O motivo pelo qual você instalou o Tableau Server é permitir que os usuários compartilhem suas pastas de trabalho e fontes de dados do Tableau! Portanto, uma das suas tarefas é configurar o seu servidor de modo que os colegas possam efetuar logon, publicar o trabalho e exibir o trabalho de outras pessoas. O modo de fazer isso dependerá se você configurou seu servidor para usar armazenamento de identidades do Active Directory ou local.

A menos que o seu Tableau Server esteja em execução com um usuário Convidado (alguém que possa ver as exibições, mas não interagir com elas, conforme mencionado antes neste guia), qualquer pessoa que o acesse precisará fazer logon, ou seja, ser autenticado. O Tableau Server armazena informações sobre os usuários e, quando alguém faz logon, precisa ser identificado como um dos usuários definidos no servidor.

Sobre usuários, grupos e logon

Há duas maneiras de criar usuários no Tableau Server. Se o servidor estiver configurado para usar o Active Directory, você importa os usuários da loja do Active Directory da sua organização. Esse procedimento copia nomes e endereços de e-mail de usuários do Active Directory para o Tableau Server. (Não copia a senha.)

Se você configurou o servidor para usar o armazenamento de identidades local, crie um nome de usuário, senha e endereço de e-mail opcional para cada usuário. Se você criou uma grande quantidade de usuários, pode tornar este processo mais prático ao criar primeiro um arquivo de texto com as informações de todos os usuários e, em seguida, importar o arquivo de texto.

Vamos guiá-lo pelas etapas de criação de usuários em ambas as configurações — Active Directory e armazenamento de identidades local — mais adiante neste capítulo.

Limites de usuário e sua licença

A sua licença de servidor determina quantos usuários você pode criar. Se você tiver uma licença baseada em usuário, ela informará o número máximo de usuários registrados permitidos em uma variedade de tipos de licenças baseadas em usuário. Se você tiver uma licença baseada em núcleo, poderá criar quantos usuários desejar.

Sites

Antes de falarmos sobre usuários e funções, devemos rapidamente conversar sobre sites. Você pode estar acostumado a usar o termo site para significar "um conjunto de computadores conectados",ou talvez uma forma abreviada de "site da Web". Mas no contexto do Tableau, usamos site como referência a uma coleção de conteúdo (pastas de trabalho, fontes de dados, usuários etc.) isolado de qualquer outro conteúdo no servidor.

Imagine um servidor completamente separado, com usuários, projetos, pastas de trabalho e configurações de conexão de dados. É o que parece outro site na sua instância do Tableau Server. Não tem como os usuários de um site acessarem informações em outro site, mesmo se os sites (e usuários) estiverem hospedados no mesmo computador físico. Os únicos usuários que podem acessar outros sites são os administradores do servidor.

Por que você pode criar sites separados? Uma razão é testar a funcionalidade, antes de alterar o seu site principal. Outra razão pela qual as organizações criam sites separados é para hospedar diferentes tipos de conteúdo que não devem ser misturados ou estarem visíveis a usuários diferentes. Por exemplo, algumas empresas da área de finanças podem ser obrigadas por lei a manter limites éticos entre as divisões. Tal empresa poderia configurar um Tableau Server com dois sites: um para investidores e outro para banqueiros. Cada site teria sua própria URL e seu próprio conjunto de usuários, bem como conteúdo, projetos e fontes de dados completamente segregados.

Ao instalar o Tableau Server, ele vem pré-configurado com um site cujo nome é, como se poderia esperar, Padrão. Para este guia, em que você está executando um servidor único e deseja começar a utilizá-lo com o mínimo de dificuldade, recomendamos usar o site padrão.

Usuários e funções de site

Quando você cria um usuário, esse usuário está em um site específico. Para as tarefas neste guia, você criará usuários no site Padrão.

Também é necessário que atribua ao usuário uma função no site, que define o acesso máximo que o usuário possui. Neste guia assumimos que você, como a pessoa que criou o usuário administrador ao final do processo de instalação do Tableau Server, possui a função no site de Administrador do servidor. Essa função no site permite o acesso a tudo no servidor e em todos os sites.

Níveis de acesso que outras funções no site permitem incluem:

  • Explorador do administrador de site pode realizar funções administrativas, como gerenciamento de usuários e de conteúdo em um determinado site. O administrador de site não tem permissão para administrar o próprio servidor.

  • Explorador pode publicar fontes de dados ou pastas de trabalho no servidor e editar o conteúdo publicado.

  • Explorador pode visualizar e interagir com as pastas de trabalho.

  • Viewer pode visualizar as pastas de trabalho, mas não alterá-las.

