Use gráficos de dispersão para visualizar relações entre variáveis numéricas.

No Tableau, você cria um gráfico de dispersão colocando pelo menos uma medida na divisória Colunas e pelo menos uma medida na divisória Linhas. Caso essas divisórias contenham tanto dimensões como medidas, o Tableau colocará as medidas como os campos internos, o que significa que elas estarão sempre à direita de qualquer dimensão que também seja colocada nessas divisórias. A palavra "interno" nesse caso refere-se à estrutura da tabela.

Cria gráfico de dispersão simples Cria matriz de gráficos de dispersão

Um gráfico de dispersão pode usar vários tipos de marca. Por padrão, o Tableau usa o tipo de marca de forma. Dependendo dos dados, talvez você queira usar outro tipo de marca, como um círculo ou um quadrado. Para obter mais informações, consulte Alterar o tipo de marca na exibição.

Para comparar vendas com lucro usando gráficos de dispersão e linhas de tendência, siga estas etapas:

  1. Abra a fonte de dados Sample - Superstore.
  2. Arraste a medida Lucro até Colunas.

    O Tableau agrega a medida como uma soma e cria um eixo horizontal.

  3. Arraste a medida Vendas até Linhas.

    O Tableau agrega a medida como uma soma e cria um eixo vertical.

    As medidas podem consistir em dados numéricos contínuos. Ao plotar um número contra outro, você está comparando dois números. O gráfico resultante é semelhante a um gráfico cartesiano, com coordenadas x e y.

    Agora você tem um gráfico de dispersão de uma marca:

  4. Arraste a dimensão Categoria até Cor no cartão Marcas.

    Isso separa os dados em três marcas (uma para cada membro da dimensão) e codifica as marcas usando cores.

  5. Arraste a dimensão Região até Detalhe no cartão Marcas.

    Agora, existem muito mais marcas na exibição. O número de marcas é igual ao número de regiões diferentes na fonte de dados multiplicado pelo número de departamentos. (Caso esteja curioso, use o botão Desfazer na barra de ferramentas para ver o que aconteceria se você soltasse a dimensão Região em Forma em vez de soltá-la em Detalhe.)

  6. Para adicionar linhas de tendência, no painel Análise, arraste o modelo de Linha de tendência para a exibição e, em seguida, solte-o no tipo de modelo.

    Uma linha de tendência pode fornecer uma definição estatística da relação entre dois valores numéricos. Para adicionar linhas de tendência a uma exibição, os dois eixos devem conter um campo que possa ser interpretado como um número. Por definição, é esse é sempre o caso com um gráfico de dispersão.

    O Tableau adiciona três linhas de tendência linear, uma para cada cor usada para diferenciar as três categorias.

  7. Posicione o ponteiro do mouse sobre as linhas de tendência para ver informações estatísticas a respeito do modelo que foi usado para criar a linha:

    Para obter mais informações, consulte Avaliar a importância da linha de tendência. Também é possível personalizar a linha de tendência para usar um tipo de modelo diferente ou incluir faixas de confiança. Para obter mais informações, consulte Adicionar linhas de tendência a uma visualização.

    Verifique seu trabalho! Veja as etapas de 1 a 7 abaixo.

    Consulte também

    Exemplo: gráficos de dispersão, agregação e granularidade

Agradecemos seu feedback!