Monitorar integridade e desempenho do fluxo

Depois de publicar fluxos e agendá-los para serem executados periodicamente, você quer saber que eles estão sendo executados conforme esperado e solucionar problemas. Além disso, você deseja monitorar e entender o desempenho dos seus fluxos.

Este tópico descreve os vários métodos fornecidos pelo Tableau Server e pelo Tableau Online para ajudá-lo a monitorar seus fluxos.

Detectar problemas conforme eles ocorrem e solucioná-los

Configure o Tableau Server para enviar notificações por e-mail quando os fluxos falharem ou localizar e analisar erros no Tableau Server usando o menu Alertas ou ao revisar as páginas de fluxo dos fluxos que você está interessado. Esse tipo de monitoramento permite detectar problemas à medida que ocorrem.

Receber notificações por e-mail quando um fluxo falhar:

Configure o Tableau Server para enviar notificações por e-mail para proprietários de fluxo quando um fluxo falhar.

Para configurar notificações por e-mail do Tableau Server e de sites, siga as instruções na Etapa 2: Configurações de fluxo para o Tableau Server.

As notificações por e-mail são ativadas por padrão no seu site no Tableau Online. Para verificar isso, vá até Configurações > Página Geral.

Ver e solucionar erros

Observação: a partir da versão 2020.4.1, você pode criar e editar fluxos diretamente no Tableau Server e no Tableau Online. O conteúdo desta seção se aplica a todas as plataformas, a não ser se for indicado de outra forma. Para obter mais informações sobre os fluxos de criação na Web, consulte Tableau Prep na Web.

Os erros a seguir podem ocorrer ao executar um fluxo:

  • Erros de conexão: os erros de conexão geralmente ocorrem quando o Tableau Server ou o Tableau Online não consegue se conectar a uma ou mais entradas de dados ou não consegue fazer uma conexão em uma ou mais etapas de saída.

    • Para erros de conexão de entrada, use a opção Editar conexões, na guia Conexões para fazer alterações nos detalhes da conexão e, em seguida, execute o fluxo novamente.
    • Para erros de conexão de saída, verifique o local de saída das etapas de saída de fluxo. Se a saída do fluxo for um compartilhamento de rede, verifique se as etapas de saída estão apontando para um local seguro. Depois de fazer qualquer alteração, publique novamente o fluxo e tente executá-lo novamente.

      Observação: para corrigir erros de conexão de saída para fluxos que são de saída para um arquivo ou compartilhamento de rede, baixe o fluxo para Tableau Prep Builder, em seguida, republique-o para o seu servidor. Fluxos que são publicados em uma fonte de dados ou banco de dados publicados podem ser editados diretamente na Web.

  • Erros no fluxo: se houver erros em uma ou mais etapas do fluxo, você verá uma mensagem de erro. Você pode editar o fluxo diretamente na Web e republicá-lo. Também é possível baixar o fluxo para o Tableau Prep Builder, solucionar os erros, republicar o fluxo no servidor e executá-lo novamente.

  • Tarefas de fluxo suspensas: quando uma tarefa de fluxo agendada não é executada depois de um número determinado de tentativas, ela é suspensa. Um fluxo pode ter várias tarefas agendadas atribuídas a ele, mas apenas as tarefas com falha são suspensas. Todas as outras tarefas de fluxo continuarão a ser executadas, a menos que tenham erros. Para solucionar uma tarefa suspensa, revise e resolva os erros, execute o fluxo sob demanda ou deixe que o fluxo seja executado automaticamente com base na agenda atribuída.

    Observação: por padrão, uma tarefa de fluxo é suspensa após 5 falhas consecutivas de tarefas de fluxo. Os administradores de servidor podem alterar esse padrão usando a opção do conjunto de configurações tsm. Para obter mais detalhes, consulte Etapa 5: Configurações opcionais do servidor.

Você pode visualizar os erros nas seguintes páginas:

Página de Visão geral do fluxo

Nesta página você pode ver o status da execução e dos erros mais recentes. Passe o mouse sobre o texto de erro para consultar os detalhes do erro. Se uma tarefa agendada for suspensa, um ícone de aviso será exibido ao lado da agenda. Passe o cursor sobre o ícone para exibir o status.

