O que há de novo no Tableau

Consulte resumos de novos recursos para obter as versões suportadas atualmente.

Adicionado na versão 2019.4

Conectar aos dados e preparar os dados

Projetar exibições e analisar dados

Preparar, criar e exibir dados na Web

Colaborar com o Tableau Online e o Tableau Server

Instalar e implementar o Tableau

Compartilhar os dados de uso com o Tableau

O Tableau coleta dados que nos ajudam a saber como nossos produtos estão sendo usados, para que possamos melhorar os recursos existentes e desenvolver novos. Todos os dados de uso são coletados tratados de acordo com a Política de privacidade do Tableau. Mas você pode optar por sair se não quiser participar.

A opção de não participação mudou. A coleta de dados de uso é ativada por padrão. Se você não quiser participar, marque a caixa de seleção Não enviar os dados de uso do produto no instalador ou a caixa de diálogo Personalizar instalador (MacOS) ou no menu Ajuda após a instalação.

Para obter mais informações, consulte Desativar relatórios de uso no Guia de implantação do Tableau Desktop e do Tableau Prep.

Os drivers de banco de dados padrão não são mais instalados automaticamente para MacOS

Ao instalar o Tableau Desktop no Mac, apenas o banco de dados PostgreSQL é instalado automaticamente. Se você precisar de outros drivers para se conectar aos dados, poderá instalá-los na página Download de driver.

Conectar aos dados e preparar os dados

Adição de suporte para seis conectores de dados

Use os conectores abaixo para se conectar aos dados do Tableau:

Adição de suporte para plug-ins do conector

É possível se conectar aos dados usando os conectores criados com o Tableau Connector SDK. Para obter mais informações, consulte Plug-ins do conector criados com o Tableau Connector SDK. Para obter informações sobre o Tableau Connector SDK, consulte o Tableau Connector SDK no GitHub.

Converter uma hierarquia de nível do SAP HANA no Tableau

Quando você conecta o Tableau a uma exibição de cálculo do SAP HANA com uma hierarquia de nível, a estrutura da hierarquia de nível do SAP HANA aparece no painel Dados. Se quiser modificar a hierarquia de nível do SAP HANA no Tableau, será necessário convertê-la em uma hierarquia de usuários. Para obter mais informações, consulte Converter uma hierarquia de nível do SAP HANA para uma hierarquia de usuários.

Projetar exibições e analisar dados

Mais dados considerados pelo Explique os dados

Agora o Explique os dados analisa as medidas não visualizadas na fonte de dados que podem afetar o valor de uma marca. As explicações mostram a relação entre a medida pretendida e a medida não visualizada para todas as marcas na visualização de origem.

Agora os campos calculados com o tipo de agregação AGG (como cálculos de taxa) podem ser analisados. Para todas as explicações de dimensão e medida não visualizadas, os campos calculados não visualizados são considerados candidatos a explicações.

Vá de uma planilha para painéis e histórias relacionados

Para acessar rapidamente os painéis e as histórias em que uma planilha é exibida, clique com o botão direito do mouse na aba da planilha à direita e abra o novo menu Usado em. Pense nisso como um complemento do comando Ir para a planilha disponível nos painéis e nas histórias. Usando os dois recursos juntos, é possível otimizar rapidamente os designs e dados da planilha para melhor se adequar aos layouts e pontos de história do painel.

Para obter mais informações, consulte Navegar entre planilhas, painéis e histórias.

Identificar e selecionar contêineres de layouts primários com facilidade

No menu de cada objeto de painel, agora os nomes personalizados dos contêineres de layouts primários são exibidos, permitindo que você os identifique e selecione facilmente.

Para obter mais informações, consulte Agrupar itens usando os contêineres de layout.

Adicionar layouts de telefone automaticamente aos painéis existentes

Para criar layouts de telefone automaticamente, sempre que você abrir painéis antigos que não os possuem, selecione Painel > Adicionar layouts de telefone aos painéis existentes.

Para obter mais informações, consulte Adicionar layouts de telefone automaticamente.

Garantir a segurança dos dados com extensões de painel de área restrita

Novas extensões de painel de área restrita executadas em um ambiente protegido, sem acesso a qualquer outro recurso ou serviço na Web. Como autor, você pode incorporar rapidamente as extensões de área restrita nos painéis, pois não exigem a aprovação do administrador do Tableau.

Para ver todas as extensões de área restrita disponíveis, acesse extensiongallery.tableau.com.

Para obter mais informações, consulte Usar extensões de painel.

Melhorias na classificação aninhada

Realize um Tipo aninhado nas medidas e dimensões discretas com a mesma facilidade que você esperava do recurso Classificação aninhada do Tableau Desktop.

Fluxo de trabalho primorado ao usar mapas em segundo plano WMS ou Mapbox

Adicione mapas em segundo plano do serviço Mapbox ou Web Map Service à visualização com a caixa de diálogo de mapas nova e simplificada. Agora cada mapa em segundo plano está acessível diretamente no menu Mapas em segundo plano.

Para obter mais informações, consulte Utilização dos servidores Web Map Service (WMS) ou Usar mapas Mapbox.

Tabelas de autores com até 50 colunas e rolagem horizontal

Agora você pode criar grandes tabelas com até 50 colunas. Além disso, agora grandes tabelas com campos discretos têm rolagem horizontal.

Para alterar o número máximo de rótulos de linha e linha horizontal, os autores devem usar a caixa de diálogo Opções de tabela no Tableau Desktop.

Para obter mais detalhes, consulte Definir estrutura da tabela. Além disso, veja essa publicação em tabelas de 50 colunas pelo Tableau Public Ambassador Marc Reid no datavis.blog.

Preparar, criar e exibir dados na Web

Detectar exibições recomendadas

A nova página Recomendações no Tableau Server e Tableau Online recomenda as exibições a serem exploradas. O Recomendações ajuda você a localizar conteúdo útil no site, que não pode ser encontrado. Para obter mais informações, consulte Detectar exibições recomendadas no site do Tableau.

Recommendations

Escolher entre as categorias de sugestões do Pergunte aos dados

Para ajudar a responder perguntas rapidamente com o Pergunte aos dados, agrupamos as sugestões em quatro categorias: Análise básica de dados, Data e hora, Filtros e Tipos de visualização. Essas sugestões são um ótimo ponto de partida para a análise, que você pode revisar facilmente mais tarde, conforme necessário.

Para obter mais informações, consulte Criar exibições automaticamente com o Pergunte aos dados (Ask Data).

Compartilhar links para visualizações do Pergunte aos dados

É possível compartilhar visualizações do Pergunte aos dados rapidamente, sem sequer salvar uma planilha. Basta clicar no ícone do link acima da caixa de consulta e copiar um link que pode ser exibido por um pessoa com acesso à fonte de dados.

Comparar diferenças ao longo do tempo com o Pergunte aos dados

Agora o Pergunte aos dados permite comparar períodos com frases como “ano a ano”, “trimestre a trimestre” ou comparações semelhantes por mês, semana ou dia. As diferenças podem ser expressas em números absolutos ou em percentagem.

Para obter mais informações, consulte Comparar diferenças ao longo do tempo.

Consultar planilhas otimizadas nos telefones

Quando você visualiza planilhas individuais em um telefone celular, o Tableau exibe automaticamente um arranjo vertical de filtros, lendas e outros cartões.

Editar Dicas de ferramenta na Web

Agora você pode formatar, editar e usar dicas de ferramentas ao editar as pastas de trabalho na Web usando o mesmo processo que aprendeu no Tableau Desktop.

Para obter mais informações, consulte Formatar títulos, legendas e dicas de ferramentas.

Personalizar mapas na Web com camadas de mapa

As camadas do mapa permitem personalizar a aparência do mapa usando os recursos de edição na Web do Tableau.

Para obter mais informações, consulte Personalizar a aparência do seu mapa.

Colaborar com o Tableau Online e o Tableau Server

Compartilhar conteúdo rapidamente através do site do Tableau

A nova funcionalidade de compartilhamento permite que você compartilhe conteúdo com outras pessoas por meio do site do Tableau - não há necessidade de compor um e-mail separado. Além disso, se você fizer modificações em uma exibição, selecionando filtros ou marcas, essas alterações agora serão capturadas ao compartilhar. Para obter mais informações, consulte Compartilhar conteúdo da Web.

Share menu option

Solicitar acesso ao conteúdo

Agora você pode solicitar acesso ao conteúdo em que não tem permissão para ver um projeto, uma pasta de trabalho ou exibição. Quando alguém solicita o acesso, o Tableau encaminha um e-mail para a pessoa que controla as permissões desse conteúdo. Por exemplo, se uma pasta de trabalho solicitado estiver em um projeto em que as permissões são controladas no nível de projeto (projetos bloqueados), o proprietário do projeto recebe um e-mail com informações sobre a solicitação, um link para o conteúdo solicitado e as instruções sobre como conceder acessar ou gerenciar permissões.

Para obter mais informações sobre as opções de acesso, consulte Gerenciar itens da Web

Melhorias de acessibilidade para Viewers no Tableau Online e no Tableau Server

Ao selecionar um link para uma exibição ou pasta de trabalho no Tableau Online ou no Tableau Server, você pode usar um leitor de tela ou teclado para navegar nos menus da barra de ferramentas para colaboração, interagir com uma exibição acessível ou usar a opção “Pular para o conteúdo” para ignorar o painel de navegação e a barra de ferramentas e saltar direto para a exibição. Essa atualização também adiciona um indicador de foco para navegação via teclado. Anteriormente, as exibições precisavam ser inseridas para que a experiência fosse acessível nesse nível. Para obter mais informações, consulte Acesso via teclado para exibições do Tableau ou consulte Perguntas frequentes: acessibilidade para obter os Relatórios de conformidade de acessibilidade (VPATs) do Tableau.

Adicionado em versões anteriores

Adicionado na versão 2019.3

Personalizar idioma

Ajuda reprojetada

Conectar aos dados e preparar os dados

Projetar exibições e analisar dados

Preparar, criar e exibir dados na Web

Salvar e publicar fontes de dados e pastas de trabalho

Collaborate with Tableau Online and Tableau Server

Adição de suporte para italiano

O Tableau adicionou suporte para italiano. Agora é possível definir o Tableau para exibir a interface de usuário em um dos onze idiomas:

  • Chinês (simplificado)
  • Chinês (tradicional)
  • Inglês (Reino Unido)
  • Inglês (Estados Unidos)
  • Francês
  • Alemão
  • Italiano
  • Japonês
  • Coreano
  • Português
  • Espanhol

Para obter mais informações, consulte Definir o idioma de exibição do Tableau Desktop ou Alterar idioma e localidade do Tableau Online e Tableau Server.

Além de oferecer suporte ao italiano em todos os produtos do Tableau, a Ajuda também está disponível nesses idiomas. Para ler a ajuda no seu idioma preferido, navegue até a parte inferior da página principal da Ajuda do Tableau e selecione o idioma no rodapé.

Menu of language options

Design de ajuda

Fornecer feedback mais facilmente

Um ícone azul Enviar feedback é exibido no canto inferior direito de cada página de Ajuda para facilitar o envio de comentários sobre o conteúdo em um tópico. Clique no ícone para nos informar se um tópico foi útil para você e também para comentar sobre o que precisa melhorar.

Conectar aos dados e preparar os dados

Usar conexões do banco de dados para realizar uniões entre bancos de dados

Nas versões anteriores, ao realizar uniões entre bancos de dados entre um arquivo e um banco de dados, o Tableau coletaria todos os dados das fontes de dados para Hyper e realizaria a união lá. Dependendo do tamanho dos conjuntos de dados, essa operação pode demorar um pouco.

Agora, para melhorar o desempenho, você pode escolher permitir que o Tableau execute a união de colunas usando o banco de dados ao qual você está conectado. Se você escolher essa opção, o Tableau decide qual opção é mais rápida (Hyper ou o banco de dados conectado). Se o Tableau usar o banco de dados para realizar a união de colunas, os dados da fonte de dados de arquivo serão copiados para tabelas temporárias no banco de dados conectado. Antes de selecionar essa opção, verifique se o banco de dados é de uma fonte confiável.

Para ver essa nova opção, na guia Fonte de dados, adicione uma conexão de um tipo de arquivo compatível e uma conexão de uma fonte de dados compatível. Os seguintes tipos de arquivos e fontes de dados são compatíveis com esta versão:

Tipos de arquivo:

  • Microsoft Excel
  • PDF
  • Arquivos de texto (.csv, .txt .tsv ou .tab)

Fontes de dados:

  • Microsoft SQL Server
  • Oracle
  • PostgreSQL
  • Vertica

A opção União entre bancos de dados é exibida no canto superior direito da tela. Para alterar a forma como as uniões entre bancos de dados são realizadas, clique em Editar.

Na caixa de diálogo União cruzada de banco de dados, selecione a opção que deseja usar.

A opção selecionada é exibida na tela. Você pode alterar a seleção a qualquer momento. Essa opção está disponível no Tableau Desktop e para edição na Web no Tableau Server.

Para obter mais informações sobre como configurar as opções de processamento da união cruzada de bancos de dados, consulte Melhorar o desempenho da união entre bancos de dados.

Conectar-se a bancos de dados e tabelas com o Tableau Catalog (requer Data Management Add-On)

O Tableau Catalog está disponível como parte do Complemento de gerenciamento de dados para Tableau Server e Tableau Online. Quando o Tableau Catalog está habilitado no ambiente, além de se conectar a fontes de dados publicadas no Tableau Server e Tableau Online, você pode se conectar a bancos de dados e tabelas em Procurar dados no Tableau Desktop. Para obter mais informações, consulte Conectar-se a dados usando o Tableau Server ou o Tableau Online. Para obter informações sobre Catálogo do Tableau, consulte "Sobre o Tableau Catalog”, na Ajuda do Tableau Server ou do Tableau Online.

O Tableau Server é posicionado na parte superior do painel Conectar com uma nova página Pesquisar por dados

No painel Conectar , no Tableau Desktop, o Tableau Server é movido para a parte superior do painel, em Pesquisar por dados. Selecione o Tableau Server para se conectar ao Tableau Online ou ao Tableau Server.

Quando você se conecta ao Tableau Server 2019.3 ou versão posterior, na página Pesquisar por dados, é possível pesquisar e selecionar uma fonte de dados publicada para conexão. Quando o Tableau Catalog está habilitado no seu ambiente (o Complemento de gerenciamento de dados é necessário), também é possível pesquisar e conectar-se a bancos de dados e tabelas.

Para obter mais informações, consulte Conectar-se a dados usando o Tableau Server ou o Tableau Online. Para obter informações sobre Catálogo do Tableau, consulte "Sobre o Tableau Catalog”, na Ajuda do Tableau Server ou do Tableau Online.

Conectar arquivos espaciais na Web e outras melhorias do conector espacial

Conecte-se a arquivos espaciais ao criar na Web no Tableau Server ou no Tableau Online. Como um Creator, você pode carregar formatos de arquivo espaciais que exigem somente um arquivo (.kml, .geojson, .topojson e shapefiles Esri compactados em um arquivo *.zip e bancos de dados geográficos do arquivo Esri com a extensão .gdb.zip) na guia Arquivos ao criar uma nova pasta de trabalho e conectar aos dados. No Tableau Desktop, você agora pode se conectar aos shapefiles em uma pasta .zip e pastas do bancos de dados geográficos do arquivo Esri. Para obter mais informações, consulte Criadores: conectar a dados na Web e Criar mapas do Tableau com arquivos espaciais.

