Sobre o Tableau Prep Conductor

O Tableau Prep Conductor permite aproveitar a funcionalidade de agenda e rastreamento disponível no Tableau Server ou no Tableau Online para executar os fluxos automaticamente a fim de atualizar a saída de fluxo. O Tableau Prep Conductor faz parte do Tableau Data Management Add-on introduzido no Tableau Server versão 2019.1 e deve estar habilitado para agendar a execução de fluxos.

Observação: a partir do Tableau Prep Builder versão 2020.4.1, você não precisa mais do Data Management Add-on para publicar fluxos na Web ou executar manualmente os fluxos. Como Creator, você também pode criar e editar fluxos diretamente em seu servidor. Se você quiser agendar a execução de fluxos no servidor, o Data Management Add-on ainda será necessário.

Se você criar os fluxos no Tableau Prep Builder, precisa primeiro publicá-los no Tableau Server ou no Tableau Online para executá-los de acordo com a agenda. A publicação de fluxos é semelhante à publicação de fontes de dados e pastas de trabalho do Tableau Desktop. É possível compactar os arquivos com o fluxo ou especificar uma conexão direta com as fontes de dados para atualizar a entrada de fluxo à medida que os dados são alterados. Se o fluxo se conectar ao bancos de dados, especifique o tipo de autenticação e defina credenciais para acessar os dados.

Você também pode publicar um fluxo para compartilhá-lo com outras pessoas ou continuar editando na Web. Por exemplo, publique um fluxo incompleto no Tableau Server ou no Tableau Online e depois abra o fluxo na Web no modo Editar para continuar trabalhando nele. Você também pode criar um fluxo com apenas etapas de Entrada (que estejam configuradas corretamente) e compartilhe-o com colegas de trabalho que possam baixá-lo para seus computadores e criar e publicar seus próprios fluxos.

Os fluxos só podem ser executados no Tableau Server ou no Tableau Online, se o fluxo for publicado, incluir etapas de saída e não tiver erros ou recursos incompatíveis. Para obter mais informações sobre como publicar um fluxo, consulte Publicar um fluxo no Tableau Server ou Tableau Online(O link abre em nova janela). Para obter mais informações sobre incompatibilidade, consulte Compatibilidade de versão com o Tableau Prep(O link abre em nova janela).

Acompanhar a integridade dos fluxos é fácil. No Data Management Add-on com o Tableau Prep Conductor ativado, é possível:

  • Ver e monitorar os detalhes sobre o fluxo, incluindo a atividade recente nas páginas de Conteúdo.

  • Edite o fluxo (a partir da versão 2020.4).
  • Ver os resultados das execuções de fluxo e quaisquer erros na guia Histórico de execução.

  • Usar as Exibições administrativas para monitorar a atividade do servidor e do site, incluindo uma nova exibição que rastreia o histórico de desempenho do fluxo.

  • Ver alertas detalhados para execuções de fluxo com falha.

  • Configurar alertas de notificação por e-mail para enviar aos proprietários dos fluxos, notificando-os sobre a falha na execução do fluxo e o motivo dela.

    Para obter mais informações sobre como configurar alertas, consulte Monitorar integridade e desempenho do fluxo(O link abre em nova janela).

Se você não tiver o Data Management Add-on, é possível:

  • Ver os detalhes sobre o fluxo, incluindo a atividade recente nas páginas de Conteúdo.

  • Edite o fluxo (a partir da versão 2020.4).

  • Exibir e editar as conexões na guia Conexões.

Se um fluxo não for executado devido a erros, como um cálculo inválido ou uma falha de conexão, é possível corrigir o erro diretamente no Tableau Server ou no Tableau Online. Edite a conexão ou o fluxo para corrigir o erro e depois publique novamente para continuar de onde parou.

Habilitação do Tableau Prep Conductor

O Tableau Prep Conductor está disponível com o Complemento de gerenciamento de dados e pode ser instalado com o Tableau Server ou o Tableau Online, ou adicionado a uma instalação existente do Tableau Server ou do Tableau Online versão 2019.1 ou posterior. Para obter mais informações sobre como instalar e habilitar o Tableau Prep Conductor, consulte Habilitar e configurar o Tableau Prep Conductor no Tableau Server(O link abre em nova janela) ou Habilitar o Tableau Prep Conductor no site do Tableau Online(O link abre em nova janela).