Depois de solucionar o erro que causou a falha do fluxo ou a tarefa a ser suspensa, você pode executar o fluxo manualmente ou permitir que o fluxo seja executado com base no agendamento atribuído. Para tarefas de fluxo suspensas, clique no link Ir para a Tarefa agendada na dica de ferramenta da tarefa suspensa para navegar até a página Tarefas agendadas e clique no botão Continuar tarefas agendadas para retomar as tarefas suspensas.

Página Conexões

A página Conexões mostra o status mais recente e quaisquer erros de conectividade relacionados. Para corrigir erros de entrada, clique no menu Mais ações para uma obter conexão de entrada para editar a conexão e alterar o nome do servidor, porta, nome de usuário e senha.

Para corrigir erros de conexão de saída, edite o fluxo diretamente ou baixe-o no Tableau Prep Builder, corrija o caminho do arquivo e republique o fluxo para continuar a executá-lo.

Página Tarefas agendadas

Observação: é necessário ver esta guia Data Management Add-on.

Ver as tarefas agendadas atribuídas a um fluxo. Se uma tarefa agendada for suspensa, você verá o status dessas tarefas aqui e poderá retomá-las manualmente a partir desta página. Antes de retomar uma tarefa suspensa, solucione os erros no fluxo.

Detalhes dos erros não são mostrados nesta página, mas você pode consultá-los nas páginas Visão geral ou Histórico de execução. Você também pode clicar nos links na coluna Tipo de agenda para ver os detalhes do que foi programado e editar as tarefas.

Uma tarefa suspensa agendada será retomada automaticamente quando o fluxo for republicado, se você editar uma conexão para o fluxo ou se executar manualmente as tarefas de fluxo. Para retomar manualmente uma tarefa suspensa, na página Tarefas agendadas, clique em Retomar tarefas agendadas. Isso retoma todas as tarefas suspensas do fluxo.

Para retomar tarefas individuais, clique no menu Mais ações de uma tarefa agendada e selecione Retomar. Além disso, clique em Executar Agora para executar todas as tarefas do fluxo imediatamente.

Página Histórico de execução

Observação: é necessário ver esta guia Data Management Add-on.

A página Histórico de execução mostra os detalhes de todas as execuções concluídas ou em andamento para cada saída. Visualize os detalhes do erro ao focalizar com o mouse sobre os erros na coluna Erros. A coluna de duração mostra o tempo de execução do fluxo.

Observação: a partir da versão 2020.2.1, o campo Tipo de execução mostra o tipo de atualização da saída. Em versões anteriores, este campo mostrava se a saída foi executada em um cronograma ou sob demanda. Para obter mais informações sobre como configurar os tipos de atualização de saída, consulte Atualizar dados de fluxo usando a atualização incremental.

Alertas

Quando um fluxo falha, o menu de alertas é preenchido com os detalhes de erro com a opção para executar novamente o fluxo ou baixá-lo para solucionar o problema.

Observação: no Tableau Server, os proprietários de fluxos e administradores de servidores ou de sites podem ver esse menu. No Tableau Online, os proprietários de fluxos e administradores de sites podem ver esse menu.

Status de processo do Tableau Prep Conductor

  • A página de status do The Tableau Services Manager (TSM) é acessível no TSM e pode ser visualizada por administradores do TSM. Você deve poder fazer logon no TSM para visualizá-la.

  • A página de status do Tableau Server aparece na interface do usuário na Web do Tableau Server e é acessível para administradores do Tableau Server. Se passar o cursor pelo indicador de status de um processo, uma dica de ferramente mostra o nome do nó e a porta onde o processo está sendo executado. A página de status do Tableau Server não mostra os processos do TSM.

    Quando o Tableau Server estiver funcionando corretamente, o Tableau Prep Conductor será exibido como Ativo ou Ocupado:

    • Ativo—o processo está funcionando como planejado.

    • Ocupado— o processo está concluindo algumas tarefas.

    • Inativo—o processo está inoperante. As implicações disso variam de acordo com o processo.

