Este capítulo descreve como instalar o Tableau Server 2021.4 no Windows e realizar as etapas de configuração essenciais para o funcionamento do servidor. A instalação de software é a primeira etapa para compartilhar e conectar a pastas de trabalho. Os capítulos mais adiante deste guia descrevem como configurar o Tableau Server de modo que os usuários possam se conectar de qualquer local para compartilhar, visualizar e publicar os dados.

Se estiver atualizando seu servidor, consulte Atualização do Tableau Server(O link abre em nova janela).

O Guia de instalação para todos foi publicado na versão atual (2021.4) do Tableau Server. Se desejar instalar uma versão anterior do Tableau Server, consulte o conteúdo de implantação da versão que deseja instalar. Consulte Conteúdo de ajuda arquivado(O link abre em nova janela).

Vamos revisar

No capítulo anterior (Planejamento da sua implantação) você aprendeu:

  • Como irá licenciar seu servidor (por usuários ou núcleos).

  • Qual hardware é necessário para execução no seu servidor.

  • Como seus usuários irão autenticar com o Tableau Server — usando o Windows Active Directory ou a autenticação local no Tableau Server.

  • Se você precisa criar uma conta de domínio para a conta de usuário Run As.

Correto? Se não concordar, volte e analise essas questões. Neste caso, a prevenção realmente é o melhor remédio. Por exemplo, se, ao ler este capítulo, você aprender de forma errada a configuração de autenticação … bem, você precisará desinstalar o servidor e começar novamente. Ou pior, se subdimensionar as especificações de hardware para a utilização necessária para a sua organização, então eventualmente todos ficarão insatisfeitos com a lentidão de execução.

Antes da instalação

Em comparação com cerca de 98,7% dos outros produtos de servidor no planeta, o Tableau Server tem um programa de instalação surpreendentemente simples. Ainda assim, há alguns aspectos que você deve saber antes de prosseguir.

Certifique-se de que tenha a versão correta do software do Tableau Server

Nossa recomendação é: use a mesma versão (por exemplo, 2021.4) do Tableau Desktop e do Tableau Server em toda a organização. Para obter a versão mais recente do software Tableau Server, vá para o Portal do Cliente(O link abre em nova janela). Ao adquirir o Tableau, você recebe um nome de usuário e senha para entrar no Portal do Cliente.

Para obter uma versão mais antiga do Tableau Server, acesse Downloads e notas de versão dos produtos Tableau Server.

Se for necessário executar diferentes versões do Tableau em diferentes computadores, leia o artigo Compatibilidade entre o Desktop e o Server(O link abre em nova janela).

Obter chaves do produto e certifique-se de que você esteja registrado

Obtenha chaves do produto e certifique-se de que você esteja registrado. Em seguida, usando o nome de usuário e a senha que você recebeu ao adquirir o Tableau, vá para o Portal do Cliente(O link abre em nova janela) e obtenha a suas licenças do Tableau Server. Para obter mais informações sobre como compreender os tipos de licença mostrados no Portal do cliente, consulte Noções básicas sobre modelos de licença e chaves de produto(O link abre em nova janela).

Para garantir que o Tableau Server inicialize corretamente, certifique-se de ativar todas as chaves do produto apropriadas para sua instalação.

Além disso, certifique-se de que você tenha registrado um endereço de e-mail. Precisamos de um e-mail de contato para associar a cada chave do produto. É preciso fornecer um endereço de e-mail que seja frequentemente usado e que não tenha prazo de validade.

Verifique se você tem a versão correta do Windows

Os seguintes sistemas operacionais Microsoft Windows Server de 64 bits são compatíveis:

  • Tableau Server 2021.3.0 e posterior:

    • Windows Server 2016

    • Windows Server 2019

  • Versões mais recentes:
  • Tableau Server 2020.1.0 - 2021.2.x:

    • Windows Server 2012

    • Windows Server 2012 R2

    • Windows Server 2016

    • Windows Server 2019

  • Tableau Server 2019.1.0 - 2019.x:

    • Windows Server 2008 R2

    • Windows Server 2012

    • Windows Server 2012 R2

    • Windows Server 2016

    • Windows Server 2019

Certifique-se de que você tenha permissões de Administrador

Para executar o programa de instalação do Tableau Server, você deve estar conectado ao computador como um "admin local" — um usuário que é membro do grupo Administradores no console de gerenciamento de Usuários e grupos locais no Windows. O usuário "local" significa que você é um administrador para o computador local somente, não para qualquer outro recurso ou computador na rede.

