Configurar SSO para SAP HANA

É possível configurar o Tableau Server para usar a delegação de SAML para fornecer uma experiência de Logon único (SSO) para SAP HANA. Esse cenário não depende da autenticação de SAML para o Tableau Server. Não é necessário usar o logon de SAML com o Tableau Server para usar a delegação de SAML do HANA; pode entrar no Tableau Server usando o método que escolher.

Com a delegação de SAML para SAP HANA, o Tableau Server funciona como um provedor de identidade (IdP).

Antes de começar

Configurar a delegação de SAML com o SAP HANA requer configurações no Tableau Server e no SAP HANA. Este tópico oferece informações sobre a configuração do Tableau Server. Antes de configurar o Tableau Server, é necessário:

  • Adquirir um certificado SAML e arquivo-chave do Tableau Server. Arquivo de certificado deve ser um certificado x509 com codificação PEM com a extensão de arquivo .crt ou .cert. Este arquivo é usado pelo Tableau Server e também deve ser instalado no HANA. A chave privada deve ser um arquivo de chave privada codificado por DER não protegido por senha e com a extensão de arquivo .der. Este arquivo é usado somente pelo Tableau Server, e não pelo IdP.
  • Instalar os arquivos no HANA
  • Instale a versão mais recente do driver SAP HANA (a versão mínima é a 1.00.9) no Tableau Server.
  • Configure a codificação de rede do Tableau Server como SAP HANA (recomendado).

Para obter mais informações sobre como gerar o certificado/par de chave, codificar a conexão SAML e configurar o SAP HANA, consulte Como configurar o SAP HANA para o SSO do SAML com o Tableau Server na Comunidade do Tableau.

Configurar o Tableau Server para usar SSO para SAP HANA:

O procedimento abaixo descreve como configurar o SAML para SAP HANA no Tableau Server usando tsm data-access. Também é possível configurar o SAML para SAP HANA usando a Entidade sapHanaSettings.

Se estiver executando o Tableau Server em uma implantação distribuída, execute o procedimento a seguir no nó inicial.

  1. Coloque os arquivos de certificado em uma pasta chamada saml. Por exemplo:

    C:\Program Files\Tableau\Tableau Server\SAML

  2. Execute os comandos a seguir para especificar o local do certificado e arquivos-chave:

    tsm data-access set-saml-delegation configure --cert-key <cert-key> --cert-file <cert-file>

    Onde <cert-key> e <cert-file> são caminhos de arquivo para a chave privada e para o arquivo de certificado, respectivamente.

    Por exemplo,

    tsm data-access set-saml-delegation configure --cert-key "c:\Program Files\Tableau\Tableau Server\SAML\saml_key.der" --cert-file "c:\Program Files\Tableau\Tableau Server\SAML\saml_cert.crt"

    Você pode especificar outras opções. Por exemplo, é possível especificar o formato do nome de usuário e como as credenciais são normalizadas. Consulte tsm data-access.

  3. Execute os seguintes comandos para habilitar a delegação:

    tsm data-access set-saml-delegation enable

    tsm configuration set -k wgserver.sap_hana_sso.enabled -v true

    tsm configuration set -k wgserver.delegation.enabled -v true

  4. Ao terminar, execute tsm pending-changes apply.

    O comando pending-changes apply exibe um prompt para informar que reiniciará o Tableau Server se o servidor estiver em execução. O prompt será exibido mesmo que o servidor esteja parado, porém, nesse caso, não há reinicialização. Cancele o prompt com a opção --ignore-prompt, mas isso não altera o comportamento de reinicialização. Para obter mais informações, consulte tsm pending-changes apply.

Agradecemos seu feedback! Ocorreu um erro ao enviar o feedback. Tente novamente ou envie-nos uma mensagem.