Para publicar fluxos no Tableau Server ou no Tableau Online pelo Tableau Prep Builder, use o Tableau Prep Builder versão 2019.1.2 ou posterior. Para obter informações sobre como instalar o Tableau Prep Builder, consulte Instalar o Tableau Desktop ou o Tableau Prep Builder usando a interface do usuário(O link abre em nova janela).

Compreensão da área de trabalho do fluxo

Depois de publicar o fluxo, você pode agendar tarefas ou tarefas vinculadas (versão 2021.3 e posteriores) no Tableau Server ou no Tableau Online para executar os fluxos automática e regularmente e manter os dados de saída atualizados.

O Tableau Prep Conductor usa grande parte da mesma funcionalidade para gerenciar fluxos que talvez você veja ao gerenciar pastas de trabalho ou fontes de dados do Tableau Desktop no Tableau Server ou no Tableau Online. Por exemplo, da mesma forma que as atualizações de extração, as tarefas de fluxo agendadas e as execuções de fluxo sob demanda são colocadas em fila como tarefas em segundo plano. Mas quando se trata de trabalhar com fluxos, há algumas diferenças.

Página de Visão geral do fluxo

A página de Visão geral do fluxo é a página inicial principal onde você pode exibir dados sobre seu fluxo, além de agendar, monitorar e manter o fluxo. Se você não tiver o Data Management Add-on, terá opções diferentes.

Abra a página Visão geral do fluxo clicando em um fluxo na lista. Você pode navegar por Conteúdo > Explorar > Todos os fluxos ou abrindo o projeto que contém os fluxos.

  1. O cabeçalho lista o nome do fluxo, o proprietário e a data em que ele foi modificado pela última vez. A partir da versão 2020.4, clique em Editar para editar os fluxos existentes.

    Adicione um fluxo aos seus favoritos ou, no menu Mais ações, você também pode editar, executar e baixar o fluxo, definir permissões, alterar o proprietário do fluxo, restaurar versões anteriores do fluxo e muito mais.

  2. Exiba e edite a descrição do fluxo e defina marcas para ajudar outras pessoas a encontrar os fluxos que estão procurando.

  3. Exiba as etapas de saída de um fluxo junto com o status da última atualização, qualquer agendamento atribuído à saída e quaisquer erros da última execução do fluxo. Você também pode clicar no botão Executarpara executar todas as etapas de saída ou as etapas de saída individuais sob demanda.

    Se o fluxo tiver erros, ele falhará na execução. Os erros de conectividade podem ser resolvidos diretamente, navegando até a guia Conexões do fluxo e editando as conexões de entrada. Para resolver quaisquer outros erros de fluxo, edite o fluxo, publique-o novamente e tente executá-lo mais uma vez. Se você estiver usando uma versão anterior do Tableau Prep Builder, no menu Mais ações, também é possível baixar e abrir o fluxo no Tableau Prep Builder, em seguida, publicá-lo outra vez e tentar executar o fluxo novamente.

    Após executar o fluxo com sucesso, as saídas que são fontes de dados tornam-se links que você pode clicar para abrir a página de Fonte de Dados para exibir mais informações sobre a fonte de dados ou editar a conexão de entrada do fluxo.

    No campo Agenda, veja as tarefas agendadas atribuídas à etapa de saída. Uma saída de fluxo pode ser atribuída a uma ou mais tarefas.

    Se nenhuma agenda tiver sido atribuída, clique em Criar nova tarefa para adicionar a etapa de saída a uma agenda. Para executar imediatamente o fluxo para atualizar uma etapa de saída específica, clique no botão Executar no lado esquerdo da linha.

  4. Exiba uma imagem do fluxo.

Página Visão geral do fluxo sem o Data Management Add-on

Se o Data Management Add-on não estiver instalado no servidor, você ainda pode publicar fluxos no Tableau Server e no Tableau Online, mas verá menos opções de gerenciamento de fluxos.

Página de Conexões do fluxo

Exiba os locais de entrada e saída de um fluxo, os tipos de conexão, as configurações de autenticação, as etapas de entrada e saída e quaisquer erros de conectividade. Você pode definir as configurações de autenticação ao publicar um fluxo. Para obter mais informações, consulte Publicar um fluxo no Tableau Prep Builder(O link abre em nova janela).

