Manter o conteúdo com exibições personalizadas

Como criador de conteúdo, é importante entender como as atualizações feitas em pastas de trabalho e fontes de dados podem afetar o usuário final. As exibições personalizadas são uma maneira popular de personalizar como as visualizações são consumidas, mas as exibições personalizadas podem ser interrompidas caso o conteúdo de origem seja alterado. Evite fazer alterações que afetem as exibições personalizadas, se possível. Quando for necessário fazer alterações, siga as etapas descritas posteriormente neste tópico.

Em geral, existem algumas práticas recomendadas ao trabalhar com conteúdo conhecidas por usar exibições personalizadas.

  • Aconselhe os usuários finais a criar apenas exibições personalizadas em conteúdo estável.
    • Use projetos ou sistemas de nomenclatura para identificar as pastas de trabalho que estão sendo modificadas e recomende que os usuários não criem exibições personalizadas nelas.
  • Teste as alterações em um ambiente de preparação ou desenvolvimento. Teste exibições personalizadas que representam os filtros esperados, as ações do usuário, as configurações de parâmetros e outras personalizações.
  • Notifique os usuários de forma proativa antes de publicar alterações que possam interromper as exibições personalizadas. (Recupere uma lista de todas as exibições personalizadas aplicadas a uma pasta de trabalho usando os métodos de exibições personalizadas na API REST do Tableau(O link abre em nova janela).)

Alterações conhecidas por impactar exibições personalizadas

Embora seja melhor testar as alterações para verificar seu impacto nas exibições personalizadas, algumas atualizações são conhecidas por afetar as exibições personalizadas.

Esta lista não é abrangente e destina-se apenas a orientação.

Alterações na pasta de trabalho

  • Mudanças de nome. A alteração do nome da pasta de trabalho (ou da planilha à qual a exibição personalizada está associada) interrompe as exibições personalizadas.
  • Parâmetros. Adicionar ou remover um parâmetro pode fazer com que uma exibição personalizada seja interrompida ou não seja atualizada conforme o esperado.
    • Se um parâmetro for adicionado ao conteúdo original, a exibição personalizada poderá ser interrompida.
    • Se um controle de parâmetro for removido, os campos calculados que usaram sua entrada reterão seu último valor e não serão mais ajustáveis.
  • Filtros. A remoção de um filtro remove o controle de filtro, mas deixa os dados em um estado filtrado.
    • Em geral, caso um filtro seja excluído do conteúdo original, uma exibição personalizada que usou esse filtro continua funcionando. No entanto, os dados permanecem filtrados sem nenhum controle de filtro presente. Isso significa que os usuários não podem alterar a seleção do filtro na exibição personalizada.
    • Alterar o controle de filtro no controle deslizante para a data relativa não ajusta o filtro para refletir com precisão a data relativa conforme o esperado.
    • Se as exibições personalizadas forem usadas para controlar seleções de filtro, insira parâmetros de filtro em uma URL compartilhada.
  • Ocultar planilhas. Definir uma planilha como oculta, mesmo que ela seja reexibida mais tarde, interrompe as exibições personalizadas nessa planilha.
  • Republicar. Excluir e republicar uma pasta de trabalho interrompe suas exibições personalizadas.

Alterações na fonte de dados

  • Alterações na fonte de dados. Substituir uma fonte de dados usando a funcionalidade Substituir fonte de dados ou substituir uma fonte de dados incorporada por uma cópia publicada da mesma fonte de dados interrompe as exibições personalizadas.
  • Tipo de dados. Alterar o tipo de dados de um campo relevante para a exibição personalizada interrompe a exibição personalizada.
  • Remover campos. A remoção de campos, cálculos, grupos ou conjuntos nos quais as exibições personalizadas são baseadas interrompe a exibição personalizada.

Atualizar o conteúdo com segurança

Veja a seguir um conjunto de práticas recomendadas para minimizar o risco de interromper exibições personalizadas existentes.

  • Edite as pastas de trabalho e as alterações nas fontes de dados separadamente.
  • Não republique uma pasta de trabalho que tenha uma fonte de dados substituída.
  • Edite uma versão local da pasta de trabalho ou fonte de dados e republique-a com o mesmo nome.

Modificar uma pasta de trabalho

Essas etapas pressupõem que a pasta de trabalho usa uma conexão em tempo real com uma fonte de dados publicada separadamente e tem exibições personalizadas existentes.