As funções de site são a primeira etapa na atribuição de permissões aos usuários. Como mencionado acima, uma boa maneira de refletir sobre as funções no site é que elas determinam os recursos máximos que o usuário terá em um determinado site. Por exemplo, se a função no site de um usuário é Viewer, o usuário pode visualizar o conteúdo no site mas não publicar nele, independentemente de quais outras permissões o usuário receba posteriormente. (Você atribui uma função de usuário ao criar um usuário, mas pode alterá-la posteriormente.)

Por enquanto, recomendamos que você atribua a função no site de Explorador (pode publicar) para novos usuários que não sejam administradores. (Em Estruturar projetos, grupos e permissões de conteúdo, descreveremos como implementar um modelo de permissões de conteúdo que se adapte a sua empresa.)

Finalmente, é possível atribuir a função no site Não licenciado aos usuários quando você deseja criar um nome de usuário e uma senha para o mesmo, mas não quer que ele participe da contagem para o limite da sua licença com base em número de usuários. Você pode criar quantos usuários desejar com a função Não licenciada.

Grupos

O Tableau Server permite que você organize os usuários em grupos, tornando mais práticas certas tarefas, como atribuição de permissões. Por enquanto, o objetivo é apenas adicionar usuários ao site do Tableau Server, por isso entraremos em detalhes posteriormente quando falarmos sobre permissões. No entanto, mencionamos os grupos aqui porque se você estiver trabalhando com o Active Directory, é possível importar usuários dos grupos do Active Directory para os grupos do Tableau Server.

Fazer logon no Tableau Server

Quando você adiciona usuários ao Tableau Server, eles são criados ou importados com a página de administrador do Tableau Server, acessada com um navegador da Web. Antes de fazer logon, você precisará dessas informações:

  • A URL usada para fazer logon na instância do Tableau Server. A URL depende se você está trabalhando diretamente no computador do servidor ou acessando o servidor de um computador diferente. Se não conhecer o nome do servidor ou o endereço IP, verifique com o seu contato de TI.

    Se nenhuma pessoa de TI estiver disponível, entre no computador onde o Tableau está em execução. Em seguida, no menu Iniciar do Windows, clique com o botão direito do mouse em Computador e depois escolha Propriedades. A janela Propriedades lista o nome do computador para o computador do servidor

  • Você também precisa saber qual porta o Tableau Server está usando. Se outro processo já estava na porta 80 quando você instalou o Tableau Server, o Tableau Server escutará em uma porta diferente. (Como padrão, a porta alternativa que o Tableau Server irá definir é 8000.)

    Para revisar portas e informações relacionadas, consulte Executar a configuração.

Se o seu departamento de TI configurou o servidor, então podem ter definido um diretório virtual personalizado ou outro tipo de mapeamento de namespace para acomodar vários destinos da Web em um único computador. Se esse for o caso na sua instalação, verifique com o departamento de TI a URL do seu servidor.

Faça logon no Tableau Server da seguinte maneira:

  1. Abra o seu navegador e insira a URL do servidor. Aqui estão alguns exemplos de como a URL pode ser:

    http://localhost/ (se estiver abrindo um navegador diretamente no computador do servidor)

    http://MarketingServer/ (se você souber o nome do servidor)

    http://10.0.0.2/ (se você souber o endereço IP do servidor)

    Se o servidor não estiver usando a porta 80, você precisará incluir o número da porta na URL, conforme nesses exemplos:

    http://localhost:8000/

    http://MarketingServer:8080/

    http://10.0.0.2:8888/

    ... em que 8000 ou 8080 ou 8888 é a porta que você configurou.

    O Tableau Server exibe uma página em que pode inserir um nome de usuário e senha:

  2. Insira as credenciais para o administrador do servidor que você criou ao concluir a instalação.

    Em seguida, você será direcionado para a página principal do site Padrão e estará pronto para criar usuários.

Criar usuários: Active Directory

Se você configurou o Tableau Server para usar o Active Directory, importe os usuários do Active Directory da sua organização para o Tableau Server. Você pode importar os usuários de forma individual, mas se tiver vários usuários, também poderá importá-los em lote. De qualquer maneira, você precisará especificar uma função de site para os usuários que estiver importando.

Observação: no contexto da sincronização de usuário e de grupo, o Tableau Server configurado com o armazenamento de identidades LDAP é equivalente ao Active Directory. Os recursos de sincronização do Active Directory no Tableau Server funcionam perfeitamente com soluções de diretório LDAP devidamente configuradas.

Importar usuários individualmente

  1. Faça logon no Tableau Server.

  2. No alto da página, clique em Site.

  3. Clique na guia Usuários, clique em Adicionar Usuários e, em seguida, em Usuários do Active Directory.

  4. Na caixa de diálogo Importar Usuários do Active Directory, insira os nomes de usuário das contas do Active Directory que deseja importar. O nome de usuário normalmente é o mesmo que o começo do endereço de e-mail. Por exemplo, John Smith pode ter um nome de usuário de jsmith ou johns. Para importar vários usuários, insira os nomes separados por ponto e vírgula.