Conectar ao Databricks

Use o conector Databricks para conectar o Tableau aos seus bancos de dados do Databricks. Para obter mais informações, consulte Databricks.

Conexões aprimoradas com o TabPy

Os clientes podem habilitar a autenticação básica para TabPy ao solicitar nomes de usuário e senhas para conexões. Os aprimoramentos de registro permitem um rastreamento mais granular de quais usuários executam o código. Para obter mais informações, consulte Passar expressões para serviços externos.

Projetar exibições e analisar dados

Explore e inspecione exibições com Explicar os dados

Inspecione, descubra e aprofunde-se nas marcas em uma visualização usando o Explicar os dados. O Explicar os dados fornece uma nova janela para seus dados, propondo explicações estatísticas para uma marca selecionada, incluindo dados potencialmente relacionados da fonte de dados que não estão sendo usados na exibição atual.

Creators e Explorers com permissões de edição podem usar o Explicar os dados ao editar uma exibição na Área de trabalho ou editar uma exibição na Web no Tableau Online ou no Tableau Server.

As explicações fornecem informações e visualizações sobre os pontos de dados que podem afetar o valor da marca. Você pode então abrir as visualizações para explorar ainda mais. Para obter mais informações, consulte Inspecionar uma exibição usando o Explicar os dados.

Criar layouts de telefone com um fluxo de trabalho simplificado

Para sempre criar layouts de telefone para uma pasta de trabalho, selecione Painel > Adicionar layouts de telefone a novos painéis. (Esse comando foi previamente rotulado como "Gerar layouts de telefone automaticamente".)

Clique no novo ícone de cadeado para alternar rapidamente entre os layouts automáticos e manuais do telefone, que também podem ser selecionados por meio do menu pop-up:

  • A opção Gerar layout automaticamente sincroniza automaticamente todas as alterações no painel Padrão, economizando tempo.

  • Editar Layout cria um layout totalmente independente do Painel padrão, permitindo que você adicione e organize itens manualmente.

    Se você tiver optado por editar um layout de telefone, selecione Optimizar layout para otimizar rapidamente o posicionamento dos filtros, remover o espaço em branco e muito mais. (Esse comando foi previamente rotulado como "Reorganizar Layout".)

Para obter mais informações, consulte Criar layouts de painel para tipos de dispositivo diferentes.

Alternar rapidamente entre o calendário ISO-8601 e o calendário gregoriano padrão

Com o Tableau 2019.3, agora você pode alternar entre o uso do calendário ISO-8601 e o calendário gregoriano padrão na caixa de diálogo Propriedades de data .

O calendário ISO-8601 baseado em semana pode ser usado para criar Trimestres 4-4-5, uma maneira de dividir cada trimestre em segmentos de 4, 4 e 5 semanas, um sistema popular em relatórios financeiros e de varejo.

Para obter mais informações, consulte Calendário ISO-8601 baseado em semana.

Mais agregações disponíveis para ações de parâmetros

Agora, as ações de parâmetro são compatíveis com agregações de concatenação, primeiro quartil e terceiro quartil. Além disso, agora você pode criar parâmetros ao criar e editar uma ação de parâmetro.

Utilizar MAKEPOINT para converter coordenadas planas em latitude/longitude

Converte coordenadas planas em valores de latitude e longitude para uso na análise espacial e uniões espaciais. Quando criado em fontes de dados dinâmicas, esta função permite que você una os seus dados com outros arquivos espaciais utilizando um campo calculado, facilitando a criação de uma fonte de dados para análise espacial. Para obter mais informações, consulte Funções espaciais e Unir arquivos espaciais no Tableau.

Utilizar DISTANCE para medir entre pontos em um mapa

Calcula a distância entre dois pontos relacionados no mapa utilizando a função espacial Distance. Você pode especificar quilômetros, milhas, metros ou pés como a unidade de medida. Essa função só pode ser criada com uma fonte de dados dinâmica. Para obter mais informações, consulte Funções espaciais.

Preparar, criar e exibir dados na Web

Conectar-se a bancos de dados e tabelas com o Tableau Catalog durante a criação da Web (requer Complemento de gerenciamento de dados)

O Tableau Catalog está disponível no Complemento de gerenciamento de dados para Tableau Online e Tableau Server. Quando Catálogo do Tableau está habilitado em seu ambiente, além de navegar e conectar-se a fontes de dados publicadas a partir da guia Neste site, você pode conectar-se a mais tipos de dados, como bancos de dados e tabelas. Para obter mais informações, consulte Criadores: conectar a dados na Web. Para obter mais informações sobre Catálogo do Tableau, consulte "Sobre o Tableau Catalog”, na Ajuda do Tableau Server ou do Tableau Online.

Incorporar o Pergunte aos dados (Ask Data) às páginas da Web

Após fazer uma pergunta com o Pergunte aos dados (Ask Data), um ícone Inserir código aparece na barra de ferramentas. Clique nele para copiar o código que você pode incorporar em qualquer página da Web.

Quando as páginas da Web com o Pergunte aos dados (Ask Data) inserido carregarem, o Pergunte a dados abre a fonte de dados sem um visualização, aguardando que os usuários façam uma pergunta.

Para ver o Pergunte aos dados (Ask Data) inserido em uma página da Web, os usuários devem ter uma licença e permissão do Tableau para se conectar à fonte de dados.

Para obter mais informações, consulte Inserir Pergunte aos dados (Ask Data) em uma página da Web.

Ajustar filtros de data relativa com o Pergunte aos dados (Ask Data)

Para ajustar um filtro de data relativa com Pergunte aos dados (Ask Data), clique em palavras como “último”, “anterior”, “próximo” ou “seguinte”. Para obter mais informações, consulte Personalizar campos e seus dados.

Mostrar marcas superiores e inferiores no contexto do Pergunte aos dados (Ask Data)

Ao especificar limites numéricos como “cinco países principais”, o Pergunte aos dados (Ask Data) agora mostra essas discrepâncias no contexto da lista completa de uma dimensão.

Para mais informações, consulte Limites numéricos (valores superior e inferior).

Adicionar sinônimos para valores de campo com o Pergunte aos dados (Ask Data)

Se você for o proprietário de uma fonte de dados ou administrador do Tableau, já foi limitado a adicionar sinônimos para nomes de campo, mas agora você também pode adicioná-los para valores de campo. Para obter mais informações, consulte Adicionar sinônimos para nomes de campo e valores.

Pesquisar seu site do Tableau com resultados aprimorados

Ao pesquisar no Tableau Online e no Tableau Server, agora você pode visualizar uma página completa dos resultados da pesquisa. Esses resultados são divididos por tipo, e você pode filtrar e classificar os resultados para aumentar a precisão. Para obter mais informações, consulte Pesquisar no site do Tableau.

Search results page

Definir filtros de contexto

Agora você pode criar filtros de contexto (a opção Adicionar ao contexto na divisória Filtros) e filtros dependentes (a opção Apenas Valores relevantes em um controle de filtro mostrado em uma exibição).

Salvar e publicar fontes de dados e pastas de trabalho

Receber assinaturas como anexos em PDF

As assinaturas enviam por e-mail um instantâneo da exibição ou pasta de trabalho em um intervalo definido e agora você pode receber esses instantâneos como anexos em PDF. Para configurar uma assinatura como PDF, selecione Formatar > PDF ou Imagem e PDF ao criar uma assinatura no Tableau Online ou no Tableau Server. Para obter mais informações, consulte Criar uma assinatura para uma exibição ou pasta de trabalho

Criar um arquivo PowerPoint a partir de planilhas de pasta de trabalho selecionadas

Ao criar um arquivo do PowerPoint a partir da sua pasta de trabalho ou painel do Tableau, você pode selecionar quais planilhas e histórias devem ser incluídas. Cada planilha selecionada (ou ponto da história se estiver exportando uma história) se torna seu próprio controle deslizante no arquivo do PowerPoint gerado. Para obter mais informações, consulte Exportar exibições e pastas de trabalho.

Colaborar com o Tableau Online e o Tableau Server

Compartilhar mais tipos de conteúdo

Obtenha um link de compartilhamento fácil para projetos, pastas de trabalho, fontes de dados e fluxos, além de exibições, que você podia compartilhar anteriormente. Para obter mais informações, consulte Compartilhar conteúdo da Web.

Share menu option

Adicionado na versão 2019.2

Personalizar idioma

Ajuda reprojetada

Conectar aos dados e preparar os dados

Projetar exibições e analisar dados

Preparar, criar e exibir dados na Web

Salvar e publicar fontes de dados e pastas de trabalho

Colaborar com o Tableau Online e o Tableau Server

Personalizar idioma

Selecionar entre dez idiomas diferentes para o Tableau

O Tableau adicionou suporte para dois novos idiomas, chinês (tradicional) e inglês (Reino Unido). Agora é possível definir o Tableau para exibir a interface de usuário em um dos dez idiomas.

  • Chinês (simplificado)
  • Chinês (tradicional)
  • Inglês (Reino Unido)
  • Inglês (Estados Unidos)
  • Francês
  • Alemão
  • Japonês
  • Coreano
  • Português
  • Espanhol

Para obter mais informações, consulte Definir o idioma de exibição do Tableau Desktop ou Alterar idioma e localidade do Tableau Online e Tableau Server.

Além de oferecer suporte a dois novos idiomas em todos os produtos do Tableau, a Ajuda também está disponível nesses idiomas. Para ler a ajuda no seu idioma preferido, navegue até a parte inferior da página principal da Ajuda do Tableau e selecione o idioma no rodapé.

Menu of language options

Design de ajuda

Fornecer feedback mais facilmente

Um ícone azul Enviar feedback é exibido no canto inferior direito de cada página de Ajuda para facilitar o envio de comentários sobre o conteúdo em um tópico. Clique no ícone para nos informar se um tópico foi útil para você e também para comentar sobre o que precisa melhorar.

Conectar aos dados e preparar os dados

Conectar ao PostgreSQL + PostGIS e Pivotal Greenplum + dados espaciais do PostGIS

Utilize o Tableau para conectar-se aos dados espaciais no Pivotal Greenplum ou PostgreSQL com a extensão PostGIS. Com estes novos conectores espaciais, você pode utilizar o SQL personalizado para filtrar e validar os dados espaciais ou utilizar funções RAWSQL_SPATIAL para retornar objetos espaciais para análise espacial avançada. Para obter mais informações, consulte Conectar a dados espaciais em um banco de dados.

Usar recursos adicionados ao conector Marketo

O conector Marketo inclui estes novos recursos:

  • Uso da API em massa para recuperar dados para Todas as atividades, Leads e Leads por Lista - tabelas de <list name>, reduzindo o número de chamadas de API.
  • Suporte para recuperar o número de chamadas de API feitas usando as tabelas de Uso diário da API e Uso semanal da API para monitorar o uso da API e não exceder a cota.
  • Acesso a todas as tabelas Marketo, permitindo o acesso a dados que não estavam disponíveis anteriormente.

Para obter mais informações sobre o conector Marketo, consulte Marketo.

Conectar a serviços externos TabPy usando SSL

As conexões SSL com o TabPy não eram suportadas em versões anteriores. No Tableau Server 2019.2, você pode configurar conexões SSL. Crie visualizações usando a linguagem Python para análise avançada e aprendizado de máquina em um ambiente seguro. O TabPy pode ser hospedado remotamente no Tableau Server e você pode configurar conexões SSL para proteger dados em trânsito. Para obter mais informações, consulte Passar expressões para serviços externos.

Projetar exibições e analisar dados

Usar as ações de parâmetro para definir interativamente os valores de parâmetro

Use as ações de parâmetro para permitir que seu público altere um valor de parâmetro por interação direta com uma visualização, como clicar ou selecionar uma marca. É possível usar ações de parâmetro para gerar linhas de referência, cálculos, filtros e consultas SQL. Para obter mais informações, consulte Ações de parâmetro.

As ações de parâmetro abrem novas possibilidades para criar valores de resumo e estatísticas sem usar cálculos. Você pode definir as ações de parâmetro para permitir que os usuários selecionem várias marcas que são agregadas automaticamente em um único valor de parâmetro. Por exemplo, uma ação de parâmetro poderia mostrar a AVG(Vendas) ou COUNTD(Pedidos) das marcas atualmente selecionadas.

Fazer uma panorâmica, ampliar/reduzir e explorar com mapas em segundo plano do bloco de vetores

Os mapas no Tableau agora usam blocos vetoriais para a exploração mais rápida de dados geográficos. Os mapas agora são mais nítidos e suaves ao dinamizar e ampliar, e os rótulos e ícones redimensionam dinamicamente para caber em sua exibição. Os novos mapas de bloco de vetores substituem a tecnologia subjacente que aprimora os mapas em segundo plano do Tableau para uma experiência melhorada e mais nítida. A cartografia em segundo plano dos mapas do Tableau também foram atualizadas.

Personalizar a aparência do mapa com novos estilos e camadas

Você pode personalizar a aparência do seu mapa do Tableau com três novos estilos de mapa integrados: Ruas, Satélite e Áreas externas. Cada um desses estilos inclui novas opções de camada do mapa, como Pontos de interesse e Áreas úteis, para que você possa personalizar as informações exibidas pela sua análise. Para obter mais informações, consulte Personalizar a aparência do seu mapa.

Criar campos espaciais e utilizar uniões espaciais com MakePoint

Transforme os valores de latitude/longitude de arquivos de texto, Excel ou outras fontes de dados em campos espaciais com a função MakePoint. Essa função permite unir espacialmente seus dados de latitude/longitude utilizando um campo calculado; facilitando a agregação dos dados. Para obter mais informações, consulte Funções espaciais e Unir arquivos espaciais no Tableau.

Criar mapas de origem-destino utilizando a função MakeLine

Transforme os pontos relacionados no mapa em mapas de origem-destino usando a função espacial MakeLine. Para obter mais informações, consulte Funções espaciais.

Substituir as planilhas nos painéis

Você pode selecionar rapidamente uma planilha do painel e substituí-la por outra, mantendo qualquer preenchimento, borda ou cor de fundo e seu layout geral.

Para obter mais informações, consulte Criar um painel e adicionar ou substituir planilhas.

Usar texto para os botões de navegação nos painéis

Os objetos de botão permitem que o público-alvo navegue de um painel para o outro ou para outras planilhas ou histórias. Anteriormente, esses botões exibiam apenas imagens, mas agora é possível exibir um texto para indicar o destino de um botão.

Para obter mais informações, consulte Opções detalhadas para botões de navegação.

Mostrar e ocultar contêineres flutuantes nos painéis

Os botões Mostrar/Ocultar permitem que os visualizadores do painel alternem a visibilidade de contêineres de layouts flutuantes, exibindo-os apenas quando necessário. Esses botões são particularmente úteis quando você deseja ocultar temporariamente grupos de filtros para exibir mais detalhes de uma visualização.

Para obter mais informações, consulte Mostrar e ocultar contêineres flutuantes clicando em um botão.

Personalizar dicas de ferramentas da linha de referência

Adicione texto e campos personalizados às dicas de ferramentas da linha de referência. Para obter mais informações, consulte Linhas de referência, faixas, distribuições e caixas.

Desabilitar o ícone de classificação

Agora você pode desabilitar o ícone de classificação para controlar a classificação da exibição antes da publicação. Para obter mais informações, consulte Classificar dados em uma visualização.

