Gerenciar credenciais salvas para as conexões de dados

As credenciais salvas permitem a conexão com uma fonte de dados sem a solicitação das credenciais. As credenciais salvas para a conexão podem ser tokens de acesso OAuth ou de outro tipo, como nome de usuário e senha.

No Tableau Online, é possível gerenciar credenciais salvas na página Configurações de conta.

Observação: se não for possível visualizar a seção Credenciais salvas, consulte o administrador do Administrador de site sobre a permissão para salvar credenciais.

Remover credenciais salvas

Para remover o acesso do Tableau aos dados, exclua da sua conta as credenciais salvas associadas a estes dados.

Após excluir as credenciais, será necessário fazer logon para acessar os dados da próxima vez. Isso criará novas credenciais salvas.

Seu administrador pode escolher que todos os usuários usem as mesmas credenciais compartilhadas para conexão com a fonte de dados. Nesse caso, a credencial salva é associada à conexão de dados para todos usuários e não aparece em Credenciais salvas na página Configurações de conta.

Observação: se você for um usuário do Tableau Server e não puder excluir credenciais salvas, pergunte ao administrador se ele desmarcou a opção Permitir que usuários salvem tokens de acesso da fonte de dados nas configurações do servidor.

Testar conexões usando credenciais salvas

Se o conector suporta funcionalidade de teste, é possível testar a conexão pelo uso das credenciais salvas.

  1. Enquanto estiver conectado ao Tableau Server ou Tableau Online, exiba sua página de Configurações de conta.

  2. Na seção Credenciais salvas, clique no link Testar ao lado da conexão armazenada que deseja testar.

Esse teste confirma se o Tableau Online ou o Tableau Server podem acessar a sua conta pelo uso da credencial salva correspondente. Se o teste for bem-sucedido, mas não for possível acessar os dados por meio da conexão gerenciada, confirme se as credenciais informadas para essa conexão podem acessar os dados.

Por exemplo, se a conexão foi criada, acidentalmente, usando a conta pessoal do Gmail, mas outra conta é usada para acessar o banco de dados do Google Analytics, será necessário excluir as credenciais salvas e fazer logon nos dados usando a conta do Gmail adequada.

Atualizar credenciais salvas

Para ajudar a garantir o acesso ininterrupto aos dados do conteúdo existente do Tableau após a configuração de um cliente OAuth personalizado para o seu site, recomendamos que você atualize as credenciais salvas. Para atualizar as credenciais salvas, você pode excluir as credenciais salvas anteriormente para um determinado conector e adicioná-las novamente.

Quando você adiciona credenciais salvas novamente, tanto o conteúdo novo quanto o existente do Tableau acessarão os dados usando o cliente OAuth personalizado configurado pelo administrador do site. Para obter mais informações sobre clientes OAuth personalizados, consulte Conexões OAuth.

  1. Entre no Tableau Server e acesse a página Minhas configurações de conta.

  2. Em Credenciais salvas para fontes de dados, faça o seguinte:

    1. Clique em Excluir ao lado das credenciais salvas para um conector.

    2. Ao lado do mesmo conector, clique em Adicionar e siga as instruções para 1) conectar-se ao cliente OAuth personalizado sobre o qual o administrador do site o notificou e 2) salvar as credenciais mais recentes.

Desmarcar todas as credenciais salvas

Quando você seleciona Limpar todas as credenciais salvas, os seguintes itens são removidos de sua conta de usuário:

  • Todas as credenciais salvas para conexões que são armazenadas na sua conta.

    Cuidado: se alguma dessas credenciais salvas estiver armazenada em pastas de trabalho ou fontes de dados publicadas, sua exclusão também removerá o acesso à fonte de dados desses locais. Efetivamente, isso é como “mudar as fechaduras” em qualquer lugar onde as credenciais salvas afetadas sejam usadas.

  • As senhas usadas para acessar extrações de dados ou pastas de trabalho publicadas que se conectam a elas.

Agradecemos seu feedback!