    Na primeira vez que importar usuários, ou se estiver importanto os usuários de outro domínio confiável, pode ser necessário inserir o apelido do domínio com o nome de usuário. Por exemplo, se o seu apelido do domínio for exampleco, insira os nomes de usuário neste formato: exampleco\jsmith.

    Após inserir os nomes de usuário, defina Função no site para Explorador (pode publicar) e, em seguida, clique em Importar.

Importar um grupo de usuários do Active Directory

  1. Faça logon no Tableau Server.

  2. No alto da página, clique em Site.

  3. Clique na guia Usuários, clique em Adicionar Usuários e, em seguida, em Grupo do Active Directory.

  4. Em Importar um Grupo do Active Directory, insira o nome amigável do grupo que deseja importar.

  5. Selecione o grupo que deseja importar.

  6. Em Função no site, selecione Explorador, (pode publicar) e, em seguida, clique em Importar.

    O Tableau Server importa os usuários. Como o processo de importação é projetado para lidar com centenas ou até mesmo milhares de usuários (é claro, provavelmente não é o seu caso), o Tableau Server executa o processo de importação como uma tarefa em segundo plano. Portanto, pode demorar um pouco para que todos os usuários sejam importados e disponibilizados para a sua visualização.

Se você não deseja licenciar cada usuário único em um determinado grupo do Active Directory, poderá excluir esses usuários após a importação do grupo ou definir a função de site para que esses usuários sejam Não licenciados.

Você deve excluir contêineres de grupo após a importação de usuários do Active Directory?

Ao importar os usuários de grupos do Active Directory, os grupos correspondentes são criados no Tableau Server. Isto é útil se deseja mapear os seus grupos do Active Directory diretamente às permissões de conteúdo no Tableau Server. Se isso for útil, você pode desejar agendar a sincronização periódica de grupos do Active Directory(O link abre em nova janela) com o Tableau Server. Leia o próximo capítulo, Estruturar projetos, grupos e permissões de conteúdo, para compreender como os grupos interagem com os projetos.

Na maioria dos casos, descobrimos que os grupos do Active Directory não mapeiam os grupos que você precisa no Tableau Server. Em vez disso, os administradores do Tableau Server normalmente criam grupos diretamente no Tableau Server para gerenciar o acesso ao usuário ao conteúdo e fontes de dados. Neste caso, você pode excluir os grupos importados do Active Directory. (Excluir um grupo não exclui os usuários contidos nele.) Novamente, o capítulo Estruturar projetos, grupos e permissões de conteúdo pode ajudá-lo a decidir como deseja usar os grupos no Tableau Server. Se você decidir posteriormente que deseja sincronizar o Active Directory e os grupos do Tableau Server, poderá sempre recriar os grupos.

Para excluir um grupo, faça o seguinte:

  1. Faça logon no Tableau Server.

  2. No alto da página, clique em Servidor.

  3. Clique na guia Grupos e, em seguida, selecione o grupo que você deseja excluir.

  4. Clique no menu suspenso Ações e, em seguida, em Excluir.

Criar usuários: armazenamento de identidades local

Se você configurou o Tableau Server para usar o armazenamento de identidades local, crie usuários inserindo as informações diretamente no Tableau Server para cada pessoa que pode fazer logon.

  1. Faça logon no Tableau Server.

  2. No alto da página, clique em Usuários.

  3. Clique em Adicionar usuários e, em seguida, em Usuário Local.

  4. Na caixa de diálogo Novo Usuário Local, insira o nome de usuário, senha e função de site. Se você não tiver uma função de site específica para o usuário, escolha Interagente. Anote os nomes de usuários e as senhas, pois essas credenciais precisam ser distribuídas aos usuários quando for Aberto para negócios!

    Você também pode inserir um endereço de e-mail para o usuário. Isto pode ser útil se deseja habilitar as notificações para usuários, conforme descreveremos posteriormente neste guia.

  5. Clique em Criar.

Importar usuários com arquivo CSV

Para lotes maiores de usuários, você pode economizar tempo ao criar um arquivo de texto que liste o nome de usuário, senha e função de site e, em seguida, importar o arquivo.

Se isso parece útil para você, leia mais sobre o assunto em Importação de CSV(O link abre em nova janela) na Ajuda do Tableau Server.

Como fazer backup do seu servidor

Agora que você incluiu os usuários no seu Tableau Server, faça um backup. Nosso processo de backup é rápido e simples. Ele foi criado assim, de modo que você possa realizar backups facilmente, como parte de um ritmo de manutenção regular do servidor. Para lembrar como realizar backups, consulte Fazer backup do Tableau Server.

Continue para Estruturar projetos, grupos e permissões de conteúdo.

Agradecemos seu feedback!