Você pode instalar o Tableau Server como um administrador local, mesmo se estiver executando em um ambiente que usa o Active Directory, o que será aprovado pela pessoa de TI responsável pela segurança. (Pode ser preciso que você seja um usuário do Active Directory para configurar a conta de usuário Run As, que é a tarefa de pós-instalação que abordaremos mais adiante.)

Certifique-se de instalar em um computador "limpo"

Conforme discutimos no capítulo de planejamento, recomendamos que o Tableau Server seja instalado em um computador dedicado à execução do Tableau Server. Os motivos são:

  • Desempenho. Quando os usuários do Tableau Desktop descobrirem a liberação de dados habilitada pelo Tableau Server, usarão o Tableau Server para compartilhar fontes de dados e para visualizar, compartilhar e hospedar pastas de trabalho como parte do seu processo de tomada de decisões diárias. Esta transformação de dados requer um computador do servidor mais rápido e estável. O ajuste de desempenho é muito mais direto quando o Tableau Server não compete com outros recursos, especialmente outros aplicativos de bancos de dados.

  • Segurança. Uma prática recomendada de segurança geral é segregar os aplicativos do servidor, o máximo possível. O Tableau Server age como um conduíte entre os seus usuários e os dados que podem ser transmitidos pela sua rede. O Tableau Server também armazena extrações dos seus dados importantes. Todos os software do Tableau são desenvolvidos com as práticas de engenharia de segurança rigorosas, e trabalhamos bastante para proteger dados, contas e informações confidenciais com a nossa instalação padrão. Mas para reduzir o risco de incidentes de segurança, é preciso reduzir a superfície de ataque do computador que executa o Tableau Server ao remover (ou não instalar) outro software do servidor.

  • Interoperabilidade. Um administrador bastante experiente pode fazer com que os software do Tableau interoperem eficientemente com outros softwares de servidor que possam estar instalados no mesmo computador. Mas pressupomos que você deseje minimizar o tempo gasto na configuração manual do servidor.

    Por exemplo, se o computador do servidor já tiver instalado os Serviços de Informações da Internet (ISS) da Microsoft, então provavelmente o IIS já estará configurado para usar a porta 80, significando que ela não poderá ser usada pelo Tableau Server. Claro, você pode configurar o Tableau Server para usar uma porta diferente, como a 8000. Porém, isso significa ao se conectarem ao Tableau Server, seus usuários precisarão colocar esse número de porta na URL (http://your-server:8000/). Agora você percebe como esse será um assunto recorrente nos e-mails que receberá sobre como se conectar ao Tableau Server. Não é o ideal e nem provocará uma revolução de dados. Portanto, a prática recomendada é certificar-se de que o Tableau Server tenha o servidor exclusivo.

Pronto? Vamos detalhar o procedimento …

Etapa 1: executar a instalação do servidor

Após baixar o arquivo de instalação do Tableau Server, clique duas vezes nele e siga as instruções na tela para concluir a configuração e instalar o aplicativo.

Escolher um caminho de instalação

Recomendamos que você deixe o processo de instalação instalar o Tableau Server no caminho padrão (C:\Program Files\Tableau\Tableau Server). Se você alterar o caminho, poderá ser preciso definir algumas permissões manualmente após a instalação. Se você especificar um caminho diferente, leia Verificar permissões de pasta(O link abre em nova janela).

Imagem da configuração que permite alterar o caminho do arquivo

Clique em Próximo.

A página Tipo de instalação será exibida:

Você está instalando um novo servidor, então deixe a seleção padrão, Criar uma nova instalação do Tableau Server, e depois clique em Próximo.

Imagem da configuração que permite alterar o tipo de instalação

Na página Tipo de ativação do produto, selecione se deseja usar o serviço ATR (Autorizado para execução) do Tableau para ativar o Tableau Server (o padrão) e, em seguida, clique em Instalar. Para obter mais informações sobre o serviço de ATR (autorização para execução) do Tableau, consulte Ativar o Tableau Server usando o serviço ATR (Autorização para execução)(O link abre em nova janela).

Após a conclusão da instalação, clique em Concluir. O processo de instalação abrirá a página da Web de configuração do TSM no computador no qual ocorreu a instalação do Tableau Server.

Etapa 2: fazer logon no TSM

O restante do processo de configuração é executado com o TSM em um navegador da Web. Depois que a primeira parte da instalação for concluída, o programa de configuração iniciará o navegador e solicitará suas credenciais:

Faça logon no TSM com as credenciais de administrador que você usa para executar a configuração.

Etapa 3: ativar e registrar o Tableau Server

Quando o TSM iniciar, ele abrirá a página Ativar.

