O Explicar os dados ajuda você a inspecionar, descobrir e aprofundar as marcas em uma visualização à medida que você explora seus dados. Você pode usar o Explicar os dados para analisar painéis, planilhas ou marcas selecionadas para possíveis discrepâncias e correlações nos dados subjacentes. Explicar os dados cria modelos estatísticos e propõe explicações possíveis para marcas individuais em uma visualização, incluindo dados potencialmente relacionados da fonte de dados que não são usados ​​na exibição atual.

Para obter informações sobre como executar o Explicar os dados e explorar as explicações, consulte Introdução a Explicar os dados.

Observação: este tópico descreve como o Explicar os dados funciona no Tableau 2021.2 e em versões posteriores. Se você tiver uma versão anterior do Tableau, leia este tópico na versão 2021.1 da ajuda de Explicar os dados(O link abre em nova janela).

Ao criar diferentes exibições, use o Explicar os dados como ponto de partida para ajudar a explorar os dados mais detalhadamente e fazer mais perguntas. Para obter mais informações, consulte Como o Explicar os dados ajuda a aumentar sua análise. Para obter informações sobre quais características tornam uma fonte de dados mais interessante para uso com Explicar os dados, consulte Requisitos e considerações para uso do Explicar os dados.

Acesso para Explique os dados

Explique os dados é habilitado por padrão no nível do site. Os administradores de servidor (Tableau Server) e os administradores de site (Tableau Cloud) podem controlar se Explique os dados está disponível para um site. Para obter mais informações, consulte Desabilitar ou habilitar Explique os dados para um site.

Os autores que podem editar pastas de trabalho e têm o recurso de permissão Executar Explique os dados para uma pasta de trabalho podem executar Explique os dados no modo de edição. Todos os usuários com o recurso Executar Explicar os dados podem executar dados explicativos no modo de exibição no Tableau Server e no Tableau Cloud.

Os autores podem usar as configurações de dados de explicação para controlar quais tipos de explicação são exibidos no painel de dados de explicação.

Para obter informações sobre como controlar o acesso aos dados explicativos, tipos de explicação e campos, consulte Controle de acesso a Explicar os dados.

Como o Explicar os dados ajuda a aumentar sua análise

Explicar os dados é uma ferramenta que revela e descreve os relacionamentos dos seus dados. Não é possível dizer o que está causando os relacionamentos ou como interpretar os dados. Você é o especialista em seus dados. O conhecimento de domínio e a intuição são fundamentais para ajudar a decidir quais características podem ser interessantes para explorar ainda mais, usando diferentes exibições. Para obter as informações relacionadas, consulte Como funciona o Explicar os dados e Requisitos e considerações para uso do Explicar os dados.

Para obter mais informações sobre como funciona o Explicar os dados e como usá-lo para incrementar sua análise, consulte estas apresentações da Conferência do Tableau:

Agradecemos seu feedback!