Para tipos de entrada do banco de dados, clique no menu Mais ações para obter uma conexão de entrada para editar a conexão e alterar o nome do servidor, a porta, o nome de usuário e a senha.

Página Tarefas agendadas do fluxo (requer Data Management Add-on)

Exiba quaisquer agendas atribuídas ao fluxo e as saídas incluídas nelas. Como administrador, você pode clicar no link da agenda para abrir a página Agendas e ver uma lista de fluxos atribuídos a essa agenda. Para obter mais informações sobre como atribuir fluxos a uma agenda, consulte Agendar tarefas de fluxo(O link abre em nova janela).

Para visualizar as saídas em uma programação ou as tarefas atribuídas a uma tarefa vinculada (versão 2021.3 e posterior), clique nos links na coluna Tipo de agenda.

Você também pode adicionar novas tarefas ou gerenciar as existentes nessa página. Para executar uma ação em uma tarefa existente, marque a caixa de seleção em um cartão de tarefa, clique no menu suspenso Ações para executar, editar ou excluir a tarefa.

No Tableau Server, se o fluxo não for executado após um número configurado de tentativas consecutivas, ele será automaticamente suspenso. No Tableau Online, se uma tarefa de fluxo não for executada após cinco tentativas consecutivas, o fluxo será automaticamente suspenso.

Você pode ver o status na guia Visão geral e também nessa guia. Você pode retomar as tarefas suspensas neste menu.

Para obter informações sobre como definir o limite para tarefas de fluxo suspensas, consulte Etapa 5: Configurações opcionais do servidor(O link abre em nova janela). Para obter mais informações sobre as tarefas de fluxo suspensas, consulte Ver e solucionar erros.

Observação: a página Tarefas agendadas para fluxos foi reprojetada na versão 2021.3. A exibição pode parece diferente dependendo da versão do Server.

Página de Agendas

Na página Agendas, visualize os fluxos atribuídos a um agendamento e os detalhes de execuções de fluxo. Se a agenda incluir tarefas vinculadas (versão 2021.3 e posterior), o número de fluxos incluídos nelas é mostrado.

Você pode executar a agenda por demanda e todos os fluxos atribuídos a ela. Você também pode selecionar um ou mais fluxos e usar o menu Ações para alterar a agenda ou a prioridade do fluxo, excluir fluxos selecionados da agenda ou retomar os fluxos suspensos.

Para obter informações sobre como configurar uma agenda, consulte a Etapa 3: Criar agendas para tarefas de fluxo(O link abre em nova janela).

Histórico de execução do fluxo (requer Data Management Add-on)

Consulte, pesquise e classifique por meio de uma lista com o histórico de execuções de um fluxo. Esta página também inclui detalhes sobre a execução do fluxo, como o tipo de execução, a duração e o número de linhas que foram geradas.

Se a saída do fluxo tiver um erro, passe o mouse sobre o erro para exibir as mensagens. Se aplicável, clique no link Ir para conexões na mensagem de erro para navegar até a página de Conexões para corrigir os erros de conectividade. Você também pode editar o fluxo diretamente para corrigir os erros ou clicar em Baixar o fluxo para baixar o fluxo e corrigir os erros de fluxo no Tableau Prep Builder e, em seguida, publicá-lo novamente para continuar a gerenciá-lo usando o Tableau Prep Conductor.

Observação: o histórico de execução de um fluxo continuará a menos que o fluxo seja excluído.

Histórico de revisões do fluxo

Se precisar reverter um fluxo para uma versão anterior, no menu Mais ações do fluxo, selecione Histórico de revisões. Na caixa de diálogo Histórico de revisões, selecione na lista a versão de fluxo para a qual deseja reverter.

Quem pode fazer isso

Os administradores do servidor podem ativar as chaves de licença do Data Management Add-on.

Os administradores de servidores podem habilitar o Tableau Prep Conductor.

Creators podem criar, editar e executar os fluxos manualmente. Se o Data Management Add-on estiver instalado, Creators podem executar os fluxos de acordo com a agenda.

Agradecemos seu feedback!