O Tableau Server exige pelo menos uma chave do produto usada para ativar o servidor e definir o tipo de licença (baseada em usuário ou núcleo).

Se o computador executando o Tableau Server não estiver conectado à Internet, então você precisará ativar o servidor offline. Se essa for a sua situação, leia Ativar o Tableau Offline(O link abre em nova janela).

Etapa 4: definir as configurações essenciais do Tableau Server

Depois que você terminar de ativar e registrar, a página de opções de configuração do Tableau Server será exibida.

Você deve definir o tipo de autenticação (também conhecido como Repositório de identidades). Se o seu plano de implementação tiver como requisito a atualização da conta para uma conta de usuário do Active Directory, também recomendamos configurar agora o usuário Run As.

Além disso, se tiver instalado o Tableau Server em um computador que esteja executando outro aplicativo que escuta na porta 80, você precisará determinar como resolverá esse conflito.

Também é possível instalar um conjunto de pastas de trabalho de amostra. Elas são úteis para organizações que não têm muita experiência com o Tableau Server. Você pode deixar os usuários se familiarizarem com o Tableau Server sem arriscar perda ou edições intencionais em pastas de trabalho reais. Os usuários podem fazer logon no Tableau Server e visualizar, editar e baixar as pastas de trabalho de amostra.

Definir o tipo de autenticação

Em Repositório de identidades, defina o tipo de autenticação.

Certifique-se de que tenha colocado o tipo de autenticação correto

Certifique-se de ter definido isso corretamente antes de clicar em Inicializar. Clicar em Inicializar aqui define o tipo de autenticação para o período de duração desta instalação do servidor. Se desejar alterá-lo depois disso, precisará reinstalar o Tableau Server.

O padrão é a autenticação local (Local), portanto, só será preciso alterar isso se você for usar a autenticação do Active Directory.

Se for usar o Active Directory, selecione Active Directory. Em seguida, insira o Fully Qualified Domain Name (Nome de Domínio Totalmente Qualificado, FQDN) do seu domínio no campo Domínio e, no campo NetBIOS, insira o nome ou o apelido do NetBIOS.

O nome NetBIOS é geralmente o nó mais a esquerda do nome de domínio totalmente qualificado. Na primeira vez em que entrarem, os usuários precisarão usar o nome de domínio totalmente qualificado (por exemplo, example.lan\jsmith). Nas entradas subsequentes, eles podem usar o apelido (example\jsmith).

Definir conta de serviço Run As

Se você determinou que o seu plano de implantação requer atualizar a conta de serviço Run As com uma conta de domínio, insira essa conta no campo Conta de usuário.

Importante: inclua o nome de domínio com o nome de usuário, por exemplo, example\tableaurunas.

Insira a senha que você criou para essa conta.

Definir a porta

Se o número da porta exibido na seção Gateway indicar 80, está tudo certo.

Se o número da porta não for 80 (for, por exemplo, 8000), você precisará descobrir qual o aplicativo no computador do servidor já está na porta HTTP 80. (Conforme mencionado antes, se a porta 80 estiver indisponível, o motivo frequente é que o Microsoft IIS está sendo executado no computador do servidor.)

Se não tiver certeza do que fazer aqui, peça ajuda a um especialista de TI.

Se precisar ter outros aplicativos no servidor com o padrão de uso na porta 80, recomendamos que redefina-os para usarem outras portas, a fim de que o Tableau Server possa usar a porta 80.

Continuar a configuração

Para continuar a configuração, clique em Inicializar.

O Tableau Server salvará as alterações na configuração e inicializará. Isso pode demorar um pouco.

Ao final do processo, a seguinte página será exibida:

Clique em Continuar para iniciar a etapa final da configuração.

Etapa 5: criar um usuário administrador do Tableau Server

A etapa final é adicionar um usuário administrador para o Tableau Server. Após toda a configuração ser definida, o Tableau inicia o seu navegador e exibe uma página na qual você define o usuário administrador para o Tableau Server.

O administrador do Tableau Server é um usuário do Tableau Server que pode gerenciar todos os aspectos do Tableau, incluindo o gerenciamento de sites, usuários, grupos, além de alterar as configurações do servidor.

  • Se o Active Directory for usado para autenticação, então a conta especificada aqui deverá ser um usuário no diretório.

  • Por outro lado, se o Tableau Server for executado com autenticação local, o nome de usuário e a senha especificados aqui serão usados para criar a conta administrativa. Digite uma senha forte para essa conta.

Use essa conta para acessar as páginas da Web de administração do Tableau Server. Consulte Fazer logon nas páginas de administração do Tableau Server(O link abre em nova janela).

