Este artigo descreve como conectar o Tableau aos dados do Amazon Athena e como configurar a fonte de dados.

Observação: para se conectar ao Amazon Athena, você precisa que as portas 443 (ssl) e 444 estejam abertas.

Antes de começar

Antes de começar, colete estas informações de conexão:

  • Nome do servidor que hospeda o banco de dados ao qual deseja se conectar. O formato deve ser o seguinte: athena.[region (região)].amazonaws.com. Por exemplo: athena.us-east-1.amazonaws.com

  • Nome do diretório de preparo S3. Por exemplo, s3://aws-athena-query-results-123456785678-us-eastexample-2/

  • Chaves de acesso (ID da chave de acesso e chave de acesso secreta) do Amazon Web Services (AWS) . Para obter mais informações, consulte Chaves de acesso(O link abre em nova janela) no site da Web do AWS.

  • (Opcional) Instrução de SQL Inicial para execução sempre que o Tableau se conecta

Driver necessário

Este conector exige um driver para se comunicar com o banco de dados. Você talvez já tenha esse driver instalado no computador. Se o driver não estiver instalado no computador, o Tableau exibirá uma mensagem na caixa de diálogo de conexão com um link para a página Download do driver(O link abre em nova janela), na qual é possível encontrar links para o driver e instruções de instalação.

Fazer a conexão e configurar a fonte de dados

  1. Inicie o Tableau e em Conectar, selecione Amazon Athena. Para obter uma lista completa de conexões de dados, selecione Mais em A um servidor. Em seguida, execute estes procedimentos:

    1. Insira o nome do servidor.

    2. Insira o nome do diretório de teste S3.

    3. Insira a ID da chave de acesso do AWS no campo Nome de usuário.

    4. Insira a chave de acesso secreta do AWS no campo Senha.

    5. (Opcional) Selecione SQL inicial para especificar um comando SQL a ser executado no início de cada conexão quando você abre a pasta de trabalho, atualiza uma extração, faz logon no Tableau Server ou publica no Tableau Server. Para obter mais informações, consulte Executar o SQL inicial.

    6. Selecione Fazer logon.

      Se o Tableau não conseguir fazer a conexão, verifique se as suas credenciais estão corretas. Se ainda assim não conseguir se conectar, seu computador está enfrentando problemas para localizar o servidor. Entre em contato com o administrador de banco de dados ou de rede.

  2. Na página da fonte de dados, faça o seguinte:

    1. (Opcional) Em Conexões, selecione a fonte de dados padrão.

    2. Selecione o catálogo e o banco de dados com o qual deseja trabalhar.

    3. Arraste uma ou mais tabelas até a área de trabalho.

    4. Selecione a guia de planilha para iniciar a sua análise.

      Use SQL personalizado para se conectar a uma consulta específica em vez de à fonte de dados inteira. Para obter mais informações, consulte Conectar a uma consulta de SQL personalizado.

Personalizar conexões JDBC

O Amazon Athena usa uma conexão JDBC, que pode ser personalizada usando um arquivo de propriedades. Para obter mais informações, consulte Personalizar conexões JDBC usando um arquivo de propriedades(O link abre em nova janela) na Comunidade do Tableau.

Consulte também

Agradecemos seu feedback!