    • Status indisponível— o Tableau Server não pode determinar o status do processo.

Monitorar atividades e desempenho do fluxo com exibições administrativas

As exibições administrativas podem ser usadas para monitorar as atividades relacionadas a fluxos, histórico de desempenho e espaço em disco usado. A página Status contém uma pasta de trabalho inserida do Tableau com várias exibições administrativas que podem ser usadas para monitorar diferentes tipos de atividade de servidor ou site.

Para instalações do Tableau Server, é necessário instalar drivers PostgreSQL para poder ver Exibições administrativas. Para obter mais informações, consulte Drivers de banco de dados(O link abre em nova janela) (Linux), Drivers de Banco de Dados(O link abre em nova janela) (Windows). Os administradores de servidor podem usar essas exibições para ver a atividade no nível do servidor (agregado para todos os sites) ou para um site específico. Somente administradores de servidor podem filtrar por site.

Quem pode fazer isso?

  • Tableau Server: os administradores do Tableau Server e os administradores de site do Tableau podem exibir e trabalhar com exibições administrativas. Somente administradores de servidor podem filtrar por site.

  • Tableau Online: os administradores do site do Tableau podem exibir e trabalhar com exibições administrativas.

Ação por todos os usuários

Use esta exibição para obter informações sobre como os fluxos estão sendo usados. Isso inclui ações como publicação, download e execuções de fluxo. Filtre a exibição por ações, por site e por intervalo de tempo. A Contagem total de usuários mostra o número de usuários que realizaram uma ação. Esse valor não é afetado por qualquer filtragem. A Contagem de usuários ativos mostra o número de usuários que estiveram ativos durante o período selecionado e executaram uma das ações selecionadas.

Ação por usuário específico

Use esta exibição para coletar informações sobre como um usuário individual está trabalhando com fluxos.

No Tableau Server, filtre a exibição por nome de usuário, tipo de ação, intervalo de tempo e site.

No Tableau Online, filtre a exibição por nome de usuário, tipo de ação e intervalo de tempo.

Ação por usuários recentes

Esta exibição mostra quais usuários estiveram ativos no Tableau Server ou no Tableau Online nas últimas 24 horas.

Isso pode ser útil se você precisar fazer alguma atividade de manutenção no servidor e desejar saber quantos e quais usuários isso afetará, bem como o que eles estão fazendo.

A exibição Ativo, Recentemente ativo e Ocioso que estão atualmente conectados ao Tableau Server ou ao Tableau Online.

Para esta exibição, um usuário ativo é aquele que fez uma ação nos últimos 5 minutos, um usuário recentemente ativo é aquele que fez uma ação em 30 minutos e um usuário ocioso é aquele que fez uma ação há mais do que 30 minutos atrás.

Selecione um usuário para ver apenas as ações executadas pelo usuário recentemente. Passe o cursor sobre uma ação para ver detalhes.

Atrasos da tarefa do processador em segundo plano

A exibição Atrasos da tarefa do processador em segundo exibe o atraso das tarefas de atualização de extração, de assinatura e de fluxo, ou seja, a quantidade de tempo entre quando eles são agendados para serem executados e quando eles realmente são executados. Use a exibição para ajudá-lo a identificar os locais que podem melhorar o desempenho do servidor distribuindo suas agendas de tarefa e otimizando tarefas.

Possíveis razões para os atrasos e as maneiras para reduzi-los incluem:

  • Muitas tarefas estão agendadas para o mesmo tempo. Nesta exibição de exemplo, as tarefas que mostram longos atrasos estão agrupadas no mesmo horário todo dia, o que cria picos no tempo de espera. Observe que você pode definir o filtro Linha do tempo para um único dia para exibir atrasos de tarefas por hora e identificar as horas do dia com muitas tarefas agendadas ao mesmo tempo. Uma solução para esse problema pode ser distribuir as tarefas para fora dos horários de pico para reduzir a carga no servidor.