Mantenha o nome de usuário e a senha do administrador em um local seguro! Primeiro, o usuário administrador no Tableau Server tem o controle total sobre o servidor, então certifique-se de que as credenciais sejam mantidas em segredo. Segundo, você precisa dessas credenciais para criar usuários adicionais no servidor e esse usuário é o seu ponto de entrada ao servidor, caso algo aconteça.

Você pode adicionar ou alterar as contas de administrador de servidor a qualquer momento. Abordaremos isso posteriormente no capítulo Criação de usuários.

Espere... existem duas ferramentas de administração diferentes?

A rigor, não; existem cinco caminhos diferentes para a administração do Tableau Server. A tabela aqui deve esclarecer. (As duas primeiras ferramentas devem ser tudo o que você precisa.)

Ferramenta de administração usada para... É necessária uma conta? Como faço para acessá-la?
Páginas de administração do Tableau Server Tarefas específicas do Tableau relacionadas a conteúdo. Criação e gerenciamento: usuários, grupos, projetos, sites, permissões, etc.

Use a conta que você acabou de criar na última etapa acima.

Consulte Fazer logon nas páginas de administração do Tableau Server(O link abre em nova janela).

Interface do usuário na Web do TSM

Essa é a ferramenta usada para definir e configurar o Tableau Server. Os tipos de configurações que você faz com o TSM estão relacionados às configurações do servidor. Por exemplo, se decidir habilitar o SAML ou configurar mais processos para os componentes do Tableau Server, você usará a interface do usuário na Web do TSM.

Se você estiver familiarizado com as versões mais antigas do Tableau Server, pense na interface na Web do TSM como uma substituta do utilitário de configuração do Tableau Server.

Qualquer conta com direitos administrativos no computador local em que o Tableau Server está em execução poderá acessar a interface do usuário na Web do TSM.

Consulte Fazer logon na interface do usuário na Web do Tableau Services Manager(O link abre em nova janela).

Command Line Interface (Interface de linha de comando, CLI) do TSM

Essa é uma versão do shell da interface do usuário na Web do TSM. Se você se sentir à vontade com o uso da linha de comando, essa é a ferramenta certa para você. A CLI do TSM tem acesso a todos os componentes configuráveis do Tableau Services Manager, enquanto a interface do usuário na Web do TSM é um subconjunto.

Se você for usuário da CLI e estiver familiarizado com versões mais antigas do Tableau Server, pense na CLI do TSM como uma substituta da ferramenta tabadmin cli.

Qualquer conta com direitos administrativos no computador local em que o Tableau Server está em execução poderá acessar a CLI do TSM.

Consulte referência da linha de comando do tsm(O link abre em nova janela).

tabcmd É possível usar o utilitário de linha de comando tabcmd para automatizar tarefas de administração no seu site do Tableau Server. Por exemplo, criar ou excluir usuários, projetos e grupos.

Use para tabcmd a mesma conta que você usa para o Tableau Server. Usando esta conta, você terá as mesmas permissões para sites e conteúdo que quando você faz logon no Tableau.

Consulte tabcmd(O link abre em nova janela).

APIs e ferramentas de desenvolvedor

Há uma API REST, uma API de extração, um conector de dados da Web, ferramentas e exemplos no GitHub. Essas ferramentas e APIs representam um enorme potencial para automatizar, estender, personalizar e otimizar o Tableau Server para os verdadeiros maníacos por dados em sua organização.

Os requisitos de conta dependem do que você está criando.

Comece por aqui: Ferramentas de desenvolvedores do Tableau(O link abre em nova janela).

O seu servidor está instalado!

Após criar o usuário administrador, você entra como o administrador do Tableau Server usando a interface da Web. Clique na interface de usuário para ter uma noção do que pode fazer. Alternativamente, tente publicar uma pasta de trabalho(O link abre em nova janela) do Tableau Desktop no servidor.

Mas antes de implementar o Tableau Server para todos os colegas, é importante realizar mais algumas etapas. Primeiro: faça o backup do seu servidor. Mesmo que você não tenha usuários ou dados no seu Tableau Server, deve fazer um backup rápido. Nosso backup é rápido e simples. O próximo capítulo, Fazer backup do Tableau Server, fornece as etapas essenciais.

Após o backup do servidor, você provavelmente desejará proteger o acesso ao seu servidor configurando o SSL e (como opção) oferecer o acesso seguro de clientes da Internet.

Depois, descreveremos como adicionar os usuários, criar os grupos e configurar os projetos para que as pessoas corretas tenham acesso ao conteúdo correto.

Continue em Fazer backup do Tableau Server.

Agradecemos seu feedback!