Modificar uma pasta de trabalho com edição na Web

A edição na Web é o método preferido para modificar uma pasta de trabalho. Use o Tableau Desktop somente se necessário.

  1. Edite uma pasta de trabalho no navegador, evitando os itens abordados anteriormente que são conhecidos por interromper exibições personalizadas.
    • Se for necessário fazer alterações nos dados, não as faça agora. Consulte a seção sobre como modificar uma fonte de dados.
  2. Publique a pasta de trabalho no mesmo local com o mesmo nome, salvando sobre a versão existente.

Modificar uma pasta de trabalho com o Tableau Desktop

Quando possível, modifique as pastas de trabalho no navegador. Use o Tableau Desktop somente se necessário.

  1. Abra uma versão local da pasta de trabalho (baixe a pasta de trabalho primeiro, se necessário).
  2. Edite a pasta de trabalho, evitando os itens abordados anteriormente que são conhecidos por interromper exibições personalizadas.
    • Se for necessário fazer alterações nos dados, não as faça agora. Consulte a seção sobre como modificar uma fonte de dados.
  3. Publique a pasta de trabalho no mesmo local com o mesmo nome, substituindo a versão existente.
    • Não marque a opção "Atualizar a pasta de trabalho para usar a fonte de dados publicada".

Modificar uma fonte de dados

  1. Abra uma versão local da fonte de dados no Tableau Desktop baixando a pasta de trabalho e criando uma cópia local da fonte de dados:
    1. Baixe a pasta de trabalho e abra-a no Tableau Desktop.
    2. Clique com o botão direito do mouse na fonte de dados e selecione "Criar cópia local".
    3. Clique com o botão direito do mouse na nova fonte de dados e selecione "Substituir fonte de dados…"
    4. Troque a conexão existente com a fonte de dados publicada pela cópia local recém-criada.

    Observação: usar uma versão local em uma pasta de trabalho é o método preferido, porque permite que você verifique as alterações da fonte de dados diretamente na pasta de trabalho. Como alternativa, você pode baixar a fonte de dados ou usar uma cópia armazenada localmente.

  2. Edite para a fonte de dados, evitando os itens abordados anteriormente que são conhecidos por interromper exibições personalizadas.
  3. Publique a fonte de dados.
    1. Use o mesmo nome e salve na fonte de dados existente.
    2. Não marque a opção "Atualizar a pasta de trabalho para usar a fonte de dados publicada".
    3. Não publique a pasta de trabalho com a fonte de dados modificada. Se for necessário fazer alterações no conteúdo da pasta de trabalho, consulte a seção sobre como modificar pastas de trabalho.

Investigar exibições personalizadas interrompidas

Observação: esta seção pressupõe familiaridade com XML e interações básicas de linha de comando.

Em um arquivo de pasta de trabalho .twb, o XML de uma pasta de trabalho contém marcas de identificação para elementos da pasta de trabalho. Quando uma exibição personalizada é criada, é obtido um instantâneo dos elementos interativos (como filtro ou valores definidos, parâmetros ou marcas selecionadas) e seus valores. Quando uma exibição personalizada é acessada, o Tableau aplica os valores de atributo armazenados com a exibição personalizada às IDs de elemento relevantes. Se as IDs de elemento forem alteradas ou os valores de atributo não puderem ser carregados, a exibição personalizada será interrompida.

Talvez seja possível identificar o que mudou para interromper uma exibição personalizada ao comparar um .twb antes e depois da alteração.

  1. Você precisará de um .twb da pasta de trabalho quando a exibição personalizada estiver funcionando (salve uma cópia do conteúdo antes de fazer alterações).
  2. Em outra cópia da pasta de trabalho, faça a alteração necessária para interromper a exibição personalizada e salve-a como um .twb diferente.
  3. Na linha de comando, execute o comando a seguir (substituindo os arquivos da etapa um como file1.twb e da etapa dois como file2.twb).
    vdmdiff file1.twb file2.twb
  4. Os resultados destacam as alterações entre os arquivos.

Algumas IDs ou valores de atributo (entre [colchetes]) que são conhecidos por interromper exibições personalizadas caso haja alterações:

<datasources>
	<datasource name='[ID]'>

<worksheets>
	<worksheet name='[ID]'>
<table>
<view>
<datasource-dependencies datasource='[ID]'>
<column datatype='[Value]' name='[Value]'>

<dashboards>
	<dashboard name='[ID]'>

Agradecemos seu feedback!Seu feedback foi enviado. Obrigado!