Criar um gráfico de dispersão

Use gráficos de dispersão para visualizar relações entre variáveis numéricas.

No Tableau, você cria um gráfico de dispersão colocando pelo menos uma medida na divisória Colunas e pelo menos uma medida na divisória Linhas. Caso essas divisórias contenham tanto dimensões como medidas, o Tableau colocará as medidas como os campos internos, o que significa que elas estarão sempre à direita de qualquer dimensão que também seja colocada nessas divisórias. A palavra "interno" nesse caso refere-se à estrutura da tabela.

Cria gráfico de dispersão simplesCria matriz de gráficos de dispersão

Um gráfico de dispersão pode usar vários tipos de marca. Por padrão, o Tableau usa o tipo de marca de forma. Dependendo dos dados, talvez você queira usar outro tipo de marca, como um círculo ou um quadrado. Para obter mais informações, consulte Alterar o tipo de marca na exibição.

Para comparar vendas com lucro usando gráficos de dispersão e linhas de tendência, siga estas etapas:

  1. Abra a fonte de dados Exemplo - Superloja.
  2. Arraste a medida Lucro até Colunas.

    O Tableau agrega a medida como uma soma e cria um eixo horizontal.

  3. Arraste a medida Vendas até Linhas.

    O Tableau agrega a medida como uma soma e cria um eixo vertical.

    As medidas podem consistir em dados numéricos contínuos. Ao plotar um número contra outro, você está comparando dois números. O gráfico resultante é semelhante a um gráfico cartesiano, com coordenadas x e y.

    Agora você tem um gráfico de dispersão de uma marca:

  4. Arraste a dimensão Categoria até Cor no cartão Marcas.

    Isso separa os dados em três marcas (uma para cada membro da dimensão) e codifica as marcas usando cores.

  5. Arraste a dimensão Região até Detalhe no cartão Marcas.

    Agora, existem muito mais marcas na exibição. O número de marcas é igual ao número de regiões diferentes na fonte de dados multiplicado pelo número de departamentos. (Caso esteja curioso, use o botão Desfazer na barra de ferramentas para ver o que aconteceria se você soltasse a dimensão Região em Forma em vez de soltá-la em Detalhe.)

  6. Para adicionar linhas de tendência, no painel Análise, arraste o modelo de Linha de tendência para a exibição e, em seguida, solte-o no tipo de modelo.

    Uma linha de tendência pode fornecer uma definição estatística da relação entre dois valores numéricos. Para adicionar linhas de tendência a uma exibição, os dois eixos devem conter um campo que possa ser interpretado como um número. Por definição, é esse é sempre o caso com um gráfico de dispersão.

    O Tableau adiciona três linhas de tendência linear, uma para cada cor usada para diferenciar as três categorias.

  7. Posicione o ponteiro do mouse sobre as linhas de tendência para ver informações estatísticas a respeito do modelo que foi usado para criar a linha:

    Para obter mais informações, consulte Avaliar a importância da linha de tendência. Também é possível personalizar a linha de tendência para usar um tipo de modelo diferente ou incluir faixas de confiança. Para obter mais informações, consulte Adicionar linhas de tendência a uma visualização.

    Verifique seu trabalho! Veja as etapas de 1 a 7 abaixo.

    Consulte também

    Exemplo: gráficos de dispersão, agregação e granularidade

Agradecemos seu feedback!Seu feedback foi enviado. Obrigado!