Previsão

Você pode adicionar uma previsão a uma exibição, quando houver pelo menos uma dimensão de data e uma medida na exibição. Se você está interessado em modelagem preditiva, também disponível no Tableau, veja Como funcionam as funções de modelagem preditiva no Tableau.

Para ativar a previsão, clique com o botão direito do mouse (clique pressionando a tecla control no Mac) na visualização e escolha Previsão >Mostrar previsão, ou escolha Análise >Previsão >Mostrar previsão.

Quando nenhuma dimensão de data estiver presente, você pode adicionar uma previsão caso haja um campo de dimensão na exibição com valores inteiros. Para obter detalhes, consulte Previsão quando não houver data na exibição.

Você pode prever dados de série de período quantitativos usando modelos de suavização exponencial no Tableau Desktop. Com a suavização exponencial, as observações recentes recebem relativamente mais peso do que as mais antigas. Esses modelos capturam a tendência de evolução ou a sazonalidade dos seus dados e os extrapolam no futuro. A previsão é totalmente automática, porém, configurável. Muitos resultados de previsão podem se tornar campos em suas visualizações.

Quando estiver mostrando uma previsão, os valores futuros para a medida são mostrados ao lado dos valores reais.

Assista ao vídeo: para ver conceitos relacionados demonstrados no Tableau, assista ao vídeo de treinamento gratuito de 6 minutos Previsão(O link abre em nova janela). Use sua conta do tableau.com para fazer logon.

Restrições de previsão

A previsão não tem suporte para fontes de dados multidimensionais. No Tableau Desktop, as fontes de dados multidimensionais são compatíveis apenas com o Windows.

Você pode publicar uma exibição que contém uma previsão e visualizar a previsão quando ver ou editar a exibição na Web, mas não pode modificar ou adicionar uma previsão quando estiver editando uma exibição na Web.

Além disso, será possível adicionar uma previsão a uma exibição, se ela contiver um dos seguintes itens:

  • Cálculos de tabela

  • Medidas desagregadas

  • Cálculos percentuais

  • Totais gerais ou subtotais

  • Valores de data com agregação definida como Data exata

 

Outros artigos nesta seção

Agradecemos seu feedback!