IBM DB2

Este artigo descreve como conectar o Tableau a um banco de dados do IBM DB2 e configurar a fonte de dados. Você também pode usar este conector para conexão com um banco de dados IBM DB2 for z/OS. Consulte as Especificações técnicas para confirmar quais bancos de dados DB2 são suportados.

Observação: o Tableau oferece suporte a todas as versões de plataformas de sistema operacional IBM, exceto a série "i".

Antes de começar

Antes de começar, colete estas informações de conexão:

  • O nome do servidor que hospeda o banco de dados ao qual deseja se conectar (nome do host) e o número da porta.

  • Nome do banco de dados

  • Nome de usuário (ID do usuário) e senha

  • Você está se conectando a um servidor SSL?

  • (Opcional) Instrução de SQL Inicial para execução sempre que o Tableau se conecta

Use este conector com o Tableau Desktop em um computador com Windows.

Configurações de porta

O número da porta depende do tipo de servidor ao qual a conexão está sendo realizada e se o usuário está se conectando a uma porta criptografada. Em geral, use 50.000 para uma porta não criptografada e 60.000 para uma porta criptografada. Talvez seu servidor esteja configurado para usar uma porta não padrão. Contate seu administrador caso não saiba à qual porta deve se conectar.

Requisitos do SSL

Este conector permite a conexão com o servidor usando a autenticação de SSL. Caso trabalhe em um ambiente de SSL, é provável que o computador já esteja configurado para suportar o SSL. Se tiver problemas para realizar uma conexão de SSL com o Tableau, certifique-se de que o seguinte software da IBM esteja instalado no computador:

  • IBM Data Server Runtime Client v10.5fp3 ou superior

  • Biblioteca GSK8 SSL

Observação: o IBM Data Server Runtime Client e a Biblioteca GSK8 devem ter os mesmos bits. Por exemplo, ambos devem ser de 32 bits ou 64 bits. Para obter mais informações, consulte Instalação da Biblioteca GSK8 SSL(O link abre em nova janela) no site da IBM.

Driver necessário

Este conector exige um driver para se comunicar com o banco de dados. Você talvez já tenha esse driver instalado no computador. Se o driver não estiver instalado no computador, o Tableau exibirá uma mensagem na caixa de diálogo de conexão com um link para a página Download do driver(O link abre em nova janela), na qual é possível encontrar links para o driver e instruções de instalação.

Fazer a conexão e configurar a fonte de dados

  1. Inicie o Tableau e em Conectar, selecione IBM DB2. Para obter uma lista completa de conexões de dados, selecione Mais em A um servidor. Em seguida, execute estes procedimentos:

    1. Insira o nome do servidor que hospeda o banco de dados (o nome do host), o número da porta e o nome do banco de dados ao qual você deseja se conectar.

    2. Insira seu nome de usuário (ID do usuário) e senha.

      Se o Tableau não conseguir fazer a conexão, verifique se as suas credenciais estão corretas. Se ainda assim não conseguir se conectar, seu computador está enfrentando problemas para localizar o servidor. Entre em contato com o administrador de banco de dados ou de rede.

    3. (Opcional) Selecione SQL inicial para especificar um comando SQL a ser executado no início de cada conexão quando você abre a pasta de trabalho, atualiza uma extração, faz logon no Tableau Server ou publica no Tableau Server. Para obter mais informações, consulte Executar o SQL inicial.

    4. Selecione Fazer logon.

  2. Na página da fonte de dados, faça o seguinte:

    1. (Opcional) Selecione o nome da fonte de dados padrão na parte superior da página e, em seguida, insira um nome de fonte de dados exclusivo para uso no Tableau. Por exemplo, use uma convenção de nomeação de fonte de dados que ajude os outros usuários da fonte de dados a deduzir a qual fonte de dados devem se conectar.

    2. Na lista suspensa Esquema, selecione um esquema ou use a caixa de texto para procurar um pelo nome.

    3. Em Tabela, selecione uma tabela ou use a caixa de texto para procurar uma tabela pelo nome.

    4. Arraste uma tabela para a tela e selecione a guia da planilha para iniciar sua análise.

      Use SQL personalizado para se conectar a uma consulta específica em vez de à fonte de dados inteira. Para obter mais informações, consulte Conectar a uma consulta de SQL personalizado.

Observação: o Tableau não suporta o tipo de dados DECFLOAT.

Consulte também

Conexão do Tableau a um banco de dados Db2(O link abre em nova janela) - revise as instruções de conexão no site da IBM.

Agradecemos seu feedback!Seu feedback foi enviado. Obrigado!