  • No Tableau Server, outros processos do servidor estão em execução ao mesmo tempo e consomem recursos do servidor, reduzindo o desempenho. Monitore o uso de CPU e de memória dos processos de servidor para ver quais processos estão consumindo mais recursos e depois ajuste a configuração dos processos no servidor. Para obter mais informações sobre o monitoramento de processos, consulte Coletar dados com o Monitor de Desempenho do Windows(O link abre em nova janela).

Tarefas em segundo plano para não extrações

As Tarefas em segundo plano são criadas para executar fluxos (agendados e ad hoc). Use essa exibição para ver quantas tarefas de fluxo tiveram êxito ou falharam neste site. Para obter detalhes sobre uma tarefa, passe o cursos sobre o ícone.

Desempenho de execução de fluxo

Use esta exibição para ver o histórico de desempenho de todos os fluxos de um site. Filtre por Nome de fluxo, Nome de etapa de saída, Proprietário do fluxo, Tipo de execução (Agendada ou Ad Hoc) e o horário que as execuções de fluxo foram inciadas.

Aqui estão algumas perguntas que você pode responder usando esta exibição:

  • Quais tarefas de fluxo estão agendadas no momento? – Para isso, use o filtro Hora de início e selecione o período desejado. Por exemplo, para ver tarefas de fluxo agendadas nas próximas 3 horas, selecione Horas -> Avançar -> e digite 3.

  • Qual é a duração das tarefas de fluxo? - Para responder, clique em uma marca na exibição e você verá detalhes, incluindo a duração da tarefa.

Quantos fluxos foram executados em ad hoc e quantos foram execuções agendadas? - Para responder, use o filtro Tipo de execução e selecione Ad hoc ou Agendada.

Observação: isso não é funcional nesta versão e não irá filtrar os dados.

Além das perguntas descritas acima, aqui estão alguns exemplos de informações que você pode conseguir coletar:

  • Os fluxos que estão sendo executados com mais frequência terão mais marcas.

  • Para ver quantos fluxos estão sendo executados ao mesmo tempo no momento, passe o cursor sobre uma marca que mostra “Em andamento” ou “Pendente e selecioneManter apenas” para filtrar todas as execuções de fluxo em execução no momento.

  • Para ver quantos fluxos estão sendo executados ao mesmo tempo durante um intervalo de tempo específico, selecione um intervalo para o filtro Hora de início. Por exemplo, escolha “Próximas três horas” para ver quais fluxos estarão em execução nas próximos três horas.

Estatísticas para uso do espaço

As Estatísticas para uso do espaço podem ajudá-lo a identificar quais saídas de fluxo ocupam mais espaço em disco no servidor. O uso de espaço em disco é exibido pelo usuário, pelo projeto e pelo tamanho da saída do fluxo e é arredondado para baixo até o número mais próximo.

Use o filtro Tamanho mín. para controlar quais saídas de fluxo são exibidas, com base na quantidade de espaço que elas ocupam. Use o filtro de tipo de objeto para fluxos.

  • Quais usuários usam mais espaço – esta seção mostra os usuários que possuem fluxos (quando filtrados para fluxos) que ocupam mais espaço. Clique em um nome de usuário para filtrar os próximos dois gráficos desse usuário.

  • Quais projetos usam mais espaço – esta seção mostra os projetos com fluxos (quando filtrados para fluxos) que estão usando mais espaço.

  • Quais pastas de trabalho, fonte de dados e fluxos usam mais espaço – esta seção mostra os fluxos (quando filtrados para fluxos) que ocupam mais espaço.

Quem pode fazer isso

  • Administradores do Tableau Server:
    • Configurar notificações por e-mail no nível do servidor
    • Configurar notificações por e-mail para um site
    • Ver erros
    • Retomar tarefas suspensas
    • Ver alertas
    • Ver status de processos
  • Administradores do site do Tableau:
    • Configurar notificações por e-mail no nível do site
    • Ver erros
    • Retomar tarefas suspensas
    • Ver alertas
  • Proprietários de fluxo, líderes de projeto e qualquer usuário que tenha permissões para visualizar o fluxo:
    • Ver erros
    • Retomar tarefas suspensas
    • Ver alertas (proprietários de fluxo)
Agradecemos seu feedback!