Preparar, criar e exibir dados na Web

Fazer perguntas em um estilo de conversação com o Pergunte aos dados (Ask Data)

À medida que novas perguntas ocorrem no Pergunte aos dados (Ask Data), você pode revisar rapidamente as existentes em um estilo natural de conversação. Na caixa de texto com a mensagem “Ajuste sua pergunta ou desmarque tudo para começar de novo”, faça o seguinte:

  • Adicione funções com frases como "por país" ou "em dezembro".
  • Substitua os campos digitando "substituir [nome de campo existente] por [nome do novo campo]"
  • Remova os campos digitando "remover [nome de campo]"
  • Desmarque a visualização digitando "redefinir" ou "desmarcar".

Para obter mais informações, consulte Reformular a pergunta usando um estilo de conversação.

Aplicar cálculos simples com o Pergunte aos dados (Ask Data)

Para melhorar a análise de dados, o Pergunte aos dados (Ask Data) é compatível com cálculos simples entre duas medidas, que podem ser aplicados usando os símbolos abaixo:

+ soma as medidas

- calcula a diferença entre elas

* multiplica

/ divide

Para obter mais informações, consulte Aplicar cálculos simples.

Criar várias planilhas do Pergunte aos dados (Ask Data)

Você pode criar rapidamente várias visualizações diferentes de uma fonte de dados e salvá-las em uma nova pasta de trabalho. Abaixo de qualquer visualização no Pergunte aos dados (Ask Data), clique no ícone Adicionar planilha à direita das planilhas nomeadas.

Para obter mais informações, consulte Adicionar planilhas com outras visualizações.

Ver como as pessoas estão usando o Pergunte aos dados (Ask Data)

Se você for um proprietário de fonte de dados ou administrador do Tableau, o Pergunte aos dados (Ask Data) fornece um painel que revela as consultas e campos mais populares, o número dos resultados de visualizações clicadas pelos usuários e outras informações úteis. Os filtros permitem restringir os dados para usuários e intervalos de tempo específicos. Essas estatísticas ajudam a otimizar a fontes de dados para aumentar o sucesso dos usuários.

Para obter mais informações, consulte Ver como as pessoas usam o Pergunte aos dados (Ask Data) com a fonte de dados.

Melhorias adicionais ao Pergunte aos dados (Ask Data)

  • O Pergunte aos dados (Ask Data) agora suporta as visualizações do Mapa de variações, que são ideais para revelar exceções de muitas dimensões e medidas.

  • Quando você passa o cursor do mouse sobre as medidas contínuas à esquerda, os histogramas são exibidos nas dicas de ferramentas, mostrando rapidamente o intervalo de valores disponíveis.

  • Os termos como "Data", "Ano" e "Mês" agora são reservados para uso em funções analíticas, portanto, devem ser evitados em nomes de campo. Para obter a lista completa de termos reservados, consulte Nomes de campo que o Pergunte aos dados (Ask Data) usa para funções analíticas.
  • Os sinônimos para os nomes de campo agora podem ser alterados apenas pelos proprietários da fonte de dados e administradores do Tableau, proporcionando uma experiência mais consistente aos usuários. Para obter mais informações, consulte Adicionar sinônimos para nomes de campo e valores.

Criar, editar e remover parâmetros na criação da Web

Agora, na criação da Web, você pode criar parâmetros para substituir valores constantes em cálculos, filtros e linhas de referência. Para obter mais informações, consulte Criar parâmetros.

Salvar exibições personalizadas com a função Viewer (Visualizador)

Anteriormente, a criação de exibições personalizadas exigia uma licença Creator (Criador) ou Explorer (Explorador), mas agora os Viewers (Visualizadores) também podem criá-las. Qualquer pessoa com a URL de uma exibição personalizada pode ver os filtros e outras alterações aplicadas. No entanto, somente exibições personalizadas públicas criadas por Creators (Criadores) e Explorers (Exploradores) são visíveis para outras pessoas na caixa de diálogo Exibições personalizadas.

Para obter mais informações, consulte Usar exibições personalizadas.

Usar parâmetros com procedimentos armazenados no Tableau Online e Tableau Server

Ao criar uma fonte de dados no Tableau Online ou Tableau Server, agora é possível adicionar um procedimento armazenado com parâmetros em uma união. Quando um procedimento armazenado incluir parâmetros, você verá uma caixa de diálogo que exibe os parâmetros e seus tipos, conforme definido no banco de dados, e editará esses valores de parâmetro. Para obter mais informações, consulte Usar um procedimento armazenado.

Ver as marcas totais da sua exibição e mais na barra de status

A barra de status no canto inferior esquerdo do navegador mostra as informações sobre as exibições dos autores, incluindo marcas selecionadas em comparação a marcas totais, linhas e colunas e agregações. Para obter mais informações sobre a barra de status, consulte Informações da barra de status.

Menu de campo Soltar na criação da Web

Ao criar ou editar uma exibição na Web, você pode alterar a agregação de um campo usando o menu de campo Soltar. Basta clicar com o botão direito do mouse e arrastar (no macOS, clicar com o botão esquerdo do mouse pressionando a tecla Option e arrastar) um campo em qualquer cartão ou divisória, como linhas, colunas ou Filtros, e selecionar o tipo de agregação necessário. Isso solta o campo no cartão ou na divisória com a agregação selecionada.

Salvar e publicar fontes de dados e pastas de trabalho

Exportar histórias para o PowerPoint

Agora, ao usar a opção Exportar para o PowerPoint para exportar sua pasta de trabalho, cada ponto da história se torna um slide separado no arquivo PowerPoint gerado pelo Tableau. Para obter mais informações sobre a exportação da pasta de trabalho no PowerPoint, consulte Exportar exibições e pastas de trabalho.

Colaborar com o Tableau Online e o Tableau Server

Descobrir a nova aparência do Tableau Server e do Tableau Online

O site do Tableau agora facilita o início e a localização de conteúdo relevante com várias páginas novas e alterações de navegação.

Acessar rapidamente o conteúdo mais importante

Ao entrar no Tableau Online ou Tableau Server, você será recebido por uma nova Página inicial. Na Página inicial, é possível ver visualizações recentes, encontrar seu conteúdo favorito mais recente e descobrir o que é popular no site, tudo em um único lugar. O banner de boas-vindas e as ações na parte superior da página são adaptados para a sua função no site para ajudá-lo a começar.

Home page content overview

As páginas Favoritos e Recentes fornecem acesso a todo o seu conteúdo mais importante. Use as opções de classificação e filtragem no lado direito de cada página para localizar exatamente o que está procurando. Adicione ou remova o conteúdo favorito a qualquer momento, clicando no ícone de estrela do conteúdo. Junto com a Página inicial, você pode acessar as páginas Favoritos e Recentes no painel de navegação à esquerda.

Navegar no site com facilidade

O novo painel de navegação à esquerda permite alternar rapidamente entre páginas importantes do site, incluindo a página Explorar, onde é possível visualizar todo o conteúdo do site em um único lugar. O painel de navegação é responsivo para tamanhos de tela e pode ser recolhido para proporcionar um espaço ideal de navegação.

Navigation panel collapsing

Exibir os dados com o mínimo de interrupção

Quando você explora ou cria uma visualização no Tableau Online ou Tableau Server, o painel de navegação à esquerda desaparece para dar mais espaço para a análise. O cabeçalho compacto permite navegar pela hierarquia do projeto, pesquisar o site e acessar seus favoritos conforme necessário.

Visualization header showing favorites

Para saber mais sobre a navegação no site do Tableau, consulte Fazer um tour no site do Tableau.

Inscrever-se em alertas existentes

Quando você seleciona Alertas em qualquer exibição, um novo painel mostra os alertas existentes para a visualização exibida. Basta selecionar "Adicionar-me" para adicioná-lo a um alerta existente. Para criar um alerta visível para outras pessoas, selecione Tornar visível para outros usuários ao criá-lo. Os alertas criados antes da versão 2019.2 não são visíveis para outros usuários, mas podem ser atualizados para isso. Para saber mais, consulte Enviar alertas acionados por dados no Tableau Online ou no Tableau Server.

Adicionado na versão 2019.1

Ajuda reprojetada

Conectar aos dados e preparar os dados

Projetar exibições e analisar dados

Preparar, criar e exibir dados na Web

Salvar e publicar fontes de dados e pastas de trabalho

Colaborar com o Tableau Online e o Tableau Server

Design de ajuda

Menu de navegação direito

Atualizações foram feitas para ajudar a acessar nosso conteúdo, incluindo um novo menu à direita para digitalizar rapidamente e selecionar diferentes tópicos na página.

Conectar aos dados e preparar os dados

Conectar-se ao Data Warehouse do Azure SQL

Use o conector data Warehouse do Azure SQL para conectar o Tableau ao banco de dados data Warehouse do Azure SQL. Para obter mais informações, consulte Data Warehouse do Azure SQL.

Conectar-se ao Google Ads

Agora você pode conectar o Tableau a sua conta do Google Ads. Para obter mais informações, consulte Google Ads.

Conectar-se ao Google Drive

Acesse arquivos simples diretamente em seu Google Drive usando o conector do Google Drive. Para obter mais informações, consulte Google Drive.

Conectar-se ao MariaDB 

Use o conector MariaDB para se conectar a dados do MariaDB. Para obter mais informações, consulte MariaDB.

Usar SSL com o conector de Virtualização de dados da TIBCO

Agora, você pode conectar o Tableau à virtualização de dados da TIBCO usando o SSL. Para obter mais informações, consulte Virtualização de dados TIBCO.

Usar novos recursos do conector Snowflake

O conector do Snowflake agora suporta o uso do OAuth como um método de autenticação. O suporte para Boolianos e para as funções Mediana e Percentil também foi adicionado. Para obter informações sobre como conectar o Tableau a um data warehouse do Snowflake, consulte Snowflake.

Usar autenticação integrada com o conector Denodo

Use a Autenticação Integrada como um método de autenticação ao conectar o Tableau ao Denodo. Para obter mais informações, consulte Denodo.

Manter diferenciação de maiúsculas e minúsculas ao trabalhar com dados do Microsoft Excel

Se precisar manter a diferenciação de maiúsculas e minúsculas dos dados ao executar uniões, por exemplo, dados japoneses que diferenciam caracteres Kana, será possível habilitar a opção Manter a diferenciação de maiúsculas e minúsculas (Excel) no menu Dados. Quando essa opção é habilitada, o Tableau identifica exclusivamente os valores com uma capitalização diferente, em vez de combiná-los, resultando em um número diferente de linhas.

Para obter mais informações, consulte Sobre o trabalho com fontes de dados de várias conexões

Projetar exibições e analisar dados

Classificar em dois eixos e outras melhorias na classificação aninhada

Com o Tableau Desktop 2019.1, o recurso de classificação aninhada recebeu uma atualização significativa. Os novos recurso da classificação aninhada inclui a classificação em dois eixos, ao acessar a classificação aninhada por meio da caixa de diálogo de classificação e selecionar um único campo para executar uma classificação aninhada. Para obter mais informações, consulte Classificar dados em uma visualização.

Novos dados de codificação geográfica para os mapas

O banco de dados de geocodificação por trás do seu mapa do Tableu foi atualizado. Enquanto a maioria dos mapas aparecerão da mesma forma que em versões anteriores do Tableau, em alguns casos a forma dos dados pode ter outra aparência ou conter dados de geocodificação diferentes. Para obter informações sobre dados específicos de localização, consulte Dados de mapa compatíveis.

Dar nomes exclusivos a itens do painel para facilitar a identificação

Para diferenciar melhor os itens do painel, agora você pode renomeá-los usando a área de Hierarquia de itens do painel Layout ou o menu suspenso para cada objeto na tela.

Para obter mais informações, consulte Dimensionar, posicionar, reordenar e renomear itens individuais do painel.

Direcionar de maneira flexível o conteúdo da Web dos painéis

Na primeira vez, você pode especificar o destino preciso para uma ação de URL, escolhendo entre uma nova guia do navegador ou um objeto de página da Web. Se um painel tiver vários objetos de página da Web, você poderá direcionar cada um deles com uma ação de URL exclusiva, criando designs visualmente dinâmicos. E o gerenciamento de vários objetos de página da Web é muito mais fácil agora que você pode renomeá-los.

Neste exemplo, selecionar marcas na exibição passa parâmetros de latitude e longitude para dois objetos de página da Web diferentes, cada um direcionado por uma ação de URL exclusiva. (Imagens incríveis do site, cortesia de earth.nullschool.net.)

Para obter mais informações, consulte Abrir uma página da Web com uma ação de URL e Exibir interativamente uma página da Web em um painel.

Criar layouts de telefone automaticamente

Por padrão, os layouts de telefone otimizados agora são gerados automaticamente sempre que você criar um novo painel. Para criá-los somente para painéis específicos, no menu Painel , desmarque a opção Gerar automaticamente layouts de telefone.

A opção padrão Usar layout automático sincroniza automaticamente todas as alterações no painel Padrão, economizando tempo. Se você escolher Editar o layout sozinho,o layout de Telefone ficará totalmente independente e será necessário adicionar e organizar manualmente os itens para refletir as alterações no painel Padrão.

Para obter mais informações, consulte Criar layouts de painel para tipos de dispositivo diferentes.

Preparar, criar e exibir dados na Web

Aproveitar a navegação de conteúdo aprimorada

Com o Tableau Online e o Tableau Server 2019.1, você tem uma nova maneira de navegar pelo conteúdo compartilhado. Ao abrir um projeto, você poderá ver todo o conteúdo contido nele (pastas de trabalho, exibições, fontes de dados, fluxos e projetos aninhados) em uma única grade ou lista. Localizar conteúdo é fácil, pois não é mais preciso navegar em páginas separadas para diferentes tipos de conteúdo. Para obter mais informações, consulte Fazer um tour no site do Tableau.

Project showing a mixture of content types

Pergunte aos dados (Ask Data) para criar uma visualização automaticamente

O recurso Pergunte aos dados (Ask Data) apresenta uma nova forma de interagir com seus dados, permitindo digitar uma pergunta e obter uma resposta instantaneamente no Tableau. As respostas são apresentadas na forma de visualizações de dados automáticas, sem a necessidade de arrastar e soltar campos manualmente ou de entender as nuances da sua estrutura de dados.

O Pergunte aos dados (Ask Data) permite fazer perguntas sofisticadas naturalmente, com suporte a conceitos analíticos fundamentais como séries de tempo e análise espacial, além de um entendimento de sentenças coloquiais como “last year”, “earliest” e “most popular”.

O Pergunte aos dados (Ask Data) está disponível para todas as funções de usuário com acesso direto a fontes de dados: Creators (Criadores), Explorers (Exploradores) e Interactors (Interagentes).

Para obter mais informações, consulte Criar exibições automaticamente com o Pergunte aos dados (Ask Data).

Usar novos conectores de nuvem para a criação na Web

Use os conectores do Box, Dropbox, Google Drive, Google BigQuery e OneDrive para conectar o Tableau Online ou o Tableau Server aos seus dados. Para obter mais informações, consulte Criadores: conectar a dados na Web.

Preparar dados para a criação na Web com essas melhorias

Na versão 2019.1, os autores que se conectam a uma nova fonte de dados no Tableau Online ou no Tableau Server agora podem Executar o SQL inicial, Conectar a uma consulta de SQL personalizado e adicionar um Cálculo de união para solucionar incompatibilidades em uma união.

