Planejamento de um site

Antes de adicionar usuários e conteúdo em um site, recomendamos que os seguintes aspectos do site sejam planejados:

As seções subsequentes descrevem esses componentes do site, pressupondo que você já esteja familiarizado com eles.

Observação: este artigo e seção se aplicam somente às implantações do Tableau Server que você mantém, locais ou na nuvem. Se for usuário do Tableau Online, consulte Gerenciar acesso ao conteúdo.

Projetos

É possível criar projetos em um site, que agem como contêineres nos quais é possível organizar ativos de conteúdos relacionados (como fontes de dados e pastas de trabalho). Por exemplo, você pode configurar um projeto para conter todas as fontes de dados e pastas de trabalho certificadas que a sua empresa usa em decisões de missão crítica. Ou pode criar projetos por departamentos.

Os projetos também são úteis para gerenciar permissões. Uma vez informado de como os seus usuários precisam acessar o conteúdo, torna-se mais fácil criar projetos baseados nesse tipo de conteúdo e manter as permissões no nível do projeto.

Cada site tem um projeto padrão denominado Padrão. Ao criar projetos, os novos projetos herdam as permissões iniciais do projeto padrão. Na prática, o projeto padrão é um modelo para novos projetos nesse site. Conforme explicamos nos artigos relacionados, para a maioria dos ambientes, recomendamos que o projeto Padrão seja utilizado apenas como um modelo de permissões e não como um contêiner para o conteúdo publicado.

Para obter mais informações, consulte Usar projetos para gerenciar o acesso ao conteúdo.

Usuários e grupos

Qualquer usuário que publicará conteúdo ou acessará conteúdo publicado em um site deve ser capaz de fazer logon no mesmo. Se o usuário já tiver uma conta no servidor, você precisará adicioná-lo ao site apropriado. Você também pode adicionar um usuário a mais de um site. Se o usuário ainda não existe, será preciso criá-lo. De qualquer maneira, faça uma lista dos usuários que precisarão fazer logon em cada site.

Observação: a licença de servidor pode restringir quantos usuários você pode ter ou que nível de acesso eles podem ter. Verifique com o administrador de servidor para garantir que você poderá ter uma conta para todos os seus usuários.

No geral, recomendamos criar grupos no servidor e adicione usuários aos grupos. Isso ajuda a simplificar o gerenciamento das permissões. Você pode atribuir permissões aos grupos, para concedê-las a todos os usuários no grupo. (Veja a próxima seção).

Uma estratégia comum é criar grupos para usuários que usam o conteúdo de maneiras similares. Por exemplo, você pode criar um grupo chamado VendasPTPublicadores para todos os usuários no departamento de vendas que publicam pastas de trabalho, e um grupo separado chamado VendasFDPublicadores para os usuários de Vendas que publicam fontes de dados. Cada um desses conjuntos de usuários precisa do próprio conjunto de recursos, então faz sentido ter um grupo para cada para essas necessidades.

Funções e permissões de sites

Cada usuário tem uma função de site determina o máximo de permissões que um usuário pode ter. Como parte do planejamento do seu site, você precisa decidir a função de site de cada usuário. Um usuário com uma função de site muito restritiva pode não ser capaz de fazer o trabalho que precisa. Da mesma forma, uma prática recomendada de segurança é limitar os recursos dos usuários aos necessários para fazer o trabalho. Isso é conhecido como seguir o princípio do menor privilégio.

Você ou um administrador de site ao qual você delegou essa tarefa deve determinar as permissões que um usuário precisa para trabalhar com conteúdo. Cada ativo de conteúdo (pasta de trabalho, fonte de dados, projeto) oferece suporte a um conjunto de recursos. Por exemplo, você pode Visualizar ou Adicionar comentários a uma pasta de trabalho. Antes de um usuário realizar tarefas em uma pasta de trabalho, suas permissões devem permitir esses recursos. Uma prática recomendada é desenhar um mapeamento das permissões aos usuários fora do Tableau, antes de você tentar configurar isso no servidor.

As permissões determinam o que um usuário pode fazer dentro do contexto de uma função de site. Um usuário cuja função no site é Viewer nunca poderá publicar no site, independente das permissões concedidas a ele. Um usuário cuja função no site é Creator pode publicar uma pasta de trabalho no site, mas apenas se esse usuário tiver permissão para salvar e exibir pastas de trabalho.

Agendas de atualização da extração

Se os usuários publicarem fontes de dados ou pastas de trabalho que incluem extrações, é recomendado verificar se as extrações estão atualizadas e contêm os dados mais recentes. Os usuários podem atualizar uma extração manualmente, mas isso não é recomendado no caso de uma grande extração, pois pode levar muito tempo. Em vez disso, configure as agendas para quando uma extração deve ser atualizada. Outra tarefa de planejamento do administrador de site é, portanto, pensar em quando as extrações devem ser atualizadas e configurar agendas.

Obrigado pelo feedback! Ocorreu um erro ao enviar seu feedback. Tente novamente ou envie-nos uma mensagem..