Por que usar Análises visuais?
Este conteúdo faz parte do Tableau Blueprint, uma estrutura de maturidade que permite ampliar e melhorar a forma como sua organização usa dados para gerar impacto. Para começar sua jornada, faça nossa avaliação(O link abre em nova janela).
A análise visual é uma maneira de explorar e entender dados. Ele sustenta e acelera o processo de análise em si. Você pode fazer uma pergunta, obter a resposta e fazer perguntas de acompanhamento: tudo dentro de uma interface visual. Uma história se desenrola de um resumo visual para outro. Posteriormente, você pode revisitar etapas a história para repensar, explorar mais a fundo e compartilhar. Em suma, a análise visual permite que você siga a direção apontada pelo seu raciocínio enquanto visualiza os dados e interage diretamente com eles.
Atributos pré-atencionais
A análise visual usa os atributos pré-atencionais para conduzir você pelo caminho mais eficaz. Os atributos pré-atencionais são informações que podemos entender visualmente de forma quase imediata, antes mesmo de essas informações serem processadas pelo nosso cérebro. Confira abaixo os atributos pré-atencionais.
Atributos pré-atencionais
São geralmente a melhor maneira de apresentar os dados, pois tratam-se de padrões que conseguimos identificar sem pensar ou processar. Na verdade, esses atributos evoluíram nos seres humanos como formas de avaliar rapidamente uma situação, identificar padrões e decidir de vale a pena ou não reagir. Ao criar visualizações no Tableau, os criadores de conteúdo codificam visualmente os dados para revelar novas informações.
Entendendo a codificação visual
À medida que você implanta o Tableau amplamente em toda a organização, algumas pessoas perceberão o valor imediato da análise visual, enquanto outras poderão continuar apegadas a planilhas ou relatórios tradicionais em um formato tabular. Você provavelmente precisará comunicar o valor da análise visual e ajudar essas pessoas a ver os dados de maneira diferente, mostrando o que é possível quando os dados são codificados visualmente: ou seja, usando cores, formas e tamanhos.
As etapas abaixo servem para deixar as visualizações de dados com um aspecto mais familiar se você as estiver criando para outras pessoas. Primeiro, comece com um formato tabular clássico. Confirma abaixo um exemplo de como vendas e lucros podem ser visualizados em uma tabela de texto. Para encontrar os valores mais altos e mais baixos, é preciso verificar todas as linhas e colunas da tabela.
Dados tabulares, sem formatação
Adicionar cor a números negativos e formatá-los com parênteses faz com que eles se destaquem, mas somente se você estiver procurando por números negativos. Para todo o resto, é preciso verificar a tabela inteira para comparar valores.
Dados tabulares com cor para valores negativos
Em seguida, como um formato intermediário entre uma tabela de texto e uma visualização completa, a cor pode ser aplicada às medidas de vendas e lucros individualmente para mostrar valores altos e baixos, mas ainda exige que o visualizador reconcilie os intervalos de cores entre as duas medidas.
Dados tabulares com vendas e lucratividade por gradientes de cores
Por fim, mostre a visualização completa com vendas codificadas por comprimento e lucro codificado por cores. O visualizador pode identificar imediatamente as vendas mais altas e o lucro mais baixo.
Dados visuais com vendas por comprimento de barra, lucratividade por cor
Usando essa abordagem, você poderá apresentar e explicar as vantagens da análise visual para os usuários do Tableau da sua organização. Você deve gravar seu próprio vídeo de introdução e publicá-lo na intranet de capacitação.