Fazer uma panorâmica, ampliar/reduzir e explorar com mapas em segundo plano do bloco de vetores

Os mapas criados no ou publicados pelo Tableau Online ou Tableau Public agora usam blocos de vetores para uma exploração de dados geográficos mais rápida. Os mapas agora são mais nítidos e suaves ao dinamizar e ampliar, e os rótulos e ícones redimensionam dinamicamente para caber em sua exibição. Os novos mapas de bloco de vetores substituem a tecnologia subjacente que aprimora os mapas em segundo plano do Tableau para uma experiência melhorada e mais nítida. A cartografia em segundo plano dos mapas do Tableau também foram atualizadas.

Veja novos dados demográficos no Tableau Online e no Tableau Public

O Tableau Online e o Tableau Public têm uma fonte de dados demográficos nova e diferente do Tableau Desktop. Se o seu mapa usar uma camada de dados demográficos no Tableau Desktop, talvez você perceba algumas pequenas diferenças quando esse mapa for publicado no Tableau Online ou no Tableau Public, incluindo o período de tempo e as quebras de valor em uma legenda. Além disso, os mapas que usam a opção de camada de dados “Bloquear grupo” no Tableau Desktop serão atualizados automaticamente para “Área de recenseamento” quando publicados no Tableau Online ou no Tableau Public. Quando os mapas forem publicados no Tableau Online ou no Tableau Public, seis camadas de dados demográficos exibidas no Tableau Desktop estarão ausentes:

  • Projeções de crescimento da população
  • Projeções de crescimento da família
  • Projeções de crescimento das unidades de habitação
  • Renda de compra efetiva (mediana)
  • Estrutura do ano construída (mediana)
  • Tempo de residência (média em anos)

A publicação de mapas do Tableau Desktop no Tableau Server não resultará em discrepâncias.

Alternar entre layouts de desktop e dispositivos móveis

Se os usuários do Tableau Online ou do Tableau Server encontrarem um layout de telefone ou tablet muito limitado, eles poderão clicar em Ver layout de desktop na barra de ferramentas. Este botão de alternância permite que os usuários alternem de volta para o layout de dispositivo móvel a qualquer momento.

Para obter mais informações, consulte Confirmar qual layout será exibido por um dispositivo.

Melhorias de filtro

Use Ctrl+clique (clique pressionando a tecla Control, no Mac) para selecionar vários valores em um filtro de diversos valores na exibição. Os valores selecionados podem ser não contínuos e são indicados com um destaque cinza. Quando os valores forem selecionados, você poderá clicar em qualquer uma das caixas de seleção para desmarcar ou escolher os valores ao mesmo tempo.

Salvar e publicar fontes de dados e pastas de trabalho

Exportar e baixar pastas de trabalho para o PowerPoint

Exporte todas as exibições e painéis em sua pasta de trabalho para PowerPoint com um clique. Essa opção cria um novo arquivo PowerPoint com imagens estáticas de cada planilha da pasta de trabalho. Quando o arquivo é gerado a partir do Tableau Online ou do Tableau Server, o novo arquivo PowerPoint fornece uma pasta de trabalho onde você pode ver os dados mais recentes e interagir com eles. Para otimizar as imagens do PowerPoint, selecione Tamanho > PowerPoint (1600x900) no layout do painel. Para obter mais informações, consulte Exportar exibições e pastas de trabalho.

Visualizar layouts de dispositivo na Web

Para ver como seus designs serão exibidos em dispositivos móveis, clique em Visualizar layouts de dispositivos no navegador ao concluir a publicação. Em seguida, escolha um tipo de dispositivo acima da visualização e um painel específico no menu à direita.

Para obter mais informações, consulte Etapas abrangentes para publicar uma pasta de trabalho.

Colaborar com o Tableau Online e o Tableau Server

Ser notificado quando as inscrições forem suspensas

Ao assinar uma exibição ou pasta de trabalho, você recebe um instantâneo do conteúdo por e-mail com intervalos regulares. Agora, você receberá uma notificação por e-mail se algo causar falha na assinatura, com links para retomar ou excluir o alerta de falha. Para obter mais informações, consulte Criar uma assinatura para uma exibição ou pasta de trabalho

Adicionado na versão 2018.3

Ajuda reprojetada

Aprimoramentos na pesquisa, navegação e no layout

Os resultados de pesquisa na ajuda do produto foram expandidos para incluir resultados de todos os produtos do Tableau e artigos de ajuda. O layout e a navegação da Ajuda, como o posicionamento da tabela de conteúdos e navegação foram atualizados para criar uma experiência de ajuda entre produtos mais consistente.

Conectar aos dados e preparar os dados

Armazenar dados de extração em várias tabelas

É possível configurar sua extração para ter seus dados armazenados em várias tabelas. Armazenar os dados de extração em várias tabelas pode aprimorar o desempenho e ajudar a reduzir o tamanho do arquivo. Para obter mais informações, consulte Decidir como os dados de extração devem ser armazenados.

Novo conector Outros bancos de dados (ODBC)

Use o conector Outros bancos de dados (ODBC) para conectar-se a arquivos ou tipos de banco de dados que não estejam listados em Conectar e que usem um driver de banco de dados que implementa o padrão JDBC (Java Database Connectivity). Para obter mais informações, consulte Outros bancos de dados (JDBC).

Novos arquivos espaciais compatíveis

Use o conector Arquivos espaciais para conectar-se a arquivos TopoJSON files, Esri File Geodatabase e arquivos KML (Keyhole Markup Language) com várias camadas. Para obter mais informações, consulte Criar mapas do Tableau com arquivos espaciais.

Projetar exibições e analisar dados

Criar mapas e gráficos de densidade

Crie e interaja no Tableau Desktop, Tableau Online ou no Tableau Server

Use a marca de densidade para criar mapas e gráficos que podem ajudá-lo a identificar os “pontos de acesso” em seus dados. A marca de densidade permite que os usuários vejam informações de dados muito populados e visualize-os como uma superfície harmoniosa que pode revelar padrões ou concentrações relativas que poderiam estar ocultas devido a marcas sobrepostas. Para obter mais informações sobre a criação de mapas e gráficos de densidade, consulte Criar Mapa de variações que mostram tendência ou densidade no Tableau, Criar com Marcas de densidade (Mapa de variações) e Marcas de densidade.

Usar ações de conjunto para permitir que o público-alvo altere valores definidos

Crie no Tableau Desktop para interação no Tableau Desktop, Tableau Online e Tableau Server.

Permita que seu público-alvo selecione quais valores estão em um conjunto ao interagir diretamente com marcas em uma visualização. Você pode usar ações de conjunto para conduzir cálculos visualmente e criar visualizações e análise comparativas diversificadas, como a varredura proporcional.

A ações de conjunto podem ser usadas em diversos conjuntos para interações mais complexas. Neste exemplo, os conjuntos e campos calculados estão trabalhando junto com ações de conjunto para Categoria e Subcategorias de forma a atualizar a visualização como base em quais marcas são selecionadas. Quando um usuário clica em uma categoria, suas subcategorias são exibidas. Quando um usuário clica em uma subcategoria, seus fabricantes são exibidos. Para obter mais informações, consulte Ações de conjunto.

As ações de conjunto devem ser criadas no Tableau Desktop para estarem disponíveis para uso no Tableau Online e no Tableau Server.

Conexões RServe codificadas

Conecte-se ao RServe como um serviço externo em um canal codificado a partir do Tableau Desktop. Transfira dados com uma conexão SSL/TLS segura para integração do RServe. Para obter mais informações, consulte Passar expressões para serviços externos.

Navegue de painéis com mais facilidade

Dois novos recursos de painel facilitam a navegação para outras planilhas: Ambos mantêm os filtro e marcas selecionados e permitem acessar as planilhas publicadas como exibições separadas (sem guias visíveis).

  • O objeto Botão fornece uma forma rápida de navegação de um painel para outro ou para outras planilhas ou histórias. Para revelar o destino do botão, adicione uma imagem personalizada e um texto informativo de dica de ferramenta que aparece quando o usuário passa o cursor sobre o objeto.

    Para obter mais informações, consulte Adicionar objetos e definir suas opções.

  • ação Ir para a planilha, que você pode criar somente no Tableau Desktop, permite que os usuários naveguem para outras painéis, planilhas ou histórias ao clicarem em uma marca ou em um item do menu de dica de ferramenta.

    Para obter mais informações, consulte Ações e painéis.

Fundos de planilha transparentes nos painéis

Para tornar uma planilha transparente, defina a cor de fundo como Nenhuma. Integre visualmente os elementos em todo o painel ao com filtros, marcadores de destaque e parâmetros transparentes. Para obter mais informações, consulte Integrar visualmente elementos com transparência.

Reorganizar layouts de telefone automaticamente

Ao ajustar itens do painel em um layout de telefone, clique no menu pop-up à direita de Telefone e selecione Reorganizar o layout para otimizar o posicionamento dos campos, remover espaços em branco, entre outras coisas.

No exemplo abaixo, os filtros são movidos automaticamente para cima, para que os usuários em telefones não precisem rolar para baixo para encontrá-los.

Para obter mais informações, consulte Criar layouts de painel para tipos de dispositivo diferentes.

Preparar, criar e exibir dados na Web

Pesquisa de conteúdo aprimorada

Com o Tableau Online e o Tableau Server 2018.3, você pode ver uma prévia do ambiente de criação na Web reorganizado (UI). A nova interface do usuário permite ver vários tipos de conteúdo (exibições, pastas de trabalho, fontes de dados, fluxos, projetos) em uma grade ou lista. Por exemplo, agora você pode ver todo o conteúdo de um projeto específico, assim como os subprojetos.

Essa nova experiência pretende tornar a descoberta de conteúdo mais intuitiva, e é a primeira de um conjunto de alterações planejadas que têm como objetivo aprimorar o auto atendimento e governança de seu conteúdo do Tableau.

Para testar a nova interface do usuário, peça ao administrador para habilitar a configuração a nível de site que fornecemos. Para obter mais informações, consulte Visualizar a experiência de navegação de conteúdo na Ajuda do Tableau Server 2018.3 (este artigo também se aplica ao Tableau Online).

Depois de acessar a nova interface do usuário, faça logon em nosso site Feedback antecipado. Lá, você poderá compartilhar suas ideais e obter nossas atualizações de desenvolvimento regulares.

Adicionar objetos de imagem aos painéis

Agora é possível adicionar imagens aos painéis ao criar na Web. O novo objeto Imagem permite ajustar o tamanho da imagem, adicionar uma URL de destino que é exibida ao clicar na imagem, além de adicionar texto Alt, que aprimora a acessibilidade do seu painel para usuários que usam leitores de tela.

Ao exibir um painel na Web clique em Editar. Na seção Objetos à esquerda, arraste Imagem até o painel à direita.

Para obter mais informações, consulte Adicionar objetos e definir suas opções.

Duplicar como tabela de referência cruzada

Para criar uma nova planilha de referência cruzada com base nos dados da planilha atual no Tableau Online ou no Tableau Server, clique com o botão direito do mouse (clique pressionando a tecla Control no Mac) na guia da planilha e selecione Duplicar como tabela de referência cruzada. Essa ação insere uma nova planilha na pasta de trabalho e preenche a planilha com uma exibição de tabela de referência cruzada dos dados da planilha original.

Criar, mover e redimensionar anotações

Crie e exclua anotações ao clicar com o botão direito do mouse na exibição (em uma planilha ou um painel) e selecionar o tipo de anotação: ponto, marca ou área. Clique na anotação para selecioná-la, em seguida arraste para movê-la ou clique em uma alça de seleção para redimensioná-la. Clique novamente com o botão direito do mouse na anotação para editá-la ou removê-la.

Adicionado na versão 2018.2

Instalar e implementar o Tableau

Instalar o Tableau Bridge separadamente do Tableau Desktop

Agora, o Tableau Bridge é um cliente independente que é instalado separadamente do Tableau Desktop. Para obter mais informações sobre os requisitos do Tableau Bridge, a compatibilidade com versões anteriores do Tableau Desktop e o processo de instalação, consulte Instalar o Tableau Bridge na Ajuda do Tableau Online.

Observação: se instalar o Tableau Bridge no mesmo computador que o Tableau Desktop, você poderá iniciar o Tableau Bridge no menu Servidor como fazia em versões anteriores.

Conectar aos dados e preparar os dados

Unir arquivos espaciais

Agora é possível unir dois arquivos espaciais, tabelas de banco de dados espaciais (somente Microsoft SQL Server) ou campos espaciais em duas fontes de dados. Para obter mais informações, consulte Unir arquivos espaciais no Tableau.

Aprimoramentos no conector QuickBooks Online da Intuit

Vários aprimoramentos e alterações no conector QuickBooks Online da Intuit proporcionam mais flexibilidade. Novos tipos de transação foram incluídos na tabela Itens de linha de vendas e despesas: Crédito do fornecedor, Nota de crédito, Entrada no diário, Depósito, Estimativa, Pagamento de fatura, Pagamento, Pedido de compra e Recibo de reembolso. Além disso, as informações da conta foram adicionadas a Nota de crédito e Crédito do fornecedor.

Agora, as tabelas de transações individuais têm um novo campo chamado "Tipo de transação", para que você possa unir outras tabelas à tabela Itens de linha de vendas e despesas.

Projetar exibições e analisar dados

Realizar uma classificação aninhada com um clique

Agora você pode usar uma operação de classificação aninhada sem precisar criar campos calculados ou combinar dimensões. Para obter mais informações, consulte Classificar dados em uma visualização.

Estender a funcionalidade com extensões de painel

As extensões aumentam a funcionalidade do painel com objetos personalizados criados por desenvolvedores de terceiros. Com extensões, você pode adicionar recursos exclusivos a painéis ou integrá-los diretamente a aplicativos fora do Tableau.

É fácil adicionar uma extensão. No Tableau Desktop ou no modo de criação na Web do Tableau Online ou do Tableau Server, basta arrastar o objeto Extensão para um painel. Em seguida, clique em Galeria de extensões para escolher entre todas as extensões disponíveis ou em Minhas extensões para selecionar uma extensão baixada anteriormente. (Para navegar diretamente até a Galeria de extensões, acesse extensiongallery.tableau.com.)

Para obter mais informações, consulte Usar extensões de painel.

Alinhar itens do painel visualmente com uma grade

Para apresentar um design visualmente consistente, organize e dimensione os itens do painel em uma grade. Escolha Painel > Mostrar grade ou ative e desative a grade rapidamente ao pressionar a tecla G.

Para obter mais informações, consulte Dimensionar, posicionar, reordenar e renomear itens individuais do painel.

Posicionar e dimensionar itens flutuantes de forma precisa com as teclas de seta

Para posicionar itens flutuantes de forma precisa, pressione as teclas de seta para mover 1 pixel ou as teclas Shift+seta para mover 10 pixels. Para redimensionar itens, adicione Alt (Windows) ou Option (macOS) aos atalhos acima.

Ver uma prévia ao arrastar itens flutuantes do painel

Para dar uma ideia clara de como os itens movidos serão exibidos em um novo local, uma prévia é exibida enquanto você os arrasta.

Tornar filtros, parâmetros e destaques transparentes flutuantes em painéis

Para conectar filtros, parâmetros e destaques visualmente a dados relacionados, torne esses itens, que agora são transparentes por padrão, flutuantes. O texto sempre permanece totalmente opaco, mantendo a legibilidade.

Para obter mais informações, consulte Colocar lado a lado itens do painel ou torná-los flutuantes.

Otimizar os layouts de painel automaticamente para dispositivos móveis

Quando você cria um layout de dispositivo, agora o Tableau Desktop é otimizado automaticamente para o tipo de dispositivo, ajustando a organização dos itens do painel para adaptá-los melhor a um telefone ou tablet. Normalmente, esses layouts automáticos atendem a todas as necessidades dos usuários móveis, mas você sempre pode personalizar ainda mais um layout.

