Etapa 2: Configurações de fluxo para o Tableau Server
Este tópico descreve as diversas configurações de fluxo que podem ser definidas para o Tableau Server. Para obter mais informações sobre as diferentes configurações necessárias para ativar a autoria da web para fluxos, consulte Criar e interagir com fluxos na Web.
Configurações de publicação, agendamento e credencial
Ao ativar o Tableau Prep Conductor usando a chave do produto de Gerenciamento de dados, ele será habilitado para toda a instalação do Tableau Server. Você pode posteriormente modificar e personalizar a configuração dos sites.
Use as instruções a seguir para definir as configurações relacionadas aos fluxos para todos os sites ou sites individuais:
Use as instruções a seguir para entrar nas páginas de administração do Tableau Server:
Windows: Páginas de administração do Tableau Server(O link abre em nova janela).
Linux: Páginas de administração do Tableau Server(O link abre em nova janela).
Configurar se o fluxo de publicação e agendamento deve ser permitido para um site:
Permitir que os usuários publiquem e agendem fluxos: por padrão, ao habilitar o Tableau Prep Conductor, essa configuração também é habilitada. Se você tiver vários sites, poderá desativar seletivamente o Tableau Prep para o servidor de sites individuais. Se você desabilitar essa configuração para um site que permitia fluxos, consulte Consequência de desabilitar o Tableau Prep Conductor para obter mais informações.
Na página Geral, em Configurações, vá para a seção Tableau Prep Conductor e desmarque a caixa de seleção Permitir que usuários agendem e monitorem os fluxos.
Permitir que os usuários vinculem execuções de fluxo usando Tarefas vinculadas (versão 2021.3 e posterior): Permite que os usuários agendem tarefas de fluxo para serem executadas uma após a outra. A partir da versão 2022.1, esta opção é habilitada por padrão. Nas versões anteriores, os administradores precisavam habilitar esse recurso primeiro.
Se você tiver vários sites, pode desativar seletivamente as Tarefas vinculadas para sites individuais, mas a opção deve ser habilitada primeiro no nível de Configurações do servidor
Se a configuração for desabilitada depois que as tarefas vinculadas forem agendadas, todas as tarefas em execução serão concluídas, e as tarefas vinculadas agendadas serão ocultadas e não serão mais exibidas na guia Tarefas agendadas.
Credenciais inseridas
- Permitir que os publicadores insiram credenciais em uma fonte de dados, um fluxo ou uma pasta de trabalho: essa configuração permite que os publicadores anexem senhas aos fluxos publicados que autenticarão automaticamente os usuários da Web.
- Permitir que os publicadores agendem execuções de fluxo e atualizações de extração de dados: essa opção estará disponível apenas se a configuração acima estiver habilitada. Quando essa configuração estiver habilitada, os publicadores verão opções de agendamento na caixa de diálogo Publicar.
Consequência de desabilitar o Tableau Prep Conductor
Se você desabilitar o Tableau Prep Conductor depois de usá-lo por um tempo, não poderá ver os fluxos, agendas, tarefas e outros itens relacionados aos fluxos. A tabela a seguir fornece mais informações sobre o que pode ou não ser visualizado ao desabilitar completamente o Tableau Prep para o servidor ou apenas para sites específicos:
Prep não habilitado no nível de servidor | Prep habilitado no nível de servidor, mas desabilitado para um site | Prep habilitado para servidor e site | |
Mostrar fluxos | Sim | Sim | Sim |
Mostrar tarefas/agendas na exibição do servidor | Não | Sim | Sim |
Mostrar tarefas/agendas na exibição do site | Não | Não | Sim |
Mostrar configuração do site (somente para administradores do servidor) | Sim (desabilitado) | Sim | Sim |
Mostrar status do TSM | Sim (o Tableau Prep Conductor não é exibido) | Sim | Sim |
Mostrar configurações do TSM | Sim (desabilitado) | Sim | Sim |
Importante: as tarefas agendadas continuarão a ser executadas mesmo quando o Tableau Prep Conductor estiver desabilitado para esse site, mas ocorrerão falhas.
Configurar notificações para falhas de fluxo
Você pode configurar o Tableau Server para enviar notificações por e-mail para falhas de execução do fluxo. As notificações são enviadas para falhas que ocorrem ao executar os fluxos por meio de uma tarefa vinculada tarefa agendada, tarefa vinculada ou uma execução manual usando a opção de menu Executar agora. Você deve primeiro habilitar a configuração em todo o servidor e, em seguida, configurar no nível de site.
Para habilitar a notificação por e-mail em todo o servidor
Você pode usar a interface da Web do Tableau Services Manager (TSM) ou a CLI do TSM, conforme descrito abaixo:
Abra o TSM em um navegador:
https://<tsm-computer-name>:8850.
Clique em Notificações na guia Configuração e clique em Servidor de e-mail.
Insira as informações do servidor de e-mail.
Clique na guia Eventos.
Em Atualizações de conteúdo, selecione Enviar e-mails quando há falhas de execuções de fluxo, trabalhos de criptografia ou atualizações de extração, se ainda não estiver ativado por padrão.
Clique em Salvar alterações pendentes depois de inserir suas informações de configuração.
Clique em Aplicar alterações e reiniciar.
Os valores da notificação podem ser definidos individualmente com o comando tsm configuration set:
Windows: tsm configuration(O link abre em nova janela).
Linux: tsm configuration.
Definir os valores da notificação
Use o comando tsm configuration set com a seguinte sintaxe para
habilitar as notificações de falha de fluxo e execute o comando a seguir:
tsm configuration set -k backgrounder.notifications_enabled -v true
Observação: isso habilitará a notificação por e-mail para falhas de atualização de extração e de fluxo.
Após concluir a definição dos valores, execute o comando a seguir:
tsm pending-changes apply
O comando pending-changes apply exibirá um prompt para informar que reiniciará o Tableau Server se o servidor estiver em execução. O prompt será exibido mesmo que o servidor esteja parado, porém, nesse caso, não há reinicialização. Cancele o prompt usando a opção --ignore-prompt, mas isso não alterará o comportamento de reinicialização.
Para configurar a notificação para um site:
Na página Geral em Configurações, role até a configuração Gerenciar notificações e selecione os tipos de notificação que você deseja que os usuários do site recebam.
Você pode receber notificações por e-mail no site do Tableau ou em sua área de trabalho do Slack, se o administrador conectou seu site ao Slack. Para obter informações, consulte Referência das propriedades do site.
Observação: recrie suas configurações de notificação ao atualizar de 2020.4 ou anterior para 2021.1 e posterior. Configurações de notificações mais antigas não são movidas automaticamente para a configuração de Gerenciar notificações.
Próxima etapa
Etapa 3: Criar agendas para tarefas de fluxo
Quem pode fazer isso
Os administradores do Tableau Server podem definir as configurações no nível de servidor e de site. Os administradores de site do Tableau podem definir as configurações no nível de site.