Interpretar um registro de desempenho

Crie uma gravação para avaliar o desempenho da sua pasta de trabalho. Uma vez concluída a gravação, você pode baixar a pasta de trabalho resultante e abri-la no Tableau Desktop para análise.

Uma pasta de trabalho de registro de desempenho contém dois painéis principais: Resumo de desempenho e Exibições detalhadas. O painel resumo de desempenho fornece uma visão geral de alto nível dos eventos mais demorados. O painel Exibições detalhadas fornece muito mais detalhes e é destinado a ser usado por usuários avançados na criação de pasta de trabalho. O painel Exibições detalhadas só é visível quando a pasta de trabalho de registro de desempenho é aberta usando o Tableau Desktop.

Para obter informações sobre como criar um registro de desempenho no Tableau Server, consulte Criar um registro de desempenho.

Resumo de desempenho

O painel Resumo de desempenho contém três exibições: Linha do tempo, Eventos e Consulta.

Linha do tempo

A exibição na parte superior de um painel de registro de resumo de desempenho mostra os eventos que ocorreram durante o registro, organizados cronologicamente da esquerda para a direita. O eixo inferior mostra o tempo decorrido desde que o Tableau foi iniciado, em segundos.

Na exibição Linha do tempo, as colunas Pasta de trabalho, Painel e Planilha identificam o contexto dos eventos. A coluna Evento identifica a natureza do evento, e a coluna final mostra a duração de cada evento e como ele se compara cronologicamente a outros eventos registrados:

Eventos

A exibição intermediária em um painel de resumo de desempenho mostra os eventos, classificados por duração (da maior para a menor). Eventos com durações mais longas podem ajudar a identificar onde procurar primeiro, caso você queira acelerar sua pasta de trabalho.

Cores diferentes indicam tipos de eventos diferentes. A variedade de eventos que podem ser registrados é:

  • Cálculo de layouts

    Se os layouts estiverem muito demorados, considere simplificar sua pasta de trabalho.

  • Conexão com uma fonte de dados

    As conexões lentas podem ser devido a problemas de rede ou do servidor de banco de dados.

  • Compilação de consulta

    Este evento capta a quantidade de tempo gasto pela Tableau na geração das consultas. Longos tempos de consulta de compilação indicam que as consultas geradas são complexas. A complexidade pode ser devido a muitos filtros, cálculos complexos ou geralmente a uma complicada agenda de trabalho. Exemplos de cálculos complexos incluem, cálculos longos, cálculos LOD ou cálculos aninhados. Tente simplificar a pasta de trabalho, usando filtros de ação ou movendo cálculos para o banco de dados subjacente.

  • Execução de consulta

    • Para conexões dinâmicas, se as consultas estiverem demorando muito, pode ser que a estrutura de dados subjacente não esteja otimizada para o Tableau. Consulte a documentação do servidor de banco de dados. Como alternativa, considere usar uma extração para acelerar o desempenho.

    • Para extrações, se as consultas estiverem demorando muito, reveja seu uso de filtros. Se você tiver muitos filtros, será que um filtro de contexto faria mais sentido? Se você tiver um painel que usa filtros, considere usar filtros de ação, o que pode ajudar com o desempenho.

  • Geração da extração

    Para acelerar a geração de extração, considere importar apenas alguns dados da fonte de dados original. Por exemplo, você pode filtrar por campos de dados específicos, ou criar uma amostra baseada em um número específico de linhas ou uma porcentagem dos dados.

  • Codificação geográfica

    Para acelerar o desempenho da codificação geográfica, experimente usar menos dados ou filtrar os dados.

  • Combinação de dados

    Para acelerar a combinação de dados, experimente usar menos dados ou filtrar os dados.

  • Renderização do servidor

    Você pode acelerar a renderização do servidor executando processos adicionais do VizQL Server em outros computadores.

Consulta

Se você clicar em um evento Executando consulta na seção Linha do tempo ou Eventos de um painel de resumo de desempenho, o texto dessa consulta será exibido na seção Consulta.

Se estiver conectado a uma fonte de dados publicada, o texto de consulta é exibido em XML. Se estiver conectado diretamente à fonte de dados, a consulta é exibida em SQL, como mostrado abaixo:

Caso faça sentido, é possível usar o texto da consulta para trabalhar com a equipe do seu banco de dados para otimizar no nível do banco de dados. Às vezes, a consulta será truncada e você precisará consultar o registro do Tableau para encontrar a consulta completa. A maioria dos servidores de banco de dados podem aconselhar você sobre como otimizar uma consulta adicionando índices ou outras técnicas. Consulte a documentação do servidor de banco de dados para obter detalhes.

Às vezes para obter eficiência, a Tableau combina múltiplas consultas em uma única consulta em relação aos dados. Neste caso, você pode ver um evento de Consulta executora para a planilha Null e zero consultas sendo executadas para suas planilhas nomeadas.

Linha do tempo detalhada

Esta exibição é a versão detalhada da exibição de linha do tempo que mostra todos os eventos e separa itens individuais que foram agrupados na exibição Linha do tempo. Destina-se a ser usado por usuários avançados durante os projetos de pasta de trabalho.

Exibições detalhadas

O painel Exibições detalhadas contém exibições de Profundidade, CPU exclusiva, CPU inclusiva e Tempo decorrido.

Profundidade

A exibição Profundidade está localizada mais superiormente no painel Exibições detalhadas e fornece informações sobre o que acontece quando a solicitação é feita. Essa exibição é a mais útil quando filtrada para uma única solicitação do usuário. Exemplos de solicitações do usuário são: carregar uma exibição, selecionar uma marca ou alterar um filtro.

Cada barra na exibição de profundidade representa uma única atividade. Uma atividade é uma unidade de trabalho que é feita como parte do processamento de uma solicitação do usuário. Uma única solicitação de usuário resulta em múltiplas atividades. O comprimento de cada barra na exibição de profundidade é proporcional ao tempo decorrido para a atividade que a barra representa.

Atividades de alto nível aparecem no topo da exibição. Atividades mais abaixo são atividades secundárias geradas por atividades de alto nível.

Pairar sobre cada barra fornece detalhes adicionais sobre a atividade e também destaca a linha correspondente na CPU e na exibição de Tempo decorrido descrita na próxima seção.

A fim de reduzir as partes do pedido que levaram mais tempo, investigue atividades de longa duração nos níveis mais altos.

CPU e Tempo decorrido

As exibições de CPU e Tempo decorrido aparecem na parte mais inferior do painel Exibições detalhadas. Você pode alternar entre as exibições de CPU exclusiva, CPU inclusiva e Tempo decorrido clicando nos botões de rádio.

Embora a exibição Profundidade possa ajudar na identificação visual rápida de atividades de longa duração, ela pode não necessariamente destacar atividades que acontecem várias vezes, com cada instância demorando um pouco. As exibições CPU exclusiva, CPU inclusiva e Tempo decorrido fornecem estatísticas agregadas para cad atividade. O número de vezes que uma atividade ocorreu é mostrado na coluna Contagem e o tempo total gasto por uma única atividade é mostrado usando o gráfico de barras.

Às vezes, para ter mais eficiência, o Tableau combina várias consultas em uma única consulta com os dados. Nesse caso, você pode ver um evento Executando consulta para a planilha Nula e zero consultas sendo executadas para as planilhas nomeadas.

 

Agradecemos seu feedback!