Para obter mais informações, consulte Criar layouts de painel para tipos de dispositivo diferentes.

Mostrar valores negativos em um eixo logarítmico

No Tableau Desktop e na criação na Web, ao selecionar a escala Logarítmica para um eixo, agora você tem a opção de especificar Simétrico para exibir dados que contêm valores 0 ou negativos em um eixo de escala logarítmica. Para obter detalhes relacionados, consulte Alterar a escala do eixo para revertida ou logarítmica.

Usar o padrão de data ISO 8601 em campos calculados

Ao criar um cálculo de data, agora você tem a opção de usar o padrão internacional ISO 8601 para resolver o cálculo. Para obter mais informações, consulte Funções de data.

Preparar, criar e exibir dados na Web

Atalhos de teclado para a criação na Web

Use os atalhos de teclado para criar e editar exibições rapidamente na Web. Para obter mais informações, consulte Atalhos para a criação na Web.

Criar fontes de dados com várias conexões e uniões entre bancos de dados

Adicione uma segunda conexão à fonte de dados e combine tabelas de bancos de dados diferentes usando uma união entre bancos de dados. As fontes de dados com várias conexões podem ser salvas para serem usadas por outras pessoas da sua organização. Para saber mais sobre uniões entre bancos de dados, consulte Unir colunas de dados.

Unir linhas de dados na Web

É possível criar novas uniões e adicioná-las a uniões na mesma conexão no Tableau Online e no Tableau Server. Para saber mais, consulte Unir linhas de dados.

Dinamizar dados na Web

Ao trabalhar com fontes de dados baseadas em arquivo na Web, você pode dinamizar os dados do formato de tabela de referência cruzada para o formato de colunas. Para obter mais informações, consulte Dinamizar dados de colunas para linhas.

Copiar dados na Web

Copie os valores na grade de dados selecionando-os e pressionando Ctrl+C (Windows) ou Command+C (Mac). Como alternativa, para copiar os valores na grade de metadados, selecione os valores, clique com o botão direito do mouse e selecione Copiar.

Pesquisa de esquema

Localize campos de dados rapidamente no painel Dados usando a pesquisa de esquema.

Melhorias na anotação

Crie e exclua anotações ao clicar com o botão direito do mouse na exibição (em uma planilha ou um painel) e selecionar uma anotação de marca ou de ponto. Clique novamente com o botão direito do mouse na anotação para editá-la ou removê-la.

Botão Editar eixo em eixos

Agora, você tem duas maneiras de abrir a caixa de diálogo Editar eixo. Focalize próximo à parte superior do eixo (eixo vertical) ou à direita (eixo horizontal) e clique na seta suspensa que aparecer. Ou clique duas vezes no eixo.

Melhor controle da classificação

Agora você pode acessar a caixa de diálogo Classificar clicando com o botão direito do mouse em um campo de dimensão na divisória Linhas ou Colunas em uma exibição.

Colaborar com o Tableau Online e o Tableau Server

Incluir colegas em conversas sobre dados com @mentions

Para envolver pessoas em uma conversa sobre dados interessantes encontrados em uma exibição, use @mention para mencioná-los em comentários. Quando você começa a digitar um nome, as pessoas correspondentes às contas do Tableau na sua organização aparecem em uma lista na qual você pode fazer escolhas. Para obter mais informações, consulte Comentários sobre exibições.

Criar alertas de dados rapidamente em exibições personalizadas

Se tiver alterado uma exibição (por exemplo, ao ajustar filtros), agora você poderá criar alertas sem primeiro salvar uma exibição personalizada. Para obter mais informações, consulte Enviar alertas acionados por dados no Tableau Online ou no Tableau Server.

Salvar e publicar fontes de dados e pastas de trabalho

Verificar como a pasta de trabalho ficará em uma versão anterior

É importante saber como sua pasta de trabalho será afetada antes de exportá-la para uma versão anterior do Tableau. Agora, o comando Arquivo > Exportar como fornece uma ideia clara, informando se a pasta de trabalho será alterada e quais recursos não são compatíveis.

Adicionado na versão 2018.1

Licenciamento do Tableau

Novas licenças com prazo limitado baseadas no usuário agora disponíveis

Agora o Tableau oferece diferentes tipos de chaves de licença com prazo limitado baseadas em usuário que fornecem diversos recursos de criação na Web, entre outros, com faixas de preço variadas. Isso dá mais flexibilidade à organização para adequar as licenças às necessidades de análises de dados e visualizações para diferentes usuários. Para saber mais, consulte Licenças baseadas em usuário, ou para ver os recursos de cada licença, consulte Preços do Tableau.

Instalar e implementar o Tableau

Registrar o Tableau Desktop na linha de comando

Agora, ao instalar o Tableau Desktop na linha de comando (para Windows) é possível registrar o produto como parte da instalação sem que seja necessário concluir o registro de novos usuários por meio da interface do usuário ou como uma operação de linha de comando separada.

Adicione uma única linha de comando que inclua a opção do instalador REGISTER=“1”. Durante o processo de instalação, o instalador executará o processo -register e adicionará as informações de registro. Este processo usa as informações de registro da seguinte localização no registro: HKEY_CURRENT_USER\Software\Tableau\Registration\Data.

Para saber mais sobre a adição desas informações no registro e sobre as configurações da propriedade -register, consulte as seções "Registrar o Tableau Desktop" e "Propriedades do instalador" em Implantar o Tableau Desktop.

Requisitos do sistema Mac OS

A versão 2018.1 do Tableau Desktop para Mac exige um Mac OS X 10.11 El Capitan ou posterior. Todas as versões do Tableau Desktop 10.0 à 10.5 são compatíveis com o Mac OS X 10.10 Yosemite.

Conectar aos dados e preparar os dados

Suporte para arquivos config remotos para SAP NetWeaver Business Warehouse

Agora, o Tableau oferece suporte usando arquivos XML de paisagem localizados em um servidor HTTP remoto.

Conectar-se a colunas espaciais no Microsoft SQL Server

Agora, você pode usar colunas espaciais quando se conecta ao Microsoft SQL Server no Tableau. Você também pode usar SQL personalizada e RAWSQL para realizar uma análise espacial avançada no Tableau. Para obter mais informações, consulte Conectar a dados espaciais em um banco de dados.

Nome do novo conector

A partir do Tableau 2018.1.4, o conector Cisco Information Server foi renomeado para Virtualização de dados da TIBCO.

Projetar exibições e analisar dados

Aplicar linhas de etapa e de salto

Altere o tipo de marca de linha para uma linha de etapa ou uma linha de salto clicando na propriedade Caminho no cartão Marcas.

As linhas de etapa e de salto podem ajudá-lo a visualizar e comparar parâmetros incrementais de alterações no decorrer do tempo. Use esses tipos de linha em dados numéricos que permanecem constantes por certos períodos de tempo, com alterações perceptíveis ou deltas: como saldos de contas, níveis de inventário ou taxas de juros. Para obter mais detalhes, consulte Desenhar caminhos entre marcas.

Dicas de objetos de análise

No painel Análise, os objetos de análise disponíveis variam com base no estado atual dos dados em uma visualização. Por exemplo, não é possível aplicar linhas de tendência à exibição quando contiver marcas empilhadas. As dicas de ferramenta no painel Análise explicam o motivo pelo qual o objeto de análise não está disponível, ou fornecem uma dica sobre o que é necessário para usar esse objeto na exibição.

Filtrar dados hierárquicos

Quando os dados na sua exibição incluírem hierarquias, os filtros para esses campos podem usar a opção Todos os valores na hierarquia. A sua experiência de filtragem agora corresponde aos relacionamentos principais/secundários na hierarquia.

Para obter detalhes sobre as opções de filtragem, consulte Definição de opções para interação de cartão de filtro e aparência.

Ocultar uma planilha de visualização na dica de ferramenta

Agora, você pode ocultar planilhas usadas como visualização na dica de ferramenta, da mesma maneira que você ocultaria planilhas usadas nas histórias ou painéis. Na planilha de destino que está na visualização na dica de ferramenta, clique em Ocultar.

Para mostrar a planilha de visualização na dica de ferramenta novamente, na planilha de origem, clique em Reexibir todas as planilhas. Para obter mais detalhes sobre a visualização na dica de ferramenta, consulte Criar exibições nas dicas de ferramenta (visualização em dica de ferramenta)

Reajustar clusters salvos

Os clusters são salvos como grupos, para que você possa usá-los em planilhas e pastas de trabalhos, entretanto, eles não são automaticamente atualizados. Quando os dados subjacentes forem alterados, você poderá usar a opção Reajustar para atualizar e recalcular os dados dos seus clusters salvos. Para obter detalhes relacionados, veja Reajustar clusters salvos em Encontrar clusters em dados.

Sincronizar eixos duplos para diferentes tipos de dados numéricos

Em um gráfico com eixos duplos, você pode agora sincronizar os eixos duplos para tipos de dados numéricos que não são correspondentes. Por exemplo, você pode sincronizar um eixo que usa um tipo de dados inteiro e um que usa um tipo de dados decimal.

Navegar nas histórias usando somente setas

Se você gostar de um estilo de navegador limpo e simples, selecione a nova opção de setas somente. Para obter mais informações, consulte Criar uma história.

Criar mapas de eixo duplo (em camada) com campos de latitude e longitude gerados e personalizados

Agora, é possível criar mapas de eixo duplo de uma combinação de campos gerados de latitude e longitude, bem como campos personalizados de latitude e longitude. Para obter mais informações, consulte Criar um mapa de eixo duplo a partir de uma combinação de campos de latitude e longitude gerados e personalizados.

Criar e exibir dados na Web

Conectar a dados na Web

Com uma licença de usuário do Creator, é possível se conectar aos dados diretamente do navegador. Carregue as fontes de dados do Excel ou baseadas em texto, conecte-se aos dados hospedados em um banco de dados na nuvem ou em um servidor na sua empresa, ou conecte-se aos dados publicados salvos no seu site. Para obter mais informações, consulte Criadores: conectar a dados na Web.

Preparar seus dados na Web

Com a licença de usuário de Creator, use a guia Fontes de dados para preparar seus dados para análise. Crie uniões, adicione novas fontes de dados, limpe seus dados usando o Interpretador de dados e muito mais. Para obter mais informações, consulte Criadores: preparar dados na Web.

Redimensionar cabeçalhos na Web

Redimensione a largura dos cabeçalhos de linha e a altura dos cabeçalhos de coluna.

Adicionar uma barra de ferramentas acessível a uma exibição inserida

Os autores podem habilitar uma barra de ferramentas acessível para que os usuários possam adicionar comentários, baixar a exibição ou compartilhá-la com outros. Para obter mais informações, consulte Publicar e inserir a exibição e Criar exibições para acessibilidade.

Outros aprimoramentos de criação na Web

  • Mostre-me agora está disponível para painéis.
  • Clique duas vezes em uma anotação para editar este texto.
  • Oculte ou mostre uma planilha de visualização na dica de ferramenta. Na planilha de destino que está na visualização na dica de ferramenta, clique em Ocultar. Para mostrar a planilha de visualização na dica de ferramenta novamente, na planilha de origem, clique em Reexibir todas as planilhas.
  • Filtre dados hierárquicos em exibições ao usar a opção de filtro Todos os valores na hierarquia.
  • Altere o tipo de marca de linha para uma linha de etapa ou uma linha de salto clicando na propriedade Caminho no cartão Marcas.
  • Clique duas vezes em um eixo para editar as configurações do eixo.

Colaborar com o Tableau Online e o Tableau Server

Analisar rapidamente os dados baseados na nuvem com Dashboard Starters

Se você usar o Tableau Online, o Dashboard Starters ajuda você a rapidamente criar e analisar dados de sistemas baseados em nuvem como Salesforce, ServiceNow, Marketo e Eloqua. Basta criar uma nova pasta de trabalho e escolher dentre vários designs bonitos e informativos feitos especialmente para as métricas empresariais. Para obter mais informações, consulte Dashboard Starters para dados baseados na nuvem.

Simplificar tópicos de discussão excluindo comentários

Se um comentário é desnecessário ou incorreto, é possível excluí-lo rapidamente. Apenas clique no X no canto superior direito. Para obter mais informações, consulte Comentários sobre exibições.

Adicionado na versão 10.5

Instalar e implementar o Tableau

Ativar o Tableau Desktop na linha de comando

Ao instalar o Tableau Desktop da linha de comando, agora é possível ativar o produto sem precisar concluir o processo de ativação na interface do usuário. Em vez disso, adicione uma única linha de comando que inclua a opção ACTIVATE_KEY "<key>" do instalador. Durante o processo de instalação, o instalador executará o -activate e aplicará a chave do produto fornecida para ativar o produto automaticamente.

Para obter mais informações sobre como instalar o Tableau na linha de comando, consulte Implantar o Tableau Desktop.

Desativar download de drivers na linha de comando (Windows)

Ao instalar o Tableau Desktop, os drivers mais comuns são instalados automaticamente. Para evitar que todos ou alguns desses drivers sejam instalados automaticamente, desative essa opção durante a instalação.

  • Para evitar que todos os drivers sejam automaticamente instalados, faça o seguinte:

    • Durante a instalação, na tela do instalador, clique em Personalizar. Em seguida, desmarque a caixa de seleção Instalar drivers do banco de dados: Microsoft SQL Server, PostreSQL e Amazon Redshift.

    • Na linha de comando, defina o DATABASEDRIVERS = "0"

  • Para evitar que um ou mais desses drivers sejam instalados automaticamente, faça o seguinte:

    • Deixe a caixa de seleção Instalar drivers do banco de dados: Microsoft SQL Server, PostreSQL e Amazon Redshift marcada ou na linha de comando, defina o DATABASEDRIVERS = "1"

    • Adicione uma linha de comando e defina DRIVER_MSSQL, DRIVER_POSTGRES ou DRIVER_REDSHIFT para "0", para desabilitar um driver individual.

Para obter mais informações sobre como instalar o Tableau na linha de comando, consulte Implantar o Tableau Desktop.

Requisitos do sistema operacional no desktop (64 bits substitui 32 bits)

A partir da versão 10.5, o Tableau Desktop, o Tableau Reader e o Tableau Public (para desktop) executam apenas em sistemas operacionais de 64 bits. A versão 10.4 é a última versão do Tableau Desktop, do Tableau Reader e do Tableau Public a oferecer suporte para sistemas operacionais Windows de 32 bits.

Conectar aos dados e preparar os dados

Extrações usam o novo formato .hyper

A partir da versão 10.5, ao criar uma extração, ela usa o novo formato .hyper. As extrações nesse novo formato aproveitam o processador de dados aprimorado, que oferece suporte ao mesmo desempenho de análise e de consulta que o processador de dados anterior, mas para extrações ainda maiores. De forma semelhante, ao executar uma tarefa de extração em uma extração de .tde usando a versão 10.5, ela é atualizada para uma extração .hyper. Para obter mais informações, consulte Atualização de extrações para o formato .hyper.

Alterações na maneira como os valores são calculados

Para melhorar a eficiência e a escalabilidade da fonte de dados e produzir resultados consistentes com bancos de dados comerciais, os valores na sua fonte de dados podem ser computados de forma diferente na versão 10.5. Em alguns casos, essas mudanças podem causar diferenças com os valores e as marcas na exibição entre a versão 10.4 (e anterior) e a versão 10.5 (e posterior). Isso se aplica a fontes de dados de extração e pode se aplicar a: fontes de dados com várias conexões, fontes de dados que usam conexões ativas com dados baseados no arquivo, fontes de dados que se conectam a dados das Planilhas Google, fontes de dados baseadas na nuvem, fontes de dados somente para extração e fontes de dados WDC. Para obter mais informações, consulte Alterações a valores e marcas na exibição.

