Amazon Redshift
Este artigo descreve como conectar o Tableau a um banco de dados do Amazon Redshift e configurar a fonte de dados. Para obter instruções sobre como configurar o OAuth com o Amazon Redshift, consulte Configurar o Amazon Redshift IAM OAuth na Documentação do Tableau Server(O link abre em nova janela) ou na Documentação do Tableau Cloud(O link abre em nova janela). Para obter mais informações sobre como usar a Central de Identidade para autorização, consulte Configurar OAuth da Central de Identidade do Amazon Redshift IAM(O link abre em nova janela).
Antes de começar
Antes de começar, colete estas informações de conexão:
- Nome do servidor e o número da porta que hospeda o banco de dados ao qual deseja se conectar
- Nome do banco de dados
- Autenticação:
- Nome de usuário e senha
- OAuth usando o Tipo de federação IAM
- O provedor OAuth deve ser instalado primeiro
- Função da IAM
- OAuth usando o Tipo de federação IAM IDC
- O provedor OAuth deve ser instalado primeiro
- IDC Namespace (opcional)
- Você está se conectando a um servidor SSL?
- (Opcional) Instrução de SQL Inicial para execução sempre que o Tableau se conecta
Driver necessário
Este conector exige um driver para se comunicar com o banco de dados. Se o driver não estiver instalado no computador, o Tableau exibirá uma mensagem na caixa de diálogo de conexão com um link para a página Download do driver(O link abre em nova janela), na qual é possível encontrar links para o driver e instruções de instalação.
Faça a conexão com o Redshift
- Na página Conectar, em Para um servidor, selecione Amazon Redshift.
- Insira o nome do servidor que hospeda o banco de dados, o número da porta e o nome do banco de dados ao qual você deseja se conectar.
- Para Autenticação, selecione Nome de usuário e senha ou OAuth como seu tipo de autenticação e, em seguida, preencha os campos de autenticação necessários para sua seleção.
- Nome de usuário e senha: insira o e nome de usuário e a senha.
- OAuth:
- No campo Tipo de Federação, selecione Função IAM ou Central de identidade.
- Para Função IAM, insira o opcional ARN da função AWS e selecione se você usará Federação de grupo.
- Para Central de identidade, entre no Espaço para nome da Central de identidade.
- Selecione o Provedor OAuth pré-configurado que você usará.
- No campo Tipo de Federação, selecione Função IAM ou Central de identidade.
- Marque a caixa de seleção Exigir SSL para conectar-se a um servidor SSL.
- (Opcional) Selecione SQL inicial para especificar um comando SQL a ser executado no início de cada conexão quando você abre a pasta de trabalho, atualiza uma extração, faz logon no Tableau Server ou publica no Tableau Server. Para obter mais informações, consulte Executar o SQL inicial.
- (Opcional) Selecione a guia Avançado para inserir parâmetros de driver personalizados, conforme necessário, para modificar a conexão.
- Clique em Entrar para começar a conexão.
Se o Tableau não conseguir fazer a conexão, verifique se as suas credenciais estão corretas. Se ainda assim não conseguir se conectar, seu computador está enfrentando problemas para localizar o servidor. Entre em contato com o administrador de rede ou de banco de dados para obter assistência.
Configurar a fontes de dados
Na página Fonte de Dados, faça o seguinte:
(Opcional) Selecione o nome da fonte de dados padrão na parte superior da página e, em seguida, insira um nome de fonte de dados exclusivo para uso no Tableau. Por exemplo, use uma convenção de nomeação de fonte de dados que ajude os outros usuários da fonte de dados a deduzir a qual fonte de dados devem se conectar.
Na lista suspensa Esquema, selecione um esquema ou use a caixa de texto para procurar um pelo nome.
Em Tabela, selecione uma tabela ou use a caixa de texto para procurar uma tabela pelo nome.
Arraste a tabela para a tela e selecione a guia da planilha para iniciar a análise.
Use SQL personalizado para se conectar a uma consulta específica em vez de à fonte de dados inteira. Para obter mais informações, consulte Conectar a uma consulta de SQL personalizado.
Personalizar a conexão usando parâmetros de driver
Haverá momentos em que você pode querer modificar a conexão feita com o conector Amazon Redshift. A partir do Tableau 2019.2.1, você poderá fazer isso ao acrescentar parâmetros de driver à cadeia de conexão na caixa de texto Parâmetros de driver personalizado:
Observação: não é possível alterar os parâmetros do driver gerados pelo Tableau; você pode anexar somente parâmetros.
Neste exemplo, o agarcia insere parâmetros que permitem autenticação federada usando IDP:
DbUser=agarcia;AutoCreate=1;AuthType=Plugin;plugin_name=Ping;IAM=1;idp_host=idp.business-example.com;idp_port=443;preferred_role=arn:aws:iam::12345:role/dev;partner_spid=urn:amazon:webservices;
Neste exemplo, você limita o número de linhas a 1000:
Fetch=1000;
Para obter detalhes sobre os parâmetros de driver, consulte Opções de configuração do driver ODBC(O link abre em nova janela) no site da Amazon AWS.
Fazer logon em um Mac
Se você usa o Tableau Desktop em um Mac, quando inserir o nome de servidor com o qual se conectar, use um nome de domínio totalmente qualificado, como mydb.test.example.lan, em vez de um nome de domínio relativo, como mydb ou mydb.test.
Como alternativa, é possível adicionar o domínio à lista de Domínios de Pesquisa no computador Mac para que, quando você se conectar, seja necessário fornecer apenas um nome de servidor. Para atualizar a lista de Domínios de Pesquisa, vá para Preferências do Sistema > Rede > Avançado e depois abra a guia DNS.
Consulte também
- Configurar fontes de dados – Adicione mais dados a esta fonte de dados ou prepare os dados antes de analisá-los.
- Criar gráficos e analisar dados – Inicie a análise de dados.
- Otimização do Amazon Redshift e implantação do Tableau Software para obter um melhor desempenho(O link abre em nova janela) - whitepaper do Tableau (é necessário registro ou logon)
- Explore as análises de Big Data com o Amazon Redshift(O link abre em nova janela) - webinar sob demanda do Tableau (é necessário fazer o registro ou logon)