Personalizar sua história com dados do Tableau

Mudanças importantes para Histórias de dados do Tableau

As Histórias de dados do Tableau serão descontinuadas em Tableau Desktop, Tableau Cloud e Tableau Server em janeiro de 2025 (2025.1). Com os avanços nas tecnologias de linguagem natural, estamos desenvolvendo uma interface aprimorada que tornará mais fácil fazer perguntas sobre seus dados e ficar por dentro das mudanças. Para obter mais informações, veja Como o Tableau Pulse com tecnologia Tableau AI está reimaginando a experiência de dados(O link abre em nova janela)

Você pode usar uma linguagem personalizada, adaptada ao seu público, para complementar suas histórias com dados do Tableau com informações específicas para o seu negócio. Identifique as análises e os dados da história com dados que mais importam para seu público e use sua própria linguagem para criar a história mais impactante. Assim como na História com dados do Tableau geral, os dados e variáveis usados no conteúdo personalizado são dinâmicos, ajustando-se junto com o painel.

Adicionar suas próprias informações

  1. Em sua História com dados, clique em Editar para abrir a caixa de diálogo Editar.
  2. Encontre a seção sobre a qual deseja escrever e clique em Adicionar item personalizado.

    Caixa de diálogo Editar história que permite aos usuários escolher quais frases aparecem em uma história

  3. Digite seu texto personalizado no campo que aparece.
  4. Clique em Salvar.

Adicionar cabeçalhos e rodapés

Você pode inserir texto personalizado na parte superior e inferior de sua História com dados. Com cabeçalhos e rodapés, você pode adicionar sua própria análise qualitativa às histórias, incluir explicações adicionais de tendências de dados ou anexar isenções de responsabilidade legais e de privacidade.

  1. Em sua História com dados, clique em Editar para abrir a caixa de diálogo Editar.
  2. Clique no botão Mostrar nota.
  3. Insira sua nota personalizada.

    Caixa de diálogo Editar história com a opção Mostrar nota na posição Ligado. A nota personalizada diz "Esta é minha nota personalizada".

  4. Clique em Salvar.

Sua nota agora é exibida na parte superior ou inferior de sua História com dados.

Adicionar funções

Usar uma função em sua história com dados é uma ótima maneira de personalizar sua história e encontrar as informações mais importantes para você e sua empresa.

Por exemplo, se você quiser saber a soma média da receita do turismo em um período, selecione Average como sua função e, em seguida, designe a medida como SUM(Turismo nacional). Isso retorna a soma média do turismo nacional.

  1. Em sua História com dados, clique em Editar para abrir a caixa de diálogo Editar.
  2. Clique no menu no lado direito da caixa e selecione Adicionar função.

    Caixa de diálogo Editar história em que uma frase da história é selecionada, para que o menu seja aberto. A opção “Adicionar Função” é destacada.

  3. Selecione uma Função de História com Dados e preencha os campos obrigatórios.

    Um campo aberto para digitar a função e menus suspensos para definir uma função personalizada, dimensão, medida e valor de dimensão de filtro.

  4. Clique em Adicionar à seção.
  5. Clique em Salvar.

    Uma história de exemplo que tem uma nota personalizada no rodapé. A nota personalizada é destacada e o restante da história fica na sombra. A nota diz “Soma médio por ano 434,09 bilhões”.

O conteúdo personalizado agora é exibido em sua história com dados.

Adicionar condições

Para cada frase personalizada que você escreve, você pode adicionar uma condição que determina se a frase será renderizada em sua História com dados. Se a condição for atendida, a frase personalizada aparecerá em sua história. Se a condição não for atendida, a frase personalizada não aparecerá.

Você pode aplicar várias condições a cada frase personalizada e as condições podem ser combinadas usando os botões Qualquer ou Todos na caixa de diálogo Adicionar uma condição.

As instruções condicionais são usadas com mais frequência com comparações numéricas, mas a função também oferece suporte à correspondência de strings usando os símbolos igual (=) ou diferente (!=).

  1. Em sua História com dados, clique em Editar para abrir a caixa de diálogo Editar.
  2. Digite sua frase personalizada.
  3. Clique no menu do lado direito da caixa e selecione Adicionar condição.
  4. Defina a função personalizada a ser usada para informar a lógica condicional. Neste exemplo, a frase "Atingimos nossa cota" mostra se a Soma de Turismo nacional é maior que 5 trilhões.
    Um campo de texto onde você pode inserir uma condição. Há um botão para “Adicionar condição” e dois campos de fórmula para definir quando a condição é atendida.

  5. Clique em Adicionar à seção.
  6. Clique em Salvar.

A frase personalizada agora aparece em sua história com dados somente se as condições forem atendidas.

Conteúdo personalizado duplicado

Você pode duplicar facilmente o conteúdo personalizado adicionado à sua história com dados, facilitando a criação de diferentes variações de uma frase. Recomendamos copiar uma frase personalizada totalmente construída ao aplicar limites, criar variações de idioma e criar diferentes variações lógicas.

  1. Em sua História com dados, clique em Editar para abrir a caixa de diálogo Editar.
  2. Crie uma frase personalizada, completa com funções e condições, se desejar.
  3. Na caixa de frase concluída, clique no menu à direita da caixa e selecione Duplicar.
    Caixa de diálogo Editar história em que uma frase da história é selecionada, para que o menu seja aberto. A opção “Duplicar” é destacada.
  4. Clique na frase duplicada, atualize conforme desejado e clique em Adicionar à seção.
  5. Clique em Salvar.

Quando você copia uma frase, todas as funções e instruções condicionais também são copiadas. O marcador copiado aparece diretamente abaixo do marcador original na mesma seção.

Nota: os marcadores copiados só podem ser adicionados à seção em que está o marcador original.

Adicionar conteúdo personalizado em seções de detalhamento

Para histórias que têm duas dimensões, cada seção após a primeira seção é chamada de seção de pesquisa. as seções de detalhamento se concentram em uma entidade de dimensão primária individual (ou seja, as Américas no exemplo a seguir).

Como as seções de detalhamento têm a mesma estrutura de conteúdo, o conteúdo personalizado adicionado na primeira seção (ou seja, Europa) é aplicado a cada seção adicional (ou seja, Américas). Você só pode criar ou editar conteúdo na primeira seção de detalhamento.

  1. Em sua História com dados, clique em Editar para abrir a caixa de diálogo Editar.
  2. Na primeira seção de detalhamento, clique em Adicionar item personalizado a cada entidade.
  3. Insira seu conteúdo personalizado.
  4. Clique em Salvar.

    Caixa de diálogo Editar história que tem um botão que diz "Adicionar item personalizado a cada entidade"

O conteúdo personalizado nas seções de pesquisa já possui uma variável de contexto chamada Valor da categoria atual (dinâmico). Isso cria uma opção de valor de dimensão chamada Valor de categoria atual (dinâmico) que sempre representa a seção sobre a qual a seção de pesquisa se refere.

Dica: para criar conteúdo que aparece apenas em uma única seção de detalhamento específica, você pode usar a lógica condicional para garantir que ele seja gravado apenas quando apropriado.

Agradecemos seu feedback!Seu feedback foi enviado. Obrigado!