Atualização do método de autenticação do Google

A partir de outubro de 2017, os requisitos de segurança atualizados do Google alteraram o fluxo de trabalho de conexão para alguns conectores do Tableau. Agora, o Tableau é aberto na guia do navegador padrão externo ao se conectar a dados que usam autenticação OAuth. Os conectores afetados são Planilhas Google, Google BigQuery, Google Analytics, Dropbox, OneDrive e Box.

Novos conectores Box

Use o conector Box para se conectar a dados Box. Para obter mais informações, consulte Box.

Suporte para autenticação de SSL para bancos de dados IBM DB2 e BigInsights

Agora você pode se conectar aos bancos de dados IBM DB2 e IBM BigInsights usando a autenticação de SSL. Para obter mais informações, consulte IBM DB2 e IBM BigInsights.

Usar a API de extração

É possível usar a API de extração 2.0 para criar extrações .hyper. Para tarefas realizadas anteriormente usando o SDK do Tableau, como a publicação de extrações, é possível usar a REST API do Tableau Server ou a biblioteca do cliente do Tableau Server (Python). Para as tarefas de atualização, também é possível usar a REST API do Tableau Server. Para obter mais informações, consulte API do Hyper do Tableau.

Suporte para failover do SAP HANA

O Tableau oferece suporte para conexões com um servidor que está configurado para failover. Para obter mais informações, consulte SAP HANA.

Suporte para logon único no SAP Sybase ASE

Agora é possível se conectar com dados do SAP Sybase ASE por meio de logon único (SSO). Para obter mais informações, consulte SAP Sybase ASE.

Suporte para OData V4

O Tableau agora é compatível com a versão 4.0 do OData. Para obter mais informações, consulte OData.

Atualização do conector Oracle Eloqua

O conector Oracle Eloqua agora suporta atualizações incrementais, validação de tabelas com mais de 250 campos e suporte para tabelas adicionais. Para obter mais informações, consulte Oracle Eloqua.

Projetar exibições e analisar dados

Mostrar visualizações nas dicas de ferramenta

Conforme você cria exibições e procura maneiras de revelar mais detalhes sobre os dados para o seu público-alvo, é possível incorporar visualizações dentro das dicas de ferramentas. Esse recurso também é conhecido como "Visualização na dica de ferramenta".

Ao mostrar as exibições relacionadas nas dicas de ferramenta, auxilia o público-alvo a se envolver com os dados em um nível mais detalhado e maximizar o espaço disponível para a exibição atual. Para obter detalhes, consulte Criar exibições nas dicas de ferramenta (visualização em dica de ferramenta)

Linhas de tendência de potência

Ao adicionar linhas de tendência a uma exibição, agora uma opção Potência está disponível. Para obter detalhes relacionados, consulte Adicionar linhas de tendência a uma visualização e o tipo de modelo "Potência" em Tipos de modelo da linha de tendência.

Atualizações e adições de dados de mapa

No Tableau 10.5, cidades adicionais estão disponíveis para o Sudeste Asiático, América Central e América do Sul.

As atualizações de dados demográficos, incluindo as projeções estatísticas de 2018 a 2023, agora estão disponíveis.

U.S. Core Based Statistical Areas (CBSA) e Metropolitan Statistical Areas

As áreas de MSA foram atualizadas para as definições de 2015.

Atualizações agora estão disponíveis para os códigos postais dos EUA.

Além disso, as seguintes atualizações agora estão disponíveis na China:

  • As áreas de Pequim, Chongqing, Shanghai e Tianjin não contêm mais distritos a nível da cidade no nível administrativo 2/Função geográfica do país.

  • As características do nível administrativo 2 na China (cidades a nível de província, províncias, ligas, províncias autônomas) são consideradas cidades no Tableau. Os pontos centrais dessas áreas também são incluídos na função geográfica Cidade.

  • Cidades adicionais como Tiemenguan agora estão incluídas na função geográfica Cidade.

  • Os nomes para características dos níveis administrativos 1 e 2 agora são consistentes com os nomes publicados pelo Bureau Nacional de Estatística da República Popular da China.

Ampliar as dimensões do painel para 10.000 pixels

Para otimizar designs de telas muito grandes ou layouts móveis verticais, agora é possível ampliar a largura e a altura do painel para 10.000 pixels.

Publicar fontes de dados e pastas de trabalho

Fazer downgrade de pastas de trabalho no Tableau Desktop

Se você atualizar uma pasta de trabalho no Tableau Desktop para uma versão mais recente, agora é possível fazer o downgrade para uma versão anterior, para que os usuários que estejam usando o Tableau Desktop 10.2 e posteriores ainda possam abrir a pasta de trabalho. Para fazer downgrade da pasta de trabalho, no Tableau Desktop, selecione Arquivo > Exportar como e selecione a versão para a qual você deseja fazer o downgrade. Em seguida, salve-a no repositório do Meu Tableau ou em um local selecionado.

A pasta de trabalho com downgrade pode ser aberta na versão selecionada e em posteriores. Qualquer recurso não disponível nessa versão anterior será removido após o downgrade da pasta de trabalho.

Para obter mais informações sobre a compatibilidade de versão, consulte Tornar as pastas de trabalho compatíveis entre as versões.

Observação: este recurso não está disponível para pastas de trabalho que incluem uma Extração de dados do Tableau, atualizada na versão 10.5. A extração será convertida para usar o novo formato .hyper, que não poderá ter downgrade para um formato .tde.

Novidades da criação na Web

Editar eixos

Agora é possível editar eixos na Web. Para abrir a caixa de diálogo Editar eixo na Web, clique duas vezes em um eixo na exibição. As opções disponíveis na caixa de diálogo Editar eixo incluem Sincronizar eixos duplos, limpar o intervalo de eixos (Redefinir) e editar as marcas de escala. Também é possível habilitar ou desabilitar Eixos duplos em um menu de contexto de campo (clique com o botão direito do mouse em um campo de medida na divisória Linhas ou na Colunas).

Melhorias adicionais

  • Adicionar objetos de texto aos painéis e editá-los.

  • Editar títulos de planilhas e de painéis. Clicar duas vezes no título para abrir a caixa de diálogo Editar título.

  • Editar linhas de tendência e exibir uma descrição do modelo de tendência. Para exibir o modelo de tendência, focalize qualquer parte da linha de tendência. Para editar uma linha de tendência na Web, clique em uma linha de tendência e mantenha o cursor parado, e depois clique no menu Editar.

  • As linhas de tendência agora incluem uma opção de potência.

  • Criar hierarquias ao arrastar uma dimensão até outra no painel Dados.

  • Definir a propriedade de cores padrão para um campo.

  • Para legendas de cor quantitativas, configurações avançadas estão disponíveis (datas não estão incluídas).

Colaborar com o Tableau Online e o Tableau Server

Fazer upload de imagens personalizadas para perfis de usuários

Por padrão, os usuários e grupos agora têm imagens de perfil que refletem suas duas primeiras iniciais. Para ajudá-lo a diferenciar visualmente entre os tipos de perfil, as imagens dos usuários são circulares, enquanto as imagens do grupo são quadradas.

Os perfis de usuário suportam imagens personalizadas. Para fazer upload de uma imagem, acesse a página configurações da conta e clique na imagem atual ou nas iniciais ao lado do nome.

Se a organização usar o Active Directory, as imagens de perfil padrão serão fornecidas com o sistema. No entanto, imagens de duas letras podem aparecer brevemente até que o Active Directory seja sincronizado com o Tableau Server.

Inscrever usuários em grupos e adicionar mensagens personalizadas

Para inscrever rapidamente vários usuários, é possível selecionar grupos inteiros criados pelo administrador do Tableau. Cada usuário em um grupo é inscrito de forma independente, por isso a lista de destinatários permanece inteiramente personalizável.

Também é possível adicionar mensagens personalizadas nos e-mails de inscrição, esclarecendo seus conteúdos.

Para obter mais informações, consulte Criar uma assinatura para uma exibição ou pasta de trabalho

Renomear as pastas de trabalho no Tableau Online ou Tableau Server

Não há necessidade de republicar as pastas de trabalho apenas para renomeá-las. Agora, é possível renomear as pastas de trabalho diretamente no Tableau Online ou Tableau Server. Ao fazer isso, as URLs da pasta de trabalho permanecem as mesmas, então todos os links compartilhados continuam funcionando.

Basta navegar ate a área principal das Pastas de trabalho, clicar no menu suspenso no canto superior direito de uma pasta de trabalho e selecionar Renomear.

Para renomear uma pasta de trabalho, os usuários precisam da permissão Salvar. Essa permissão é padrão para as suas pastas de trabalho, mas talvez seja necessário adicioná-la para outros usuários. Para obter detalhes, consulte Definir permissões e propriedade na Ajuda para administradores de site do Tableau.

Adicionado na versão 10.4

Instalar e implementar o Tableau

Remover versões anteriores do Tableau Desktop durante a instalação (Windows somente)

Ao instalar a última versão do Tableau Desktop ou Tableau Reader na linha de comando, agora é possível remover automaticamente as versões anteriores desses aplicativos instaladas na máquina. A partir da versão 10.4, é possível definir a configuração de propriedade do instalador REMOVEINSTALLEDAPP para "1" e durante a instalação o instalador detectará e removerá qualquer versão instalada anteriormente até a versão 9.3. Se a máquina tiver a versão 9.2 ou anterior do Tableau Desktop ou Tableau Reader instalada, ela não será automaticamente desinstalada. Você deve fazer isso manualmente.

Observação: o Tableau Public não usa essa propriedade do instalador, pois ele sempre remove a versão anterior ao instalar a nova versão.

Para obter mais informações sobre como definir as propriedades do instalador usando a linha de comando, consulte Implantar o Tableau Desktop no Guia de implantação do Tableau Desktop.

Fazer o downgrade e publicar as pastas de trabalho para uma versão mais antiga do Tableau Server

Nas versões anteriores, publicar pastas de trabalho no Tableau Server poderia ser problemático, caso o Tableau Desktop e o Tableau Server fossem de versões principais diferentes. Por exemplo, se você tentasse publicar uma pasta de trabalho criada no Tableau Desktop 10.3 para o Tableau Server 10.2, receberia um erro como este:

Agora no Tableau Desktop 10.4 (Windows e Mac), quando você publica uma pasta de trabalho em uma versão mais antiga do Tableau Server (10.2 e posterior), receberá uma mensagem de advertência dizendo que será feito o downgrade da pasta de trabalho para a versão na qual está publicando. Qualquer recurso ou funcionalidade incluída na pasta de trabalho que não for compatível com a versão mais antiga será removida para fins de compatibilidade.

Observação: a nova opção de downgrade não está disponível ao publicar pastas de trabalho para o Tableau Server 10.1 e anterior.

Ainda será possível abrir a pasta de trabalho antiga na versão atual do Tableau Desktop, mas será necessário adicionar novamente os recursos que foram removidos quando o downgrade foi feito. Para obter mais informações sobre compatibilidade, consulte Compatibilidade de versão entre o Tableau Desktop e o Tableau Server no guia de Implantação do Tableau Desktop.

Conectar aos dados e preparar os dados

Fontes de dados certificadas e recomendadas

Você já imaginou se pudesse confiar nos dados subjacentes ou desejou evitar a criação de uma fonte de dados totalmente nova? Crie exibições do Tableau com confiança e velocidade usando fontes de dados certificadas e recomendadas já publicadas por outras pessoas.

As fontes de dados certificadas são compatíveis com o Tableau Online e o Tableau Server. Essas fontes de dados são cuidadosamente escolhidas pelos administradores de site e líderes de projeto e aparecem com um selo de certificação exclusivo. Focalize o mouse sobre o selo para saber quem certificou a fonte de dados, ler quaisquer observações fornecidas e confirmar o tipo de conexão.

As fontes de dados têm a seguinte aparência ao se conectar aos dados no Tableau Desktop.

E é possível identificar as fontes de dados certificadas desta maneira no Tableau Online ou no Tableau Server.

As fontes de dados recomendadas são compatíveis com o Tableau Server. Essas fontes de dados incluem aquelas que foram certificadas pessoalmente e outras automaticamente selecionadas para você de acordo com os padrões de uso da sua empresa. Você pode acessar as fontes de dados recomendadas à direita da página de configuração de fonte de dados no Tableau Desktop, enquanto estiver conectado ao Tableau Server.

As fontes de dados recomendadas são suportadas para subconjuntos de conectores. Para obter mais informações, consulte Usar fontes de dados e tabelas certificadas e recomendadas.

Novo conector Denodo

Use o conector Denodo para se conectar a dados Denodo. Para obter mais informações, consulte Denodo.

Outros conectores de banco de dados (ODBC) no Mac

Agora, você pode usar o conector de Outros bancos de dados (ODBC) no Mac para se conectar quando o driver do banco de dados ao qual deseja se conectar usa o ODBC padrão. Para obter mais informações, consulte Outros bancos de dados (ODBC).

Conector do Oracle suporta o SSL

Agora, é possível conectar-se ao Oracle usando o SSL local, após configurar o cliente Oracle. Para obter mais informações, consulte Oracle.

Suporte ao SAP GUI 7.4

O Tableau suporta o novo formato SAP UI Landscape XML. Para obter mais informações, consulte Suporte para SAPUILandscape.xml.

Criar uma extração SAP BW sem licença especial

A partir do 10.4, é possível criar uma extração do SAP BW sem a necessidade de uma chave do produto especial. Antes do 10.4, as extrações do SAP BW eram um destaque beta não suportado. Para obter mais informações, consulte Suporte para extrações SAP BW.

Projetar exibições e analisar dados

Espaçamento de painel preciso, com controles de borda e segundo plano

Se você usava objetos em branco para refinar layouts de painel, gostará bastante nos novos controles de espaçamento. O preenchimento permite o posicionamento dos itens de forma precisa no painel, enquanto as bordas e as cores de segundo plano permitirão que você os realce visualmente.

A. Preenchimento externo B. Borda azul C. Preenchimento interno com fundo azul claro

Para ajudá-lo a criar rapidamente layouts atraentes, o preenchimento externo padrão é otimizado em diferentes tipos de itens de painel. Por padrão, os contêineres de layout não têm preenchimento externo, as planilhas e objetos têm quatro pixels e todo painel tem oito pixels para exportação de imagem e PDF sem problemas.

No passado, itens de painel adjuntos eram separados por um mínimo de quatro pixels, mas agora é possível criar designs simples ao especificar zero preenchimento externo.

O espaçamento do painel está disponível no Tableau Desktop e no espaço de trabalho de criação na Web do Tableau Server e do Tableau Online. Para obter mais detalhes, consulte Adicionar preenchimento, bordas e cores de fundo ao redor dos itens.

Suporte ao DPI alto para Windows

Se a escala de DPI estiver habilitada nas suas máquinas com Windows, será possível criar suas exibições com confiança, sabendo que elas ficarão bonitas tanto em uma escala de 100%, quanto na escala de 200%.

Antes da escala de DPI alto Depois da escala de DPI alto

Suporte a geometrias lineares

A partir do Tableau 10.4, você poderá conectar-se aos arquivos espaciais que contêm geometrias lineares.

Para criar um mapa com geometrias lineares:

  1. Conecte-se aos seus dados espaciais.

  2. Navegue até uma planilha.

  3. No painel Dados, clique duas vezes no campo Geometria.

    É possível codificar o tamanho e a cor, bem como adicionar mais níveis de detalhe à exibição.

    Para obter mais informações, consulte Criar mapas do Tableau com arquivos espaciais.

Atualizações e adições de dados de mapa

No Tableau 10.4, mais de 32.000 novas cidades norte-americanas estão disponíveis. Além disso, os seguintes códigos NUTS são suportados agora:

  • DE401
  • DEB3I
  • DEG0I
  • DK012
  • DK021
  • EL641
  • ES521
  • HU321
  • NL230
  • NL327
  • AT113
  • FR623
  • AT322
  • LI000

Integração do MATLAB

É possível acessar os modelos MATLAB® (implantados nos servidores de produção MATLAB) no Tableau usando SCRIPT_ functions, ou pré-processar seus dados usando o MATLAB e continuar com os dados em uma extração de dados no Tableau para análise posterior.

Para obter mais informações, consulte Colocar os modelos e algoritmos MATLAB para funcionar no Tableau e Passar expressões para serviços externos.

Filtros suspensos em conformidade com as WCAG nas exibições inseridas

Agora, os filtros de valor único (suspensos) e de valores múltiplos (suspensos) estão em conformidade com as WCAG quando acessados nas exibições inseridas.

Para obter mais informações, consulte Criar exibições de dados para acessibilidade e Criar exibições para acessibilidade.

Novidades da criação na Web

Ativar a barra de ferramentas da exibição na Web

Nas versões anteriores, ao criar na Web, só era possível ver e usar a Barra de ferramentas da exibição ao trabalhar com exibições de mapa. Agora é possível ativar a Barra de ferramentas da exibição para qualquer exibição ou painel na pasta de trabalho do ambiente de criação na Web.

No menu superior, selecione Pasta de trabalho > Mostrar barra de ferramentas da exibição e, em seguida, selecione uma opção.

Em um painel, selecione a área em que deseja mostrar a Barra de ferramentas da exibição, em seguida, faça o seguinte:

  • No menu superior, selecione Pasta de trabalho > Mostrar barra de ferramentas da exibição.

  • Selecione a seta suspensa, em seguida, selecione a opção adequada no menu de contexto.

Editar grupos na Web

A partir do Tableau versão 10.4, você poderá editar grupos.

Para editar um grupo, no painel Dados, clique com o botão direito do mouse em um campo de grupo e selecione Editar grupo.

Na caixa de diálogo Editar grupo aberta, você pode adicionar ou remover membros de um grupo existente, bem como criar novos grupos no campo de grupo. Você também pode escolher Incluir um outro grupo.

Criar alias na Web

A partir do Tableau versão 10.4, você poderá criar alias para membros em uma dimensão, para que os rótulos apareçam de modo diferente na exibição.

Para criar o alias de um campo:

  1. No painel Dados, clique com o botão direito do mouse em uma dimensão e selecione Aliases.

  2. Na caixa de diálogo Editar aliases, em Valor (Alias), selecione um membro e insira um novo nome.

Formatar linhas

Ao criar na Web é possível alterar rapidamente todas as linhas na pasta de trabalho. Selecione Formatar > Pasta de trabalho, em seguida expanda a seção Linhas no Formatar pasta de trabalho e faça suas seleções. Para obter mais informações, consulte Formatar no nível da pasta de trabalho.

Edição do formato rich text para painéis e histórias

Agora é possível editar títulos e áreas do painel, bem como títulos e descrições de histórias na Web.

Para fazer isso, clique duas vezes neles e, em seguida, atualize o texto na caixa de diálogo que é aberta.

Para obter mais informações, consulte Formatar títulos, legendas e dicas de ferramentas.

Compartilhar e colaborar

Comentários aprimorados no Tableau Server e no Tableau Online

O recurso de comentários foi completamente reprojetado, para inspirar conversas sobre as descobertas de dados. O novo painel Comentários aparece à direita das exibições, em vez de na parte inferior, para que você possa ver a discussão e os dados ao mesmo tempo. As imagens de perfil também aparecem automaticamente, ajudando a identificar rapidamente outros usuários. Para compartilhar exibições filtradas com eles, adicione capturas de tela interativas, juntamente com os seus comentários, para realçar os dados sendo descritos.

Qualquer comentário adicionado pelo navegador de um computador aparecerá no Tableau Mobile, e vice-versa, para que seja possível se comunicar facilmente com colegas durante o deslocamento. Os comentários permanecem uma exibição, mesmo se revisar a pasta de trabalho incluída (desde que o nome da exibição permaneça o mesmo).

Para obter mais informações, consulte Comentários sobre exibições.

Saber quem visualizou uma exibição no Tableau Server e no Tableau Online

Se você for proprietário de uma exibição, poderá descobrir rapidamente quem na sua empresa a visualizou. Na parte superior da página principal, clique em Exibições. Em seguida, focalize a exibição específica em que você está interessada e selecione Quem visualizou esta exibição no menu à direita.

Adicionado na versão 10.3

Ajuda reprojetada

Sistema de ajuda combinado

Da versão 10.3 em diante, a Ajuda do Tableau Desktop é conhecida como Ajuda do Tableau Help. A ajuda do Tableau possui todos os tópicos de ajuda relacionados aos dados de análise e consumo no Tableau Desktop, no Tableau Server, e no Tableau Online. Esta ajuda é para aqueles que criam pastas de trabalho ou fontes de dados e as publicam e para aqueles que desejam visualizar, interagir e compartilhar exibições no Tableau.

Esperamos seu feedback sobre essa mudança, assim como qualquer feedback ou ideias que tenha sobre como melhorar nosso conteúdo. Use a barra de feedback na parte superior de qualquer página ("Essa página foi útil?") para abrir o campo de comentário e deixar seu feedback.

Usar o Tableau na Web oferece links para os tópicos que costumavam estar localizados na ajuda do Tableau Server e do Tableau Online.

Conectar aos dados e preparar os dados

Conectar-se aos arquivos .pdf

Agora, você pode usar o conector de Arquivo PDF para conectar-se às tabelas nos seus arquivos .pdf. Para obter mais informações, consulte Arquivo PDF.

Unir ainda mais dados

Você pode unir tabelas de um arquivo .pdf, assim como Aster Database, Cloudera Hadoop, Hortonworks Hadoop, IBM DB2, IBM PDA (Netezza), Pivotal Greenplum Database, SAP Sybase ASE, SAP Sybase IQ e Teradata. Para obter mais informações sobre a união de linhas, consulte Unir linhas de dados.

Tabelas e uniões recomendadas

Ao configurar a fonte de dados do Tableau ou modificar uma existente, pode ser útil ver quais tabelas são populares com as outras pessoas da sua empresa. Ao se conectar ao banco de dados enquanto logado no Tableau Server (a partir do Tableau Desktop), no painel à esquerda, uma lista Recomendada exibe as tabelas mais frequentemente usadas nas fontes de dados e pastas de trabalho publicadas no Tableau Server.

Após adicionar uma tabela recomendada à tela, outras tabelas que são unidas a ela com frequência aparecerão na lista Recomendada. Clique duas vezes em uma delas para criar uma junção recomendada entre tabelas, usando os campos mais populares e tipo de união por padrão. Observação: se chaves estrangeiras forem especificadas no banco de dados, elas substituirão a união recomendada.

As tabelas e uniões recomendadas são suportadas para subconjuntos de conectores. Para obter mais informações, consulte Usar fontes de dados e tabelas certificadas e recomendadas.

Novos conectores

Novo conector do Amazon Athena

Use o conector do Amazon Athena para conectar-se aos dados do Amazon Athena. Para obter mais informações, consulte Amazon Athena.

Novo conector do Dropbox

Use o conector do Dropbox para conectar-se aos dados do Dropbox. Para obter mais informações, consulte Dropbox.

Novo conector do MongoDB BI

Use o conector do MongoDB BI para conectar-se aos dados do MongoDB BI. Para obter mais informações, consulte Conector do MongoDB BI.

Novo conector do OneDrive

Use o conector do OneDrive para conectar-se aos dados do OneDrive. Para obter mais informações, consulte OneDrive.

Novo conector do ServiceNow ITSM

Use o conector do ServiceNow ITSM para conectar-se aos dados do ServiceNow ITSM. Para obter mais informações, consulte ServiceNow ITSM.

Atualizações do esquema JSON

O Tableau digitaliza os dados das 10.000 primeiras linhas do arquivo JSON e deduz o esquema do processo. Às vezes, existem mais campos nas linhas, que não foram digitalizados para criar o esquema inferido. Agora o Tableau indica quando os campos adicionais que você pode querer incluir na análise são detectados. Para obter mais informações, consulte Arquivo JSON.

Projetar exibições e analisar dados

Clique duplo para ampliar/reduzir

Nas versões anteriores, ao clicar duas vezes em uma exibição que utiliza medidas contínuas para os eixos X e Y (também conhecidas como quantitativa, gráficos de dispersão, por exemplo) e a barra de tarefas da exibição foi desligada, o Tableau a ampliaria automaticamente.

Isso deixava o usuário confuso. Agora para esses tipos de exibição quantitativa/quantitativa fora do mapa, o Tableau não amplia por padrão ao clicar duas vezes na exibição. Essa alteração aplica-se a novas pastas de trabalho e a pastas de trabalho atualizadas. A funcionalidade de clique duplo para ampliar também está desativada por padrão em tipos de gráfico de tabela e tabela de referência cruzada.

Seleção de dica de ferramenta

Este recurso permite selecionar marcas similares em uma exibição na dica de ferramenta e por categoria. Qualquer dimensão ou medida discreta incluída na dica de ferramenta se torna um link ativo para clicar e selecionar outras marcas na exibição com o mesmo valor.

O exemplo a seguir mostra como clicar em Máquinas na dica de ferramentas seleciona todas as marcas na exibição com a mesma subcategoria, neste caso, Máquinas.

Este recurso funciona no Tableau Desktop, Tableau Server e Tableau Mobile. Ele está ativado por padrão em novas pastas de trabalho e desativado por padrão em pastas de trabalho atualizadas. Para desativar ou ativar o recurso, na pasta de trabalho clique em Dica de ferramentas no cartão de marcas para abrir a caixa de diálogo Editar dica de ferramenta e, em seguida, limpe ou marque a caixa de seleção Permitir seleção por categoria.

Para obter mais informações, consulte Destacar dados por categoria em dicas de ferramenta.

Últimas predefinições de data para filtros de dados discretos

Os filtros de dados discretos podem ser definidos para o último valor de data na fonte de dados. É possível usar essa configuração para garantir que a data mais recente na fonte de dados é selecionada no filtro. Para obter detalhes, consulte Últimas predefinições de data para "Filtros de datas discretos" em "Filtrar datas" (Desktop) em Filtrar dados das suas exibições.

No Tableau Server e no Tableau Online, as predefinições são aplicadas quando a exibição é carregada no navegador pela primeira vez, não quando o navegador ou os dados são atualizados.

Aplicar filtros de cálculo de tabela aos totais

Quando você exibir os totais e desejar aplicar um cálculo de tabela a eles, agora é possível selecionar Aplicar aos totais no menu suspenso daquele filtro (na divisória Filtros). Esta opção permite decidir quando um filtro de cálculo de tabela deve ser aplicado aos totais. Para obter detalhes, consulte "Filtrar cálculos de tabela" em Filtrar dados das suas exibições.

Atualizações e adições de dados de mapa

Os dados a seguir foram atualizados da versão 10.3 do Tableau:

  • Os nomes da região francesa foram atualizados para o esquema de nomeação do final de 2016.

  • Os códigos de Nomenclatura de unidades territoriais para fins estatísticos (NUTS) agora não mais solicitam o país como um pai para geocodificar em um mapa.

  • As províncias holandesas foram atualizadas.

  • Os LGAs australianos foram atualizados com os dados de 2016.

Além disso, os distritos de Ruanda (uturere) agora são compatíveis com o Tableau e podem ser geocodificados usando a função geográfica Condado. Os polígonos dos códigos postais da Nova Zelândia também foram adicionados. Para obter mais informações sobre os dados de mapa adicionais compatíveis com o Tableau, consulte Dados de localização que o Tableau suporta para a criação de exibições de mapa.

Distribuir de maneira uniforme os itens de um contêiner de layout

Após adicionar um contêiner de layout a um painel, é possível fazer com que os itens contidos nele sejam espaçados de maneira uniforma usando o comando Distribuir de maneira uniforma (na criação no desktop e na Web). Para obter detalhes, consulte Dimensionar e organizar seu painel.

Fácil acesso às ações da história

A nova barra de ferramentas da história aparece ao passar o mouse sobre a área de navegação da história. Use-a para reverter as alterações da história, aplicar atualizações a um ponto da história, excluir ou criar um novo ponto da história a partir do atual personalizado.

Usar números para a navegação da história

A guia de Layout da história inclui uma nova opção de navegação: Números Use esta opção para que o navegador da história exiba uma sequência de números em vez de caixas de legendas ou pontos. Para mais detalhes, consulte Criar uma história.

Novidades na criação na Web

Os tópicos de criação na Web do Tableau Server e do Tableau Online estão localizados na Ajuda do Tableau a partir da versão 10.3. Para visualizar os recursos das versões anteriores, consulte O que há de novo no Tableau Server.

Editar legendas da cor quantitativa

Agora é possível editar a paleta de cores para legendas de cores contínuas na criação na Web. Você pode abrir a caixa de diálogo Editar cores no cartão Marcas ou clicar na seta suspensa na legenda.

Cartão Marcas: Legenda:

Também é possível definir uma cor personalizada para as cores de início e final inserindo o valor hex.

Editar cores em legendas separadas

Ao criar cores de legendas separadas apara as medidas na exibição, você não estará mais impedido de usar apenas a paleta de cor padrão ou a paleta de cor designada para cada legenda de cor quando a exibição for exibida no Tableau Desktop.

No modo de criação na Web agora é possível selecionar diferentes paletas de cor para cada legenda. Clique na seta suspensa na legenda para abrir a caixa de diálogo Editar cores e selecione a paleta de cor. Também é possível definir cores de início e final personalizadas usando os valores hex.

Personalizar como as pessoas interagem com seu mapa

No modo de criação na Web, agora é possível personalizar como o público-alvo interage com a sua exibição de mapa das seguintes maneiras, usando a caixa de diálogo Opções de mapa:

  • Mostrar uma escala de mapa
  • Ocultar pesquisa de mapa
  • Ocultar a barra de ferramentas da exibição
  • Desativar panorâmica e ampliar/reduzir

Para obter mais informações, consulte Personalizar como as pessoas interagem com o mapa.

Formatar números na Web

Agora é possível especificar um formato básico de números para as medidas na exibição no Tableau Server e no Tableau Online. Para obter mais informações, consulte Formatar números e valores nulos no Tableau Server ou no Tableau Online.

Criar histórias

Na criação na Web, agora é possível criar histórias para informar uma narrativa de dados, fornecer contexto, demonstrar a relação entre as decisões e os resultados ou simplesmente fazer um relato interessante. Para mais detalhes, consulte Criar uma história.

Criar e ditar compartimentos

Crie compartimentos a partir de medidas contínuas e os edite no Tableau Server e no Tableau Online, semelhante como é feito no Tableau Desktop. Para mais detalhes, consulte Criar compartimentos de uma medida contínua.

Arrastar campos para o Mostre-me na exibição

Selecione e arraste as dimensões e medidas de seu interesse para a área de exibição. Uma id "Mostre-me" é criada automaticamente. É possível clicar em outras opções do Mostre-me para tentar diferentes tipos de exibição.

Role uma hierarquia contínua para cima e para baixo na exibição

Em uma exibição com uma hierarquia contínua, passe o mouse perto dos cabeçalhos em um eixo contínuo para exibir os controles + e -. Clique para abrir ou fechar o detalhamento.

Salvar fonte de dados

Agora você tem a opção de salvar uma fonte de dados que está inserida com em uma pasta de trabalho publicada como uma fonte de dados publicada separada no Tableau Server e no Tableau Online, a qual outros usuários poderão se conectar. Ao salvar a fonte de dados, é possível escolher por atualizar a pasta de trabalho para conectar à fonte de dados recentemente salva.

 

Compartilhar e colaborar

Alertas orientados por dados do Tableau Online e Tableau Server

Quando os dados alcançam limites importantes para a empresa, os alertas orientados por dados enviam automaticamente notificações por e-mail às pessoas especificadas. É possível definir alertas em todos os tipos de gráficos, exceto os gráficos de Gantt e mapas.

Para começar, selecione um eixo numérico contínuo para um gráfico:

Em seguida clique em Alerta na barra de ferramentas:

Quando a janela suspensa for exibida, defina a condição de data e o valor do limite que aciona os e-mails de alerta. Na exibição, uma linha vermelha mostra onde o limite está relacionado aos dados atuais. Apenas especifique a linha de assunto do e-mail, agende e os destinatários para começar a alertar sua empresa sobre métricas críticas.

Para gerenciar os alertas que você cria ou recebe, clique em seu nome no canto superior direito de uma página do Tableau Online ou Tableau Server, clique em Meu conteúdo e em seguida clique em Alertas.

Para mais detalhes, consulte Enviar alertas acionados por dados no Tableau Online ou no Tableau Server.

Adicionado na versão 10.2

Instalar e implementar o Tableau

Conectar aos dados e preparar os dados

Projetar exibições e analisar dados

Publicar fontes de dados e pastas de trabalho

Instalar o assistente para o Tableau Desktop no Mac

O novo assistente de instalação configurável o orientará por todo o processo de instalação. Por padrão, ele instala os drivers de bancos de dados mais usados (Amazon Redshift, MySQL, Oracle, PostgreSQL, Simba Spark e Simba SQL) e cria um atalho na área de trabalho.

Para obter mais informações sobre a instalação do Tableau Desktop, consulte o Guia de implantação do Tableau Desktop.

Verificar as atualizações de manutenção do produto

Em vez de aguardar uma notificação de que uma atualização de manutenção do produto está disponível para download, ou descartar o prompt e, em seguida, desejar que não tivesse, agora é possível verificar essas atualizações a qualquer momento. Basta selecionar Verificar atualizações do produto no menu Ajuda do Tableau Desktop e o Tableau verificará se há uma versão de atualização de manutenção mais atual disponível. Uma das opções a seguir será exibida:

  • Se novas atualizações estiverem disponíveis, uma caixa de diálogo será exibida para permitir que você baixe e instale as atualizações mais recentes.

  • Se não houver atualizações disponíveis, uma mensagem será exibida indicando que não foram encontradas novas atualizações.

  • Se a atualização já estiver em andamento, uma mensagem será exibida indicando o processo.

O mesmo período de espera de 3 dias aplicável ao processo de atualização automática é aplicável a este recurso. Se as atualizações automáticas forem desativadas para o Tableau, esta opção não estará disponível. Para obter mais informações sobre como gerenciar as atualizações automáticas do seu produto, consulte Controlar atualizações de produto no guia de implantação do Tableau Desktop.

Salvar as pastas de trabalho automaticamente

Agora o Tableau Desktop salva automaticamente seu trabalho a cada poucos minutos - você não perderá mais horas de trabalho se o Tableau fechar inesperadamente.

O novo recurso Salvar automaticamente está ativado por padrão. Se ocorrerem falhas no Tableau, uma versão recuperada da pasta de trabalho é criada automaticamente com uma extensão .twbr e salva no mesmo local do arquivo original ou em sua pasta de Meu Repositório/Pastas de trabalho do Tableau. Novas pastas de trabalho são salvas com o nome "Pasta1" mais uma ID numérica. Ao reabrir o Tableau, uma caixa de diálogo de recuperação mostrará uma lista dos arquivos recuperados, que você pode selecionar e abrir para continuar no fluxo de trabalho. Você também pode excluir arquivos indesejados usando essa mesma caixa de diálogo.

Os usuários podem ativar ou desativar esse recurso no menu Ajuda do Tableau Desktop. Os administradores também podem desativar este recurso na linha de comando, alterando a configuração SALVAR AUTOMATICAMENTE da propriedade do instalador. Se o Administrador desativar este recurso, a opção para Salvar automaticamente não estará disponível no menu Ajuda.

Para obter mais informações sobre como ativar ou desativar o recurso para Salvar automaticamente usando a linha de comando, consulte Implantar o Tableau Desktop no Guia de implantação do Tableau Desktop.

Suporte do Salesforce para uniões cruzadas de banco de dados

O Salesforce oferece suporte para a combinação de tabelas usando uma união cruzada de banco de dados. Para obter mais informações, consulte a seção "Combinar tabelas de banco de dados diferentes" em Unir colunas de dados.

Unir mais dados

É possível unir tabelas dos bancos de dados da Amazon Redshift, Google BigQuery, HP Vertica, Microsoft SQL, MySQL, Oracle e PostgreSQL. Também é possível unir arquivos JSON. Para obter mais informações sobre a união de linhas, consulte Unir linhas de dados.

Cartões de marcas expansíveis

Se alguma vez precisou trabalhar com exibições que exigem muitos campos no cartão de marcas, mas ficou frustrado porque não conseguir visualizar todos sem usar a barra de rolagem, o cartão Marcas agora foi aprimorado para resolver isso. O cartão de marcas agora se expande automaticamente para preencher todo o espaço vazio disponível.

Legendas por medida

Ao incluir os campos Valores de medida e Nomes de medida na sua exibição, agora é possível codificar em cores os dados por medida, permitindo diferenciar ainda mais as seções dos dados.

Nas versões anteriores, quando você usava estes campos e adicionava Valores de medida para Cor no cartão Marcas, o Tableau criava uma legenda da cor única aplicada a todas as marcas na exibição. Agora, ao arrastar Valores de medida para Cor no cartão Marcas, é possível selecionar a opção para criar legendas da cor separadas para cada medida na exibição e selecionar uma paleta de cores única para cada uma delas.

Também é possível recombinar com facilidade as legendas da cor separadas a qualquer momento, selecionando a opção para combinar legendas. O Tableau até mesmo se lembra das paletas de cores ao alternar entre legendas combinadas e legendas separadas.

Legenda combinada única

O exemplo abaixo mostra o comportamento padrão ao arrastar Valores de medida para Cor no cartão Marcas. O Tableau cria uma legenda da cor que se aplica a todas as marcas na exibição.

No cartão Marcas, clique na seta suspensa do campo Valores de medida, em seguida, selecione Usar legendas separadas no menu de contexto a fim de criar uma legenda para cada medida. O Tableau atribui a paleta de cores padrão a cada legenda, mas você pode editá-la conforme necessário, como mostrado no exemplo abaixo.

Várias legendas

Para recombinar as legendas separadas em uma única legenda para todas as medidas, no cartão Marcas, clique na seta suspensa no campo Valores de medida e selecione Combinar legendas no menu de contexto.

Reconhecimento de data aprimorado

Quando os valores de data forem interpretados como cadeia de caracteres ou inteiros, altere o tipo de dados do campo para Data ou Data e hora, em vez de criar um cálculo para alterar o tipo. Para obter mais informações, consulte Converter um campo em um campo de data.

Conexão aos arquivos espaciais

Agora você pode se conectar ao Shapefiles, tabelas MapInfo, arquivos KML (Keyhole Markup Language) e arquivos GeoJSON no Tableau Desktop. Para obter mais informações, consulte o tópico Criar mapas do Tableau com arquivos espaciais e o tópico do conector de exemplo Arquivo espacial.

Conectar-se a mais dados do Presto

Além de conectar-se ao Presto 141t do Teradata, o Tableau agora conecta-se a instâncias locais do Presto e Amazon EMR Presto para as versões 0.148 do Presto. Para obter mais informações sobre o conector do Presto ,consulte Presto.

Novo conector de listas do SharePoint

Use o conector das Listas do SharePoint para conectar-se às listas do SharePoint. Para obter mais informações, consulte Listas do SharePoint.

Novo conector do Apache Drill

Use o conector do Apache Drill para conectar-se aos dados do Apache Drill. Para obter mais informações, consulte Apache Drill.

Conectar a um banco de dados do Aster Database no Mac

É possível se conectar a um banco de dados do Aster Database em um Mac. Você pode baixar o driver para Mac na página Download do driver no site do Tableau.

Mostrar uma escala no seu mapa

Agora você pode exibir uma escala em seus mapas para que seu público-alvo possa entender as distâncias entre seus pontos de dados. Para obter mais informações, consulte Mostrar uma escala de mapa.

Códigos de Nomenclatura de unidades territoriais para fins estatísticos (NUTS)

Agora é possível codificar geograficamente códigos NUTS de nível 1 a 3 no Tableau usando a função geográfica NUTS da Europa.

Para atribuir a função geográfica NUTS da Europa a um campo:

  • No painel Dados, clique no ícone do tipo de dados próximo ao campo, selecione Função geográfica e, em seguida, selecione NUTS da Europa na lista.

Para obter mais informações, consulte Tipos de funções geográficas no Tableau.

Atualizações e adições de dados de mapa

Os distritos e os códigos postais da Índia, os códigos postais da Nova Zelândia, os dados de LGAs da Austrália e as cidades da Arábia Saudita foram atualizados.

Adicionalmente, as divisões administrativas de segundo nível (equivalentes a condado) para as cidades e os países a seguir são agora automaticamente reconhecidas pelo Tableau e podem ser geocodificadas usando uma função geográfica de Condado. Para obter mais informações, consulte Dados de localização que o Tableau suporta para a criação de exibições de mapa.

  • Berlim
  • Burkina Faso
  • Etiópia
  • Guiné
  • Guiné-Bissau
  • Indonésia
  • Costa do Marfim
  • Malásia
  • Mali
  • Mianmar
  • Nigéria
  • Noruega
  • Filipinas
  • Senegal
  • Serra Leoa
  • Gâmbia
  • Togo
  • Zâmbia

Personalizar uniões usando cálculos para resolver discrepâncias de formato entre os campos

Uma incompatibilidade entre os formatos dos campos usados em uma junção, muitas vezes, pode causar uma união com falhas ou impedir o usuário de criá-la. Em muitos casos, você pode resolver a incompatibilidades de formato entre os campos personalizando a união com o uso de um cálculo. Para obter mais informações, consulte Unir colunas de dados.

Compartilhar rapidamente o conteúdo com o Tableau Online

Para compartilhar rapidamente um conteúdo com outras pessoas, inscreva-se para uma avaliação gratuita do Tableau Online: clique no botão Compartilhar na barra de ferramentas e, em seguida, clique em Criar site. (Se já estiver conectado ao Tableau Online ou Tableau Server, clicar em Compartilhar exibirá as opões de publicação padrão).

Exportar seus dados para CSV

Exporte para um arquivo CSV todos os dados que você combinar e prepare-os no Tableau sem a necessidade de criar ou usar primeiro uma exibição de linha de base. Para obter mais informações, consulte Exportar dados.

Novas funções de correlação e covariância

Três novas funções de agregação estão disponíveis:

  • CORR : Retorna o coeficiente de correlação Pearson de duas expressões.

  • COVAR: Retorna a covariância de amostra de duas expressões

  • COVARP: Retorna a covariância populacional de duas expressões

Consulte Funções do Tableau (em ordem alfabética) para obter detalhes.

Além disso, três funções de cálculo de tabela estão disponíveis:

  • WINDOW_CORR: Retorna o coeficiente de correlação Pearson de duas expressões dentro da janela definida.

  • WINDOW_COVAR: Retorna a covariância de exemplo das duas expressões dentro da janela definida.

  • WINDOW_COVARP: Retorna a covariância populacional das duas expressões dentro da janela definida.

Consulte Funções de cálculo de tabela para ver detalhes.

Autenticação TLS mútua no Mac

O Tableau Desktop para Mac agora suporta autenticação TLS mútua no Tableau Server. Se a sua empresa usa certificados de cliente para autenticar computadores ou usuários e a autenticação mútua estiver habilitada no Tableau Server, é possível autenticar da mesma maneira que qualquer outra aplicação com suporte para autenticação TLS mútua. O Tableau Desktop no Windows também suporta autenticação TLS mútua.

Usar números para a navegação de pontos da história

Agora é possível especificar números para engajar o público com a sua história. Isso pode ser útil caso tenha um número alto de pontos da história individuais e deseja evitar barras de rolagem no navegador.

Para obter mais informações sobre formatação e layout da história, consulte Criar uma história.

Formatar linhas em toda a pasta de trabalho

É possível alterar rapidamente a formatação de linha para cada exibição na pasta de trabalho de uma só vez clicando em Formatar > Pasta de trabalho. Quando fizer alterações nas configurações de linha da pasta de trabalho, um ponto cinza será exibido ao lado da configuração no painel Formatar pasta de trabalho.

Para obter mais detalhes, consulte Formatar no nível da pasta de trabalho.

Suporte para exibições em conformidade com as WCAG na Web

As exibições criadas no Tableau Desktop, publicadas no Tableau Server ou Tableau Online e inseridas em páginas da Web em conformidade com as agora estão de acordo com os padrões de conformidade das WCAG 2.0 AA e seção 508.

As exibições disponibilizadas para os usuários no Tableau Desktop, Tableau Reader ou Tableau Public ainda não têm suporte para a conformidade com as WCAG. As exibições criadas ou editadas na Web no Tableau Server ou Tableau Online ainda não têm suporte para a conformidade com as WCAG.

As seguintes partes da exibição inserida estão em conformidade com as WCAG:

  • Guias de planilhas

  • A área de exibição da planilha

  • Títulos e legendas

  • Legendas categorizadas

  • Filtros de valor único (lista), que são botões de rádio, e filtros de valores múltiplos (lista), que são caixas de seleção.

  • A janela de exibição de dados

Alguns aspectos da interface do Tableau nas exibições inseridas ainda não são suportadas, como outros tipos de filtros, parâmetros e a barra de ferramentas da exibição. O uso destes controles em suas visualizações pode fazer com que os usuários que usam tecnologias assistivas tenham dificuldade em compreender completamente as suas exibições.

As exibições inseridas também são compatíveis com a navegação por teclado, contexto programático para tecnologias assistivas (usando funções ARIA), texto alternativo para elementos sem texto e padrões de contraste e autenticação ao fazer logon no Tableau Server ou Tableau Online.

Para obter mais informações sobre a criação de exibições acessíveis, consulte Práticas recomendadas para criar exibições acessíveis e Criar exibições para acessibilidade.

Suporte para logon único SAP BW

É possível configurar o suporte para logon único (SSO) do Tableau para SAP NetWeaver Business Warehouse (SAP BW). Para obter mais informações, consulte Habilitar logon único para SAP BW na Ajuda do Tableau Server.

Agradecemos seu feedback! Ocorreu um erro ao enviar o feedback. Tente novamente ou envie-nos uma mensagem.