Teste de carga
Este conteúdo faz parte do Tableau Blueprint, uma estrutura de maturidade que permite ampliar e melhorar a forma como sua organização usa dados para gerar impacto. Para começar sua jornada, faça nossa avaliação(O link abre em nova janela).
Observação: este tópico se aplica somente ao Tableau Server.
Testes de carga ajudam você a entender a capacidade do seu Tableau Server com relação ao seu ambiente específico, seus dados, sua carga de trabalho e seu perfil de uso. Como dados, carga de trabalho e uso mudam à medida que o novo conteúdo é criado, novos usuários são integrados e o uso das análises aumenta, o teste de carga deve ser realizado duas a quatro vezes por ano em conjunto com atualizações e a escalabilidade vertical e horizontal do servidor.
Criado pela Tableau, o TabJolt é um utilitário de teste de desempenho e carga com funcionalidade “apontar e executar”, desenvolvido especificamente para o Tableau Server. Isso ajuda a entender como o Tableau Server é escalonado com o aumento das cargas de trabalho, revelando suas necessidades de capacidade. O TabJolt automatiza as cargas especificadas pelo usuário por qualquer duração, eliminando a necessidade de desenvolvimento e manutenção de scripts, o que geralmente é necessário em outras soluções de teste de carga. Com o aumento da carga de usuários, o Tableau Server é escalonado quase linearmente em relação à carga, adicionando mais nós ao cluster para Windows e Linux.
Confira abaixo uma lista das práticas recomendadas para testes: de carga
- O teste de carga deve ser realizado com o TabJolt em um ambiente de teste idêntico com o conteúdo restaurado do ambiente de produção. Isso se aplica tanto à topologia de hardware e do Tableau Server, como também ao volume de dados.
- Selecione conteúdo representativo das suas pastas de trabalho mais visualizadas. Muitas vezes, a causa problemas de escalabilidade e desempenho pode ser pastas de trabalho que não foram criadas com as práticas recomendadas em mente. Se um teste com um único usuário em sua pasta de trabalho revelar um tempo de resposta muito lento, a pasta de trabalho deve ser otimizada antes de você iniciar um projeto de teste de carga.
- Durante o teste, aumente a carga de trabalho para 75-85% de utilização da CPU e estipule < 2% de taxa de erro.
- Comece com a configuração de processos padrão determinada pelo instalador que reconhece a arquitetura do Tableau Server e faça a escalabilidade vertical ou horizontal conforme necessário quando o limite for atingido e mantido.
- Na maioria dos casos, o aumento da contagem de processos acima dos padrões não melhora o desempenho, a menos que recursos de hardware suficientes estejam disponíveis.
- É sempre bom conhecer o ponto de ruptura do servidor com base na quantidade de usuários/solicitações, bem como o volume de dados que ele consegue processar.
Desenvolvendo um plano de teste:
- Escolha pastas de trabalho representativas.
- Modele o uso esperado.
- Considere o pico de uso.
- Execute por no mínimo dez minutos.
- Inclua tempo de processamento.
- Interrompa outros trabalhos no servidor.