações sobre os códigos de versão, consulte Visualizar versão do servidor.

Atualizações de vários nós:

  • Instalação do nó—Execute o instalador em todos os nós de um cluster. Ao contrário de algumas atualizações de instalação distribuída em versões anteriores à 2018.2, não há atualização automática de nenhum nó adicional.

  • Instalador único—Use o mesmo instalador em todos os nós e, quando solicitado, especifique se você está atualizando o nó inicial ou um nó adicional. Ao contrário das atualizações de instalação distribuída em versões anteriores à 2018.2, não há um programa de configuração separado para os nós adicionais. A partir da versão 2018.2, você usa o mesmo instalador em todos os nós.

  • Instalar durante a execução—Ao atualizar da versão 2018.2 do Tableau Server no Windows para uma versão posterior, instale a nova versão do Tableau Server em todos os nós do cluster enquanto a versão existente estiver em execução. A versão existente continua em execução até que você esteja pronto para alternar para a nova e concluir a atualização.

As etapas abaixo descrevem o processo geral da atualização da versão 2018.2 ou posterior do Tableau Server no Windows. As atualizações das versões beta do Tableau Server para Windows não são compatíveis.

Como prática recomendada, sempre faça um backup completo antes de atualizar qualquer versão do Tableau Server. Salve este arquivo de backup em um local que não faça parte da instalação do servidor. Criar e salvar um backup preserva seus dados e configurações antes da atualização e permite ter uma opção de reversão caso ocorram problemas durante a atualização. Para obter mais informações, consulte Fazer backup dos dados do Tableau Server.

Ao atualizar do Tableau Server 2018.2 ou posterior, não desinstale a versão anterior. O processo de atualização é projetado para instalar uma nova versão lado a lado com a versão existente e, em seguida, alternar da versão anterior para a posterior. Se desinstalar a versão atual antes de instalar a nova versão não será possível atualizar adequadamente. Depois de instalar a nova versão e atualizar, você poderá desinstalar a versão anterior quando optar por fazê-lo. Você pode deixar a versão mais antiga instalada indefinidamente, embora um dos motivos para a desinstalação seja liberar o espaço em disco usado por arquivos específicos da versão anterior. Para entender a diferença entre desinstalar o Tableau Server e remover todos os aspectos do Tableau Server completamente, consulte Desinstalar o Tableau Server.

A atualização do Tableau Server requer interromper e iniciar o servidor como parte do processo de atualização. Durante essa interrupção/reinicialização, o Tableau Server estará indisponível.

A atualização também aplicará todas as alterações pendentes. Se você tiver alterações pendentes que não deseja aplicar, descarte-as com o comando tsm pending-changes discard. Para ver quais alterações podem estar pendentes, use o comando tsm pending-changes list.

Atualizar uma instalação do Tableau Server de nó único executando o TSM

Siga estas etapas para atualizar uma instalação de nó único do Tableau Server.

  1. Confirme se a chave do produto e a manutenção são válidas para a versão que você está atualizando e se você atualizou a chave do produto antes de atualizar. Consulte a seção Licenças acima para obter detalhes. Se você não tiver uma chave do produto válida com manutenção ativa, ocorrerá uma falha na atualização.

  2. Baixe ou copie o novo programa de instalação do Tableau Server no computador que você está atualizando ou em um local acessível do computador que está atualizando.

  3. Acesse a pasta na qual você copiou o programa de configuração do Tableau Server e execute-o.

    Não é possível alterar o local de instalação. O programa de instalação exibe o local da sua versão existente e instalará a nova versão no mesmo local.

  4. O programa de instalação verifica os recursos do sistema para confirmar se o computador atende aos requisitos mínimos e às recomendações.

  5. Quando a instalação for concluída, a última página do programa de instalação o informa que a atualização não foi terminada. Será preciso executar um script de atualização para concluir a atualização. Se o Tableau Server estiver sendo executado, o script informará isso e perguntará se deve interrompê-lo. O Tableau Server deve ser interrompido para concluir a atualização.

    Execute o script de atualização de uma das seguintes formas.

    • No programa de instalação:

      1. Selecione Iniciar o script de atualização automaticamente e clique em OK.

      2. Uma janela de comando será aberta para o script. Como você está conectado como um usuário com direitos de administrador local, o script será executado usando suas credenciais. Se solicitado, digite sua senha.

    • Na linha de comando:

      1. No nó inicial, abra um prompt de comando como administrador.

      2. Navegue até a pasta de scripts da nova instalação.

        Como padrão:

        C:\Program Files\Tableau\Tableau Server\packages\scripts.<version_code>\

      3. Execute o script de atualização:

        upgrade-tsm

        Como você está conectado como um usuário com direitos de administrador local, o script será executado usando suas credenciais. Se solicitado, digite sua senha. É possível especificar um usuário e senha diferentes ao executar o script usando as opções --username e --password.

        Para ver todas as opções do script upgrade-tsm , use a opção -h:
        upgrade-tsm -h

        Observação: se você executar o script da pasta scripts.<version_code> da versão anterior, a atualização falhará com um erro:

        "Falha na validação de alterações da versão do Tableau Server."
        "Tableau Server <version> já está instalado."

  6. Inicie o Tableau Server. Você pode fazer isso na interface do usuário na Web do TSM ou em um prompt de comando:

    • No TSM, clique em Tableau Server está parado e Iniciar Tableau Server.:

    • Em um prompt de comando:

      1. Abra um prompt de comando como administrador.

      2. Insira este comando:

        tsm start

        Se receber um erro de que o comando não foi reconhecido, feche todas as janelas de comando e abra um prompt de comando como administrador.

  7. O processo de atualização deixa suas pastas existentes no lugar. Você pode identificar isso pelo código de versão. Por exemplo:

    C:\Program Files\Tableau\Tableau Server\packages\

Atualizar uma instalação do Tableau Server em múltiplos nós executando o TSM

Siga estas etapas para atualizar uma instalação de vários nós do Tableau Server:

  1. Confirme se a chave do produto e a manutenção são válidas para a versão que você está atualizando e se você atualizou a chave do produto antes de atualizar. Consulte a seção Licenças acima para obter detalhes. Se você não tiver uma chave do produto válida com manutenção ativa, ocorrerá uma falha na atualização.

  2. Baixe ou copie o novo programa de instalação do Tableau Server em todos os nós do Tableau Server que você está atualizando ou em um local acessível por todos os nós. Será necessário executar este Programa de instalação em todos os nós.

  3. No nó inicial, acesse a pasta na qual você copiou o programa de configuração do Tableau Server e execute-o. Isso instalará a nova versão do Tableau Server lado a lado da versão existente em execução.

    Não é possível alterar o local de instalação. O programa de instalação exibe o local da sua versão existente e instalará a nova versão no mesmo local.

  4. O programa de instalação verifica os recursos do sistema para confirmar se o computador atende aos requisitos mínimos e às recomendações.

  5. Quando a instalação for concluída no nó inicial, a última página do programa de instalação o informa que a atualização não foi terminada. Será preciso executar um script de atualização para concluir a atualização. Deixe a janela de instalação aberta no nó inicial e prossiga com a instalação em todos os outros nós no cluster.

    Importante: você deve instalar a nova versão em cada nó, antes de executar o script de atualização. Não execute o script de atualização até que você tenha instalado a nova versão em todos os nós do cluster.

  6. Em cada nó adicional, acesse a pasta na qual você copiou o programa de instalação do Tableau Server e execute-o. Isso instalará a nova versão do Tableau Server em cada nó, lado a lado com a versão existente em execução.

    Quando a instalação for concluída em cada nó adicional, a última página do programa de instalação o informa que a atualização não foi terminada. Certifique-se de que a opção Iniciar o script de atualização automaticamente não esteja selecionada e clique em OK para fechar a janela de instalação. Você executará o script de atualização após a nova versão ser instalada em todos os nós.

  7. Com a nova versão instalada em cada nó, execute o script de atualização no nó inicial. Se o Tableau Server estiver sendo executado, o script informará isso e perguntará se deve interrompê-lo. O Tableau Server deve ser interrompido para executar o script de atualização.

    Se a última tela de instalação ainda estiver aberta, você poderá selecionar Iniciar o script de atualização automaticamente e uma janela de comando será aberta para executar o script. Ou você poderá executar o script diretamente de um prompt de comando.

    • Para executar o script de atualização no programa de configuração:

      1. Selecione Iniciar o script de atualização automaticamente e clique em OK.

      2. Uma janela de comando será aberta para o script. Como você está conectado como um usuário com direitos de administrador local, o script será executado usando suas credenciais. Se solicitado, digite sua senha.

    • Para executar o script de atualização no prompt de comando:

      1. Abra um prompt de comando como administrador.
      2. Acesse o diretório de scripts da nova versão que você acabou de instalar.

        Como padrão:

        C:\Program Files\Tableau\Tableau Server\packages\scripts.<version_code>\

      3. Execute o script de atualização.

        upgrade-tsm

        Como você está conectado como um usuário com direitos de administrador local, o script será executado usando suas credenciais. Se solicitado, digite sua senha. É possível especificar um usuário e senha diferentes ao usar as opções --username e --password.

        Para ver todas as opções para o script upgrade-tsm, use a opção -h.

        upgrade-tsm -h

        Observação: se você executar acidentalmente o script da pasta scripts.<version_code> para a versão anterior, ocorrerá uma falha de atualização com um erro:

        "Falha na validação de alterações da versão do Tableau Server."

      Levará um tempo para que o script de atualização seja concluído.

  8. Quando o script de atualização for concluído, inicie o Tableau Server. Você pode fazer isso na interface do usuário na Web do TSM ou em um prompt de comando:

    • No TSM, clique em Tableau Server está parado e Iniciar Tableau Server.:

    • Em um prompt de comando:

      1. Abra um prompt de comando como administrador.
      2. Insira este comando:

        tsm start

Se você adquiriu o Tableau Data Management Add-on ou o Server Management Add-on do Tableau, é possível ativá-los ao concluir a atualização. Para obter mais informações, consulte os tópicos a seguir:

 

Agradecemos seu feedback! Ocorreu um erro ao enviar o feedback. Tente novamente ou